Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Egoísmo Social Brasileiro
Ausência de Solidariedade Nacional
Fabiano Jesus Freitas

Resumo:
Reflexão sobre a falta de união dos brasileiros, que em um momento de crise como os que estamos passando nos últimos dias, se aproveitam para ganhar dinheiro ás custas dos outros, observamos em determinados comportamentos imperar o individualismo em detrimento do bem estar coletivo.

O Brasil vivencia nesta ultima semana um caos social, o protesto dos caminhoneiros iniciado no dia 20 de maio, reivindicando diminuição no preço dos combustíveis, retirada de impostos que compõe o preço final do combustível, melhorias no valor do frente dentre outras reivindicações, tem gerado crises de distribuição em diversos setores da economia. A Interrupção no fornecimento nos Postos de Combustíveis para abastecimento dos veículos particulares, dos transportes públicos e da frota de veículos de órgãos públicos da saúde e segurança, impossibilidade de locomoção principalmente ao trabalho e escola para quem utiliza o transporte público, interrupção quase que total na entrega de mercadorias do gênero alimentício e de bens de primeira necessidade nos pontos de venda, tais como alimentos, medicamentos em farmácias e hospitais, deixou o país paralisado.

Nesse momento, com a necessidade de consumo racionada em função da falta de produtos para compra em função da mencionada crise de abastecimento, em especial de combustíveis e alimentos, ocasionada por uma greve de uma classe importante de trabalhadores, os caminhoneiros, mas que pode vir a produzir efeitos positivos para todo um país em um segundo momento, a solidariedade entre cidadãos deveria se fazer presente.

No entanto o que se observa, em postos que ainda possuem um pouco de combustível em seu estoque, em supermercados e hipermercados, nos mercadinhos de bairro, no comercio de modo geral, é o sobre preço de mercadorias importantes. Postos de combustíveis que vendiam gasolina a R$ 4,09, na crise, vendendo combustível a R$ 9,00, batata que antes era vendida a R$ 5,00 o kg hoje R$ 10,00 o kg, dentre outros alimentos, utilizando como justificativa a lei da oferta e demanda.

Diante de um cenário pré Dantesco como o que estamos vivenciando, vemos a palavra egoísmo ser aplicada tal qual o seu significado literal no dicionário, amor exagerado aos próprios interesses a despeito dos de outrem.

     Arthur Schopenhauer, já escrevera em sua obra A Arte de Insultar, publicada em 1860, século XIX, após a sua morte, dentre outras coisas que “O motor principal e fundamental no homem, bem como nos animais, é o egoísmo, ou seja, o impulso à existência e ao bem-estar. [...] Na verdade, tanto nos animais quanto nos seres humanos, o egoísmo chega a ser idêntico, pois em ambos une-se perfeitamente ao seu âmago e à sua essência”.

“Desse modo, todas as acções dos homens e dos animais surgem, em regra, do egoísmo, e a ele também se atribui sempre a tentativa de explicar uma determinada acção”, estamos comprovando essa teoria em 2018, século XXI.

     A evolução humana no que se refere as relações sociais parece ter estacionado, ou, caminha a passos bem lentos, que esses eventos possam servir como mais uma experiência evolutiva, que possamos utilizar nossa razão em detrimento de nossos desejos egoístas e assim transformar o Brasil em um país mais solidário e melhor para se viver.



Biografia:
Formado em Logistica pela Universidade UNICESUMAR, graduando em Sociologia pela UNIP - Universidade Paulista, aluno especial UNICAMP em Antropologia.
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Debates Facebookianos Fabiano Jesus Freitas
Artigos O Egoísmo Social Brasileiro Fabiano Jesus Freitas


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68976 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56718 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55051 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54972 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54850 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54843 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54746 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54713 Visitas

Páginas: Próxima Última