A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA É IMPORTANTE NA ESCOLA?
Há muito tempo que a contação de histórias existe no mundo das escolas. Contar história é uma arte milenar presente em diversas culturas é muito importante para a construção de identidade social.
A contação de história é um grande utensílio para acordar o senso crítico e reflexivo não só das crianças, mas de todos os ouvintes, podendo um mesmo texto ser interpretado de diversas maneiras. Podemos dizer que a contação de histórias em sala de aula é divertir, estimulando a imaginação dos alunos e é claro despertar o interesse pela leitura, pois narrar uma história será sempre um exercício de renovação de vida, um ponto de partida para ensinar os conteúdos programáticos ou até mesmo entender o que se passa com os alunos no campo pessoal.
O objetivo deste trabalho é analisar a importância da contação de história na educação infantil, enfatizando a contribuição para os aspectos social, cognitivo, como também reforçando as intenções educativas e de aprendizagem da criança e identificar as práticas utilizadas no trabalho docente para a contação de histórias na educação infantil, já que a mesma se tornou tão presente no mundo cotidiano das crianças em diferentes partes do mundo.
A contação de histórias atenta nas crianças o desenvolvimento de operações mentais auxiliares na construção dos significados das palavras ouvidas, de forma que incorporadas ao contexto da história, possam, além de enriquecer o seu vocabulário, auxiliar no desenvolvimento da leitura e da escrita.
A contação de história se caracteriza como um instrumento importante para que o professor possa propiciar momentos reais de atividades em sala de aula, gerando motivação e necessidade de ler nas crianças, desde muito pequenas.
A contação de história atua na formação da criança em várias áreas, contribui no desenvolvimento intelectual despertando assim o interesse pela leitura e instigando a imaginação por meio da construção de imagens no mundo da realidade e ficção, atuando também no desenvolvimento comunicativo logo, que a sua provocação da oralidade leva o aluno a dialogar com seus colegas, desenvolvendo, além disso, a interação sociocultural da criança ao proporcionar essas interações entre os alunos e criação de laços sociais e formação de gosto pela literatura e artes.
A necessidade de implementar práticas pedagógicas prazerosas e regulares, como contar e ler textos dos contos de fadas, para garantir uma relação escolar bem- sucedida, visto que a leitura é ferramenta instrumental na cultura brasileira.
Ter contato com a literatura infantil especificamente com a contação de história as crianças se familiarizam com a forma linguística mais elaborada, pois, essa relação com a linguagem deve ser uma meta pedagógica maior principalmente na educação infantil.
As crianças sempre que interagem revelam as suas emoções, o entusiasmo pela história e demonstração de afeto entre si.
Enfatizamos a importância da contação de história na educação infantil, como também sua contribuição para os aspectos social, cognitivo, reforçando as intenções educativas e de aprendizagem da criança. Ouvir e contar histórias é uma atividade que dentre outras, pode desenvolver o emocional da criança, ajudá-la a se organizar e socializar além de auxiliá-la no processo de alfabetização. Assim a contação de história é considerada um instrumento pedagógico prazeroso e de grande auxílio no processo de construção da aprendizagem da criança.
ELIANE DOS REIS DE MORAIS
JACIRA JUSTINA BRAMBATTI
|