Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Qual seria o acontecimento mais importante da semana?
Gilson Borges Corrêa

Resumo:
Nem sempre as grandes realizações são as mais importantes para a nossa vida, o nosso estar no mundo.

Qual seria o acontecimento mais importante da semana?
Qual seria o acontecimento mais importante da semana? Talvez escolhêssemos no campo político, na economia, ou na área das ciências, da cultura ou mesmo nos assuntos cotidianos, mais banais. Acho mesmo que aí está a resposta a nossa pergunta. Os assuntos banais, corriqueiros, comezinhos, que fazem parte de nossa vida cotidiana, sem grandes brilhos, oscilar das bolsas ou vultosos negócios. É ali, na nossa rotina que acontecem os grandes temas, as grandes manifestações de sentimentos, de sensações, de usufruir o que chamamos vida, existência, o estar no mundo. E estar é muito mais do que apenas viver, sobreviver, mastigar o dia pelas pontas, levando em conta as tarefas de roldão, sem pensar nelas, sem refletir os próprios comandos ou atividades. Faz-se tudo burocrático, organizado, produzindo caminhos iguais, onde trilhemos com segurança e precisão. Sentimos então o tempo passar rapidamente, porque nos acomodamos nos grandes acontecimentos, nos detemos nas grandes realizações e estas não ocorrem todo o dia, ou para todos. Até mesmo, as chamadas celebridades inventam fatos extravagantes para sobreviverem, para continuarem “celebridades”. É preciso, então, vivenciar as pequenas coisas, maturar o que está ao nosso encalço, sem muita preocupação com o produzir intermitente. Quem sabe observar mais, falar menos, ver no outro e ver em nós mesmo muito mais do que a nossa capacidade visual nos permite. Outras possibilidades, outros objetivos. Ver além. Ver a beleza das coisas nos detalhes, nos meandros, nos desenhos das figuras que se formam, nas pessoas, nas plantas, nos céus riscados de vermelho ou nos pingos de chuva e frio que nos oprimem. Ver além. Ver apenas com os olhos mais puros do espírito. Parar para ver. Vasculhar menos as páginas policiais e ter mais afã nas páginas de cultura ou de diversão. Ter um olhar enviesado, obliquo, quase dissimulado para as coisas que não aproveitam o nosso espírito. Procurar trajetórias não tão retilíneas, não tão planas, tão diretas, tão cercadas de cuidados. Negligenciar um pouco nos caminhos, para ver o que nossos olhos esquecem, olhando para dentro, centrados em contas, compromissos, assuntos banais. Mas vê-los com um olhar mais atento, sem medo, procurando não concentrar nossas energias apenas neles, mas alargar horizontes, encontrar os meios de erigir outras raízes, colher outras frutas, ouvir outros falares, outros tons, outros matizes. Viver assim, sem compromisso, a não ser com as coisas pequenas, mas que nos dizem muito. Vez que outra, pesquisar as demais, sem renunciar a realidade, mas principalmente concentrarmos nossas energias nos pequenos prazeres, para não perturbar a alma e saber assim, entender o mundo. Viver desta forma, o tempo não passará tão depressa, porque passaremos a ter mais contato conosco, usufruindo o que trazemos de dentro e não enchendo-nos de conceitos e imagens e argumentos de fora.


Biografia:
Bibliotecário e escritor. Literatura é respirar com sofreguidão a vida, nutrindo-a de sentido.
Número de vezes que este texto foi lido: 52852


Outros títulos do mesmo autor

Contos A MÃO QUE CONDUZ A VIDA Gilson Borges Corrêa
Crônicas Qual seria o acontecimento mais importante da semana? Gilson Borges Corrêa
Crônicas Meu avô Gilson Borges Corrêa
Artigos O filme francês “Mon Oncle” Gilson Borges Corrêa
Crônicas MEU COMPANHEIRO Gilson Borges Corrêa
Crônicas PRESO NA IGREJA Gilson Borges Corrêa
Crônicas A VINGANÇA Gilson Borges Corrêa

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 51 até 57 de um total de 57.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 683 - Anderson C. D. de Oliveira 52807 Visitas
frase 827 - Anderson C. D. de Oliveira 52807 Visitas
frase 828 - Anderson C. D. de Oliveira 52807 Visitas
CANÇÃO DO BEIJO - Alexsandre Soares de Lima 52807 Visitas
A REGRA DA VIDA - Alexsandre Soares de Lima 52807 Visitas
frase 1006 - Anderson C. D. de Oliveira 52807 Visitas
Der - Anderson C. D. de Oliveira 52807 Visitas
APAGADA NO AMOR E APEGADA À DOR - Alexsandre Soares de Lima 52807 Visitas
frase 1054 - Anderson C. D. de Oliveira 52807 Visitas
frase 1003 - Anderson C. D. de Oliveira 52807 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última