Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Minha adolescência
recordar é viver
Jaeder Wiler

Resumo:
Em um cenário de uma pequena cidade do interior
as peripécias de adolescentes..

Minha adolescência
Passei parte da minha adolescência em uma cidadela, com poucos habitantes, e tão pequena que só possuía duas ruas, uma passava pela lateral do cemitério, e a outra acompanhava o rio que cortava o vilarejo pelo meio, onde se erguia a Igreja, local de reunião dos habitantes aos domingos e feriados, vindos dos sítios da região, alguns pertos, outros mais distantes, do centro do município. Só havia uma linha de ónibus que oferecia seus serviços duas vezes ao dia, uma velha jardineira que fazia o trajeto ligando o município a capital. Lá, havia pouquíssimos carros que disputavam o direito de ir e vir com cavalos e bois, transportes mais usados, pela pequena população.
No fim da rua principal havia um grupo escolar, rodeado por algumas árvores de mangueiras, que funcionava em três períodos, manhã, tarde e noite.
O período noturno era destinado aos adultos, que vinham das roças da região, ávidos por aprender a ler e escrever.
No recreio dos períodos diurnos, as crianças, e jovens adolescente brincavam de jogar bolinha de gude, rodar pião, bafo (com figurinhas de jogadores de futebol), e as meninas, jogavam peteca, queimada, ou pulavam amarelinha.
O pátio era em chão de terra, assim como as ruas da cidade, não havia asfalto por lá.

Tantos as meninas, como os meninos as vezes arranjavam uma briga, a diferença é que os meninos resolviam no soco, e pontapés, e pouco choravam, enquanto as meninas puxavam os cabelos uma das outras, e salvo algumas exceções, armavam uma choradeira danada.
Eu perdi a conta de quantas vezes fui para na diretoria, algumas vezes sem culpa, mas, mesmo sabendo quem foi o autor delito, não podia indicar o culpado, entregar o outro naquela época estava fora de cogitação, diminuiria o meu prestígio; nós, os mais velhos éramos terríveis.
Depois das aulas os meninos se reuniam na beira do rio, onde havia um campinho de futebol, gramado, para jogar bola e depois no final das partidas, bem suados, íamos dar uns mergulhos. Os mais velhos faziam brincadeiras perigosas com os menores, jogando-os no rio, independente se sabiam nadar ou não, quem fosse jogado tinha que se virar, aprender a nadar na marra. Nada abalava nosso humor, éramos felizes, e muito...
Namoro naquela época, se existia, eram discretos e platônicos, entre os meninos e meninas da turma, pegar na mão ou um selinho (leve beijo de boca fechada) era a glória.
Infelizmente, me juntei com a turma do fundão da escola, os meninos mais adultos, e um dia tiveram a “brilhante ideia” de desligar a luz da escola no período noturno, cortamos os fios, foi um alvoroço. Fomos descobertos, e convidados a nos retirar da escola. Minha avó, muito triste, me trouxe para a capital, ela sabia que eu não poderia ficar sem estudar, e lá eu não tinha mais nenhuma chance, só havia uma escola, e a diretora não ia voltar atrás.
Senti o impacto da mudança, a capital era fria e nada hospitaleira, mas pra frente é que se anda, disse minha avó, e as lembranças daquela época me fortalecem até hoje, no enfrentamento dos desafios que a vida nos propõe.
jaeder wiler



Biografia:
Nascido em Mantena, MG, escrevo por que gosto, sem nenhuma pretensão, apenas escrevo...contato jaederwiler@gmail.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Falta de caráter- reedição Jaeder Wiler
Crônicas Analfabetismo funcional Jaeder Wiler
Contos Mistério na praia. Jaeder Wiler
Crônicas Minha adolescência Jaeder Wiler
Poesias Doce vida Jaeder Wiler
Crônicas Coração petrificado Jaeder Wiler
Poesias Moça bonita Jaeder Wiler
Crônicas Dona cegonha, por favor! Jaeder Wiler
Poesias Marias que iluminam as noites Jaeder Wiler
Crônicas Andarilho Jaeder Wiler

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 44.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57901 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56728 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última