Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Educação e transformação
Ivone Boechat

Resumo:
Moral da história: a educação precisa mudar o ritmo e o tom do discurso e ensinar os valores que vão ajudar o homem a se transformar.

Gastam-se verdadeiras fortunas, em nome da educação, só em nome, porque se contabilizá-las mesmo, não chega aquele dinheiro todo ao destino e nem se educa o homem capaz de promover a transformação que a humanidade anseia. Aliás, nem precisa de CPI para saber que a educação está mendigando, com o chapéu na mão. Há um déficit de no mínimo 254 mil professores na rede esfarrapada do sistema. Precisa falar mais o que? O Brasil tem recursos para investir na educação, equiparados aos países de primeiro mundo. Distribuem-se computadores a analfabetos funcionais como se isto fosse inclusão.
    É tão “simples”! Complicam tudo. Jesus deixou a pedagogia da transformação. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...Rm 12:2 Ele não propõe que o mundo seja mudado, sim, diz que é possível transformar-se o homem.
O mundo, cada vez mais perto e visível, fica ao alcance de um mouzer e a bala perdida fica ali. Cadê o educador? A verba acaba, antes de capacitar pessoas para assumir o comando da educação que a sociedade precisa! Os donos da verba preferem propor projetos disse daquilo e daquilo outro que fracassam, porque são feitos por voluntários despreparados.
       Cadê o salário mínimo do professor? Não se implanta e já é até Lei, mas neste País, fazer Lei é muito “simples”. A gente paga horas extras, ela é votada, aprovada, comemorada e enfiada nos gavetões. Socorro!
Se Carlos Drumond de Andrade estivesse aqui, iria, com certeza, reeditar sua poesia na capa da atual política de educação. Na poesia, ele já denunciara que “no meio do caminho tem uma pedra”...

        Diz-se que um certo rei mandou colocar uma enorme pedra no centro de uma estrada bastante movimentada e ficou à distância, observando as reações daqueles que por ali passavam. Ele desejava ver quem tomaria a iniciativa de retirar a pedra, que atrapalhava o livre trânsito.

       Os homens de todas as camadas sociais passaram e todos igualmente se desviavam da pedra, subindo no acostamento. O rei notou que a maioria daqueles que caminhavam, apressados, queixava-se do rei por não se interessar pela conservação da via.

        Finalmente, um pobre lavrador aproximou-se da pedra e, com grande esforço, retirou a pedra do caminho. Acontece que, ao transportar a pedra para fora da estrada, sentiu que pisara em alguma coisa que certamente estaria embaixo dela. Depois de afastá-la do caminho, voltou e viu que no lugar ocupado por ela estava uma carteira. Abrindo-a, encontrou, além de uma respeitável soma de dinheiro, também uma notificação do próprio rei, esclarecendo que aquela importância se destinava a quem demonstrasse respeito, consideração mútua e urbanidade ao retirar da estrada a pedra que mandara colocar de propósito.

Moral da história: O educador sabe o que fazer das pedras. A educação precisa mudar o ritmo e o tom do discurso para garimpar tantas pedras que encontra pelo caminho. E sobre pedras edificar escolas. Afinal de contas:”Tu és Pedro e sobre esta pedra”...
Ivone Boechat


Ivone Boechat


Biografia:
Natural do Estado do Rio; Membro da Academis Munsial de Cultura e Literatura: Membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes de Duque de Caxias-RJ; Autora de 16 livros, Consultora em Educação.
Número de vezes que este texto foi lido: 61766


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Aquela mulher é minha mãe! Ivone Boechat
Poesias As mãos da mulher Ivone Boechat
Poesias As velas do Natal Ivone Boechat
Poesias Que mulher é essa? Ivone Boechat
Poesias Vem Ivone Boechat
Poesias Teu olhar Ivone Boechat
Poesias Ivone Boechat
Poesias Ivone Boechat
Poesias Ivone Boechat
Poesias Ivone Boechat

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 291 até 300 de um total de 301.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
POEMA TRIGONOMÉTRICO PARA BETH BRAIT - Darwin Ferraretto 62059 Visitas
Tudo o que é denso não pode ser tão alto - Flora Fernweh 62057 Visitas
Sua Vida - José Ernesto Kappel 62057 Visitas
Resumo - Hermenêutica Jurídica - Isadora Welzel 62055 Visitas
Você é Tudo - José Ernesto Kappel 62055 Visitas
MASSA & ENERGIA - Ivan de Oliveira Melo 62054 Visitas
Os quatro elementos - Ar - Nelson Maia Schocair 62054 Visitas
Papel de Rabiscar - José Ernesto Kappel 62054 Visitas
Regresso a casa depois da tarde - João Tomaz Parreira 62053 Visitas
Memória e mentira - Flora Fernweh 62053 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última