É uma situação passageira, em um momento da vida da criança.
Quando o professor detecta que um aluno não consegue assimilar determinado conteúdo, é importante que desenvolva estratégias variadas, colocando o assunto de diferentes maneiras, até que seja possível a superação da dificuldade. O que fica para trás, torna-se cumulativo, transformando-se num obstáculo à aprendizagens posteriores.
O professor deve ter em conta que a aprendizagem se realiza ligada à parte efetiva da criança. Não se pode separar a aprendizagem de afeto. É importante que o professor conheça cada um de seus alunos e esteja atento as dificuldades de cada um, para que essa não se transformem num problema.
Para evitar o surgimento de dificuldades, deve-se tomar cuidado em respeitar o nível cognitivo da criança. Estas, entre os 7 e 11 – 12 anos de idade está numa fase de intensa atividade intelectual, mas necessita para sua aprendizagem, ter sempre presente a situação concreta. Ela não consegue compreender assuntos abstratos. Isto significa que não se pode transmitir conteúdos à criança simplesmente.
|