“Todos os brinquedos-/ Alados ou não-/ Tem lá seus segredos.//
Todos os anjos/ -À toa ou não -/ São gente boa.// Todos os pestinhas/
em curto-circuito-/Tem pavio curto.// A todos os palhaços/ Aquele abraço!/
Todos os pronomes/ os milhões de nomes// Perdem a fome/
No parque de diversões.” (A.Zarfeg)
O poeta abre frestas no emaranhado cotidiano, para a realidade, ao abordar o tema de forma poética e lúdica, trazendo a lembrança e a saudades dos tempos das brincadeiras ao ar livre, e nos leva a acreditar na inventividade enquanto criança.
Programas ao ar livre são garantia de diversão. As crianças no parque têm a desafiadora e deliciosa tarefa de escolher os brinquedos, onde poderá controlar os movimentos do corpo, como descoberta.
Com o olhar tece a magia do parque de diversões, onde elas se divertem na descoberta das diferenças e semelhanças entre si, fazendo-se presentes nas fantasias, nos sonhos e nas surpresas que atingem seus corações.
Pensar em parque de diversões é lembrar a alegria do contato entre crianças de várias faixas etárias e culturas expressadas de diversas formas, permitindo inúmeras descobertas. Entretidas com os brinquedos e jogos, o desafio é demonstrar habilidade, reflexo e atenção.
Acima de tudo, as crianças precisam exercer-se livremente porque qualquer forma de expressão de seu mundo interior é revelada nas brincadeiras. Os brinquedos nos parques desenvolvem o raciocínio sobre o uso do espaço. Ainda, atiçam suas curiosidades ao caminharem pelo parque, explorando o espaço, juntando interatividade e entretenimento.
O poeta A. Zarfeg considera as atividades das crianças como descobertas ou como elas descobrem nas diferenças o seu real valor e, ainda, como pautam a diversidade e a riqueza na busca da alegria. Além disso, é uma grande oportunidade para interagir com a família, os amigos e a natureza. E de passar momentos que certamente farão parte das boas lembranças e ficarão guardadas para sempre.
Um parque de diversões exige a presença das crianças, visto que elas completam aquele mundo encantado através de formas artísticas. Levá-las ao parque é promover o encontro entre as crianças e colocá-las em contato com a diversidade cultural brasileira.
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Biografia: Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e
A Linguagem da Diferença. |