https://drive.google.com/file/d/0B5ZiXvsuhQmNYlRTbkwwWEtaUEk/view?usp=sharing
CLG 2016 – Perguntas I
1º semestre
Kadu
Debates: 25-3
1- Na correlação de ciência e sociedade, discuta sobre a alteração epistemológica que as propostas saussurianas inauguram.
2- Sobre o modelo comunicacional desenvolvido em Jakobson (emissor, mensagem, receptor, código, canal e referente) reflita sobre linguagem e comunicação.
3-
É fácil entendermos que pouco importa se, no xadrez, as peças são de madeira, ferro, marfim ou de outro material qualquer. A possibilidade de darmos andamento ao jogo depende exclusivamente de nossa compreensão de como as peças se relacionam entre si, das regras que as governam, da função estabelecida para cada uma delas e em relação às demais.
Se substituirmos o material das peças, isso em nada afetará o sistema, já que o valor de cada peça depende unicamente das relações, das oposições, entre as unidades. Podemos, por exemplo, utilizar uma simples tampinha de garrafa como se ela valesse a torre de nosso jogo. Para isso, é necessário tão somente que o valor atribuído a essa tampinha não seja correspondente ao valor do peão, do bispo, da rainha ou de qualquer outra unidade do sistema de jogo do xadrez. Em relação e em oposição a todas as outras unidades, nossa tampinha precisará valer uma torre.
COSTA, Marcos Antonio. In: M MARTELOTTA, Mário Eduardo [et al.] (org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008. p. 114
a) Explique o parâmetro de objetividade que o estruturalismo saussuriano instaura em sua metodologia;
b) Defina sistema no modelo saussuriano;
c) Discuta os conceitos de oposição e relação no estruturalismo de Saussure;
d) Um enunciado dito por diferentes falantes/sujeitos da língua fará diferença de produção de sentidos?
4- A afirmativa de que "a Linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma", que finaliza o texto do Curso de linguística geral, é fundamental para que possamos compreender os postulados de Saussure. Faça alguns comentários a respeito dessa questão.
5- Libras é a sigla para Língua brasileira de sinais. É um sistema de expressão ligado não ao trato vocálico, mas sim ‘sinais’ que simbolizam gestualmente.
a- Defina linguagem e língua por meio de embasamentos científicos;
b- Discuta sobre a correlação entre língua, símbolo e cultura;
c- Podemos considerar Libras como língua mesmo não havendo sons e escrita? Comente sobre.
6- Observe as frases a seguir e responda às questões:
I. O vereador foi. O prefeito foi. O governador foi. Até o presidente foi.
II. Eu fui. O Joao foi. O Marcos foi. Até a Luana foi.
III. Desde que você chegou, meu mundo mudou.
IV. Desde que você faça o doce, eu levo o CD.
Reflita sobre o uso da marca até em I e II de maneira que contemple a discussão sobre argumentação e gradação. Em III e IV analise como mesmas formas estruturais podem representar funcionalidades diferentes na língua.
7- Pense sobre possibilidades de produção de sentidos nas seguintes frases. Comente sobre como as marcas linguísticas se estruturam para que tenhamos determinada interpretação.
a- Os estudantes encontraram o caminho fácil.
b- O policial viu o bandido com binóculo.
c- A aliança de Pedro é segura.
d- A foto de Gisele Bündchen é muito estilosa.
8- A partir do texto a seguir, discuta a dicotomia sintagma e paradigma no pensamento saussuriano.
9- Indicação de vídeo:
1.50.50 pra frente.
https://www.youtube.com/watch?v=mTTfdLQLrYM
Analise os pensamentos a seguir:
O homem sempre buscou a verdade. Coincidência do discurso e da realidade.
Traduzir em discurso o mundo.
Esta busca é frustrante. O mundo não se deixa traduzir em palavras.
Como seria o mundo se a cada coisa no mundo nomeássemos um único nome possível?
E se a cada banana déssemos um nome? A língua estupra o mundo.
Reflita sobre:
a- Função comunicativa e singularidade do mundo;
b- Língua e relações filosóficas;
c- Língua e mundo;
d- Língua e verdade.
10- (Prova PPGLLP 2004)
11- (Prova PPGLLP 2014)
|