Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O DESPERTAR DA INTUIÇÃO
Intuição
Ismael Monteiro

Resumo:
O artigo faz uma revisão bibliográfica do despertar da intuição.

O DESPERTAR DA INTUIÇÃO


Esse trabalho foi efetuado conforme as obras “Despertando a Intuição” de Mona Lisa Schulz que nos mostra como descobrir nossa própria intuição e utiliza-la para conquistar uma vida mais equilibrada e saudável e de Penney Peirce, palestrante e pesquisadora da intuição conhecida pela praticidade de sua abordagem.


Desde os tempos antigos, os egípcios, os gregos e outros povos de antigas culturas acreditavam que os deuses os visitavam em sonhos trazendo soluções para os problemas que enfrentavam durante as horas de vigília. Séculos depois, Sigmund Freud declarou que os sonhos surgem de nosso próprio inconsciente e expressam, enquanto dormimos, os desejos que não reconhecemos nem aceitamos quando despertos. Pesquisadores e cientistas, décadas afora, têm postulado que os sonhos constituem um mecanismo de resolução de problemas utilizado pelo cérebro, pois, enquanto dormimos, nossas mentes, por intermédio dos sonhos, experimentam várias soluções para os problemas de nossas vidas.

Isso deixa claro que o indivíduo busca orientações em seu íntimo para as mais diversas questões que o afligem e por ter uma imensa necessidade de clareza. Em outras palavras, o ser humano sente a necessidade de usar a intuição. Mas, o que é a intuição? “A intuição é a essência da vida perdida há muito. Basta pedir, que ela nos dá fluidez e alegria, respostas instantâneas e abundância de conhecimentos. Viver de acordo com a intuição é uma arte que, quando dominada, faz vibrar como nenhuma outra. É uma capacidade real e prática que todos possuímos e podemos desenvolver.” Levando em conta esses aspectos, como despertar a intuição? Como utilizar com confiança essa ferramenta?

Antes de responder a estes questionamentos, é importante pensar que a intuição é um sentido comum a cada um de nós e a todos nós, não se trata de um poder mágico, nem apenas de palpites malucos de algum excêntrico. A informação que nos oferece é de caráter prático, e pode melhorar e enriquecer imensuravelmente nossas vidas.

Geralmente, o despertar da intuição é ativado sempre que a pessoa fica tão absorvida pela concentração que perde a noção de tempo. Sempre que o indivíduo se funde completamente com o que está fazendo a intuição vai às alturas. Existem outras situações que a intuição pode ocorrer, como por exemplo: “por que você resolveu usar amarelo hoje de manhã e depois descobriu que a pessoa com a qual você ia almoçar estava usando a mesma cor? Por que você preferiu o caminho mais bonito para ir para casa e não foi vítima do engavetamento de dez veículos na via expressa? Foi por acaso? Ou foi intuição?

As percepções intuitivas revelam-se mais comumente por três canais:
a)     visão: você já teve visões, num sonho, numa fantasia ou durante uma medição, nas quais recebeu informações sobre sua própria vida ou de seu futuro?
b)     Voz: uma vozinha interior já lhe disse não se envolva com essa pessoa e você se envolveu e tal pessoa acabou lhe roubando seu dinheiro e o carro?
c)     Vibração: você já teve uma sensação de frio ou umidade ao entrar numa casa desconhecida? Certas pessoas deixam você irritado ou extremamente nervoso antes mesmo de dizerem uma palavra?

A quantidade de percepções intuitivas não fica por aí. Há outras situações que precisam ser observadas pelo indivíduo que nada mais são do que mensagens intuitivas. Se tirarmos a mordaça de nossa intuição e aprendermos a ouvir a linguagem de nossos corpos, podemos nos tornar poderosos. Podemos aprender a equilibrar o poder e a vulnerabilidade em todos os aspectos emocionais ou mapear um curso melhor para nossas vidas.

É importante salientar que a intuição ocorre naturalmente quando você está vivendo de forma fluída, longe das preocupações, dos deveres e das opiniões arraigadas. Se conseguir mudar facilmente de direção, ajustar sua velocidade para satisfazer as necessidades do momento, iniciar um movimento e abandonar comportamentos que já não têm mais serventia, a intuição pode tornar-se um fator permanente de sua vida.

Em outras palavras é preciso ouvir a linguagem do corpo. Dentre os mecanismos do corpo, de que maneira as emoções se transformam em sintomas do corpo? Quando estamos sob estresse, ou sentindo certas emoções estressantes, nossos cérebros liberam o hormônio cortisol. Quando se está com frustração e raiva, quem sofre são o fígado e a vesícula. Já os pulmões e o intestino grosso são igualados ao metal e se relacionam com preocupação e pesar. O duodeno e o estômago estão associados à terra e ao hábito de pensar demais, se preocupar demais e ruminar. Os acidentes com crianças e famílias, estão relacionados à impulsividade e rejeição à autoridade. Uma falta de segurança no mundo estão relacionados a um colapso do sistema imunológico. Os problemas da região lombar podem estar relacionados às emoções que envolvem dinheiro e temor da perda de apoio financeiro. As mulheres que mantêm um relacionamento sem cumplicidade e satisfação estão sujeitas a um risco maior de câncer. A hostilidade tem sido relacionada com um aumento do risco de enfarte.

Compreende-se assim, que a linguagem da intuição, isto é, os sinais e sintomas pelos quais seu corpo lhe sinaliza que uma certa emoção precisa receber atenção em sua vida – é como o manual de instruções de um automóvel. A intensidade e clareza com que a intuição fala são muito variáveis. Algumas pessoas recebem-na de modo mais forte ou direto, em razão de sua estrutura mental, física ou emocional.

A TOMADA DE DECISÕES NO PLANO INTUITIVO

Tomar decisões intuitivamente, usando seus sentidos, é algo que pode lhe dar uma noção rápida do que está acontecendo ou do que poderá acontecer.

DECISÕES SENSORIAIS

Pense num problema atual de sua vida e faça uma lista de várias soluções em potencial. Feche os olhos, acalme-se e centre-se. Sinta como é real a sua necessidade de resolver o problema.
1)     Imagine que cada solução potencial é um tipo de comida, e observe o que acontece quando você tenta digerir cada uma delas. Observe o nível de bem-estar de seu corpo e a ressonância natural de cada uma delas. Depois, tome nota de suas descobertas.
2)     Imagine que cada solução em potencial é um tipo de música ou som. Pense nas soluções, em uma de cada vez, e veja como cada uma delas lhe soa. Depois tome nota de suas descobertas.
Outra técnica consiste na utilização de um símbolo de verdade pessoal. Com a prática, você aprende a testar muito rapidamente a verdade com seu símbolo em meio a reuniões de negócios, na quitando ou no telefone. Eu utilizo muito um dicionário de símbolos, que me revelam o que quero perceber. Ex.> se sonho com um guardanapo tem uma significação, um candelabro, outra, uma maçã outra.

Outra técnica:
Pense num problema que você está tendo agora, e depois, em várias soluções possíveis, feche os olhos, acalme-se, e centre-se. Sinta como é real a sua necessidade de resolver o problema. Pense na primeira solução. Visualize-a ou sinta-a. Imagine que você está vivendo essa solução. Entre no filme e observe como seu corpo sente a situação. Você percebe tensão em algum ponto? Sente expansão?
Em seguida, projete essa situação no futuro, seis meses depois. Observe as primeiras reações de seu corpo. Como essa opção lhe parece agora? Tem alguma sensação de que as coisas mudaram? É saudável para você?
Depois, projete essa situação num futuro mais distante, daqui a um ano. Observe as primeiras reações de seu corpo. Como essa opção lhe parece agora? Tem alguma sensação de que as coisas mudaram? É saudável para você? Há tensão em alguma parte de seu corpo:
Limpe o espaço à sua frente, fique neutro de novo e pense no segundo curso de ação possível. Repita os mesmos passos. Continue a sentir que esgotou suas opções atuais. Não se esqueça de experimentar o caminho igualmente possível de não fazer nada.

Um médico americano disse que esse exercício o ajudou muito quando estava pensando em comprar uma casa. Na primeira vez em que se imaginou dono de uma determinada casa, seu corpo teve uma reação boa; parecia uma escolha perfeita. Quando se imaginou na casa seis meses depois, ainda teve uma sensação boa. Mas quando se imaginou na casa um ano depois, levou um choque: sua garganta apertou-se e ele mal conseguia respirar. Sua reação foi tão intensa que ele interrogou ao seu corretor a respeito de possíveis substâncias químicas no imóvel. Foi feita uma pesquisa no terreno e constatou-se que a casa tinha sido construída em cima de um depósito de lixo tóxico, que poderia trazer sérios perigos para os moradores. Constatou-se assim, que a intuição do médico conseguiu realmente salva-lo.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 53084


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69001 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55082 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54898 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54790 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última