Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
RESERVA NO INFERNO
Arnaldo Agria Huss

Resumo:
Um alerta: o que desejamos deixar para as futuras gerações num país tomado pela corrupção?

Dante Alighieri – escritor, poeta e político italiano – nasceu em Florença em maio de 1265, tendo falecido em setembro de 1321, na cidade de Ravena.

Sua história é cercada de fatos marcantes como, por exemplo, o injusto exílio a que foi submetido, ocasião em que foi abandonado até por seus próprios parentes. Mesmo assim ainda é considerado o maior pensador de sua época e alcunhado de “o sumo poeta”. O dramaturgo e estadista francês Victor Hugo o considerava um gênio.

Sua obra A Divina Comédia (originalmente somente Comédia) é um poema épico e teológico da literatura italiana e dividido em três partes: inferno, purgatório e paraíso. Não há registro da data exata em que foi escrito, mas estima-se que o Inferno pode ter sido composto entre 1304 e 1307-1308, o Purgatório de 1307-1308 a 1313-1314 e o Paraíso de 1313-1314 a 1321, ano em que Dante faleceu.

O poema – talvez o maior do Ocidente – relata uma viagem onde se sucedem diversos acontecimentos, estando sua força na riqueza das alegorias.

Desnecessário alongar-me no detalhamento da obra-prima de Dante, haja vista existir na internet tudo (ou quase tudo) o que se deseja saber sobre A Divina Comédia.

Em maio de 2013 foi lançado o livro “Inferno” do autor norte-americano Dan Brown (Código Da Vinci, Anjos e Demônios). É ambientado na Itália e em um dos centros da história mais duradoura e misteriosa: a obra literária Inferno, de Dante Alighieri. O livro reavivou o interesse sobre a obra-prima de Dante e é uma história envolvente e muito bem construída pelo autor.

Achei por bem incluir esta breve introdução para referir-me a uma das mais famosas frases contidas no poema, considerando a época de crise moral que se instalou neste país, com tantas falcatruas acontecendo em todas as esferas – municipal, estadual e federal – sem que satisfações adequadas sejam dadas à sociedade, principalmente pela nossa “Justiça”, uma serviçal do governo federal. A corrupção atinge até a área da saúde, algo que deveria ser impensável. E nem vou falar da destruição e dos furtos na Petrobrás. O país está podre, de norte a sul, de leste a oeste. E o que mais ouvimos são mentiras deslavadas, principalmente daqueles que deveriam nos representar, pois nós os colocamos lá. Eles, os políticos sujos.

A frase do poema de Dante é esta: “Os lugares mais sombrios do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral”.

No mínimo, para refletirmos sobre nossas posturas e o que desejamos deixar para as próximas gerações.

******


Biografia:
Se as pessoas conhecem os meus textos, isso é o suficiente. Eles dizem tudo o que eu tenho a dizer, mesmo que as situações descritas não tenham acontecido diretamente comigo.
Número de vezes que este texto foi lido: 59462


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas OS SONHOS, A REALIDADE E A VIDA Arnaldo Agria Huss
Crônicas ESCOLHAS Arnaldo Agria Huss
Poesias UMA CASA Arnaldo Agria Huss
Crônicas MOMENTOS SEMPRE DIFÍCEIS Arnaldo Agria Huss
Crônicas RESERVA NO INFERNO Arnaldo Agria Huss
Crônicas A DOR DA VELHICE Arnaldo Agria Huss
Crônicas A SALA DE JANTAR Arnaldo Agria Huss
Artigos O FURINHO DA CANETA BIC Arnaldo Agria Huss
Crônicas VALORIZE-SE Arnaldo Agria Huss
Crônicas O ENTERRO E O CAMINHÃO DE MUDANÇA Arnaldo Agria Huss

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 53.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62447 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 62105 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61672 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61578 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61540 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61029 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60398 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60366 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60295 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60227 Visitas

Páginas: Próxima Última