INTRODUÇÃO
As aulas de Educação Física Escolar são de extrema importância no auxílio do controle da diabetes infantil, pois o diabetes mellitus é uma doença crônica que aparece em pessoas de todas as classes socioeconômicas do mundo todo e em crianças traz mudanças significativas, que podem alterar seu estado psicológico e requer procedimentos especiais de autocuidado ao longo da vida. O professor de Educação Física Escolar, tem um papel importante no âmbito escolar, relacionando a atividade física com a promoção da saúde, incentivando a criança a ter uma melhor Qualidade de Vida, mostrando que uma criança ativa será um adulto ativo.
Mercuri (2001) afirma que a atividade física nas aulas de Educação Física escolar, traz benefícios como um aumento do consumo da glicose, aumento do gasto energético, promovendo uma sensação de bem-estar.
Segundo Novato (2007), toda a equipe médica e a família de crianças diabéticas, tentam estimular a criança nessa transição da infância para a idade adulta, a criar sua própria independência de saber lidar com a doença. Acredita-se que apesar de ser uma doença crônica, relacionando com a prática de atividade física regular, é possível desenvolver uma vida normal, melhorando sua Qualidade de Vida e sua autoestima.
Mercuri (2001) diz que o hábito de praticar atividade física regularmente em pacientes diabéticos é atualmente uma das indicações mais apropriadas no auxílio do controle dessa doença, controlando o índice glicêmico no indivíduo em cerca de 90%.
Guedes (2001) apud Junior (2008) destaca que vários estudos realizados comprovam que hábitos de atividade física, incorporados na infância tem a possibilidade de permanecerem na idade adulta.
Segundo Junior (2008) de acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva a atividade física para a criança deve ser desenvolvida inicialmente com o propósito de incentivar um estilo de vida melhor com a prática de exercícios para a vida toda.
Segundo Monteiro (2009), o professor de Educação Física deve escolher um exercício adequado, levando em consideração que o melhor exercício é aquele realizado com prazer, estimulando assim a prática de exercício físico por meio da participação em atividades esportivas contribuindo na qualidade de vida e disciplinas dessas crianças.
ACSM (2007) apud Junior (2008) diz que o professor de Educação Física tem um papel importante nas escolas relacionando a atividade física com a promoção da saúde e incentivando as crianças com boa alimentação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através dessa pesquisa bibliográfica, conclui-se que a atividade física incorporada nas aulas de Educação Física Escolar é de extrema importância no auxílio do controle da diabetes infantil. Devem ser realizados programas escolares focando em mudanças na educação e no comportamento para dar incentivo a prática de atividades apropriadas fora do horário das aulas. Os professores de Educação Física são de especial importância para dar assistência nas formas de integração entre a criança diabética e o ambiente escolar, transmitindo informações sobre aspectos da promoção da saúde.
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