O Brincar Heurístico.
O termo “heurístico” deriva do grego “heuriskein”, que significa “descobrir”.
Por isso o brincar heurístico na educação infantil é uma abordagem que valoriza a descoberta, a exploração livre por meio de objetos do cotidiano, e materiais não estruturados, tais como: potes, rolos de papel, garrafas plásticas, blocos de madeira, tecidos, pedras, sementes, galhos, água, areia, entre outros.
A riqueza do brincar heurístico reside na diversidade dos materiais oferecidos.(Podem ter variedade de texturas, tamanhos, formas, cores e pesos).
É importante que os materiais sejam seguros, adequados a idade das crianças.
O brincar heurístico têm como principal objetivo estimular a curiosidade inata das crianças e promover o seu desenvolvimento integral.
Ele proporciona um desenvolvimento:
Cognitivo: Por incentivar a exploração, a descoberta, a resolução de problemas e o pensamento lógico.
Sensorial: Proporcionando experiências táteis, auditivas, visuais, olfativas e, em alguns casos gustativas.
Motor: Estimula a coordenação motora.
da criatividade e imaginação: As crianças se transportam para um “mundo de faz de conta”, usando a imaginação para criar com os objetos.
da autonomia e autoconfiança: Não há regras neste brincar, portanto as crianças tomam suas próprias decisões sobre como explorar e brincar, fortalecendo sua independência.
Social e emocional: Este estilo de brincar pode ser individual ou em grupo, promovendo a interação , a partilha e a colaboração.
da linguagem: Ao descreverem sobre suas interações, expandem seu vocabulário e suas habilidades comunicativas.
No brincar heurístico, o educador têm um importante papel no sentido de observar e facilitar o processo educacional. Ele prepara o ambiente, seleciona os materiais e oferece o tempo necessário para que as crianças explorem livremente o espaço.
O brincar heurístico na educação infantil é uma abordagem valiosa, pois promove a aprendizagem ativa, a autonomia e o desenvolvimento integral dos envolvidos de uma forma lúdica e significativa.
Publicado pela professora de Educação Infantil Neli Pacífico Marteninghi, que atua na EMEI Criança Feliz.
|