Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O seagulling e seus efeitos na vida de um casal...
Giulio Romeo

O termo seagulling (inspirado pelo comportamento das gaivotas) é utilizado para descrever uma dinâmica negativa em relacionamentos românticos, especialmente na fase inicial ou em conexões casuais. No contexto das relações, refere-se a quando uma pessoa demonstra interesse em outra apenas o suficiente para mantê-la envolvida emocionalmente, mas sem a intenção de estabelecer um compromisso ou permitir que o outro siga em frente.

Assim como uma gaivota que sobrevoa e "marca território" sem se comprometer, o indivíduo que pratica o seagulling tende a agir de forma possessiva ou a reaparecer ocasionalmente para assegurar que a outra pessoa continue disponível. No entanto, não investe genuinamente na construção do relacionamento.

Exemplos de Seagulling

Após o término de uma relação ou de um envolvimento inicial, a pessoa continua enviando mensagens esporádicas, como "Sinto sua falta" ou "Penso em você às vezes", sem dar sinais claros de que deseja retomar a relação.
Demonstra ciúmes ou desaprovação quando o outro começa a sair com alguém novo, mesmo que não tenha intenção de voltar ou aprofundar o relacionamento.

Mantém a outra pessoa em uma espécie de "limbo emocional", criando expectativas de algo que dificilmente se concretizará.

Efeitos do Seagulling na Vida de um Casal

Confusão e Ansiedade: Quem está sendo alvo do seagulling pode sentir-se confuso sobre as intenções do outro, especialmente se ainda nutre sentimentos. Isso pode levar a um estado de constante dúvida e insegurança.

Dificuldade em Seguir em Frente: A pessoa pode ter dificuldade em superar o relacionamento ou buscar novas conexões, já que as ações do "seagulador" impedem o fechamento emocional necessário.

Desequilíbrio Emocional: A prática pode criar um desequilíbrio de poder, onde uma pessoa se sente controlada ou manipulada emocionalmente, enquanto a outra mantém a situação sob controle.

Comprometimento da Autoestima: A vítima do seagulling pode questionar seu próprio valor, acreditando que o problema está nela e não no comportamento manipulador do outro.

Como Romper com o Ciclo do Seagulling
Reconheça o Comportamento: Identifique se o que está acontecendo é seagulling e entenda que isso não é um reflexo do seu valor como pessoa.

Defina Limites: Seja claro com a outra pessoa sobre suas expectativas e necessidades emocionais. Se necessário, limite ou corte completamente o contato.

Foque no Autocuidado: Reforce sua autoestima, invista em hobbies, amizades e outras formas de suporte emocional que não dependam do relacionamento.

Busque um Relacionamento Saudável: Priorize conexões onde ambas as partes estejam emocionalmente disponíveis e comprometidas.

Entender e lidar com o seagulling é essencial para manter relacionamentos mais equilibrados e saudáveis, onde a reciprocidade emocional é valorizada.

O seagulling como medida de desinteresse


Quando analisado como uma medida de desinteresse, o seagulling pode ser visto como uma forma indireta e passiva de comunicar que a pessoa não está comprometida ou envolvida emocionalmente com o outro, mas ainda assim, prefere manter algum tipo de controle ou atenção. Em vez de um afastamento claro, o indivíduo opta por uma abordagem ambígua, que gera incerteza no parceiro.

Por que o Seagulling Indica Desinteresse?

Falta de Compromisso:
A pessoa demonstra interesse apenas esporadicamente, como uma forma de manter contato ou reforçar sua presença, mas evita qualquer esforço consistente para aprofundar a conexão.

Comunicação Ambígua:
Ao enviar sinais mistos — como mensagens ocasionais de afeto ou elogios, seguidos de longos períodos de ausência ou indiferença —, o "seagulador" evita um rompimento direto, mas também não se envolve de maneira significativa.

Prioridade Pessoal sobre o Outro:
Esse comportamento muitas vezes reflete uma postura egoísta, em que a pessoa valoriza mais a conveniência de manter o outro emocionalmente disponível do que respeitar os sentimentos ou as necessidades alheias.

Recusa em Fechar Ciclos:
O seagulling pode ser uma forma de evitar o confronto emocional necessário para terminar a relação de maneira clara. Isso deixa o outro em um estado de espera, muitas vezes inconsciente de que a relação já perdeu o potencial de crescimento.

Como o Seagulling É Sentido Pelo Outro

Incerteza: O alvo desse comportamento pode interpretar as ações do "seagulador" como um sinal de interesse, mantendo esperanças de que a relação avance. Isso perpetua um estado de expectativa frustrada.

Sensação de Estagnação: O relacionamento parece não progredir nem terminar, criando um ciclo desgastante.

Questionamento Pessoal: A falta de clareza pode levar a sentimentos de inadequação ou culpa, como se a pessoa estivesse fazendo algo errado para não "merecer" a atenção plena do outro.
Diferença Entre Seagulling e Indiferença Genuína
Indiferença Genuína: A pessoa desinteressada geralmente demonstra claramente, por ações ou palavras, que não deseja prosseguir no relacionamento. Há pouco ou nenhum esforço para manter contato.

Seagulling: Apesar do desinteresse em um compromisso, há um esforço intencional para manter o outro "por perto", por meio de gestos ocasionais que impedem um corte emocional total.

O Que Fazer Quando Identifica o Seagulling como Desinteresse

Reconheça os Sinais: Identificar que o comportamento inconsistente sinaliza desinteresse é o primeiro passo para evitar frustrações.

Evite Buscar Justificativas: Não desperdice energia tentando interpretar cada ação ou mensagem como algo significativo. Em vez disso, observe o padrão geral.

Comunique-se Diretamente: Pergunte sobre as intenções da outra pessoa. Se não houver clareza ou reciprocidade, considere seguir em frente.
Valorize Seu Tempo e Energia: Foque em conexões onde há alinhamento de interesses e disposição para construir algo significativo.

O seagulling, como medida de desinteresse, é uma forma indireta e frequentemente manipuladora de prolongar um relacionamento que já não possui futuro. Reconhecer esse comportamento e estabelecer limites é fundamental para preservar o bem-estar emocional e evitar a perda de tempo em relações sem reciprocidade.

O efeito seagulling na Psicologia

Na psicologia, o efeito seagulling pode ser analisado como um comportamento manipulativo que afeta a dinâmica emocional entre as pessoas, com consequências significativas para o bem-estar psicológico de quem é alvo dessa prática. Embora o termo seja mais popular na cultura pop e não necessariamente um conceito formal na psicologia clínica, ele se alinha com comportamentos descritos na literatura sobre relacionamentos tóxicos, jogos emocionais e manipulação.

Aspectos Psicológicos do Seagulling
Manipulação Emocional:
O seagulling é uma forma de controle emocional. Quem pratica mantém a outra pessoa em um estado de incerteza e dependência afetiva. Esse tipo de comportamento pode ser motivado por insegurança, desejo de controle ou mesmo por falta de consciência do impacto negativo que está causando.

Ambivalência e Intermitência:
Na psicologia, relações caracterizadas por sinais mistos e intermitência emocional podem gerar altos níveis de ansiedade de apego. Isso ocorre porque o alvo do seagulling frequentemente fica em um ciclo de expectativa frustrada, buscando validação e tentando entender os sinais contraditórios.

Impacto no Alvo do Seagulling:
Ansiedade e Confusão: O comportamento inconsistente provoca estresse emocional, já que a pessoa tenta interpretar ações e intenções que muitas vezes são vagas ou incoerentes.
Baixa Autoestima: A constante busca por aprovação e a percepção de que "não é suficiente" podem comprometer a autoconfiança.

Dificuldade em Estabelecer Novos Relacionamentos:
O alvo pode hesitar em confiar em outras pessoas, especialmente se desenvolveu uma visão pessimista sobre conexões emocionais.
Raízes Psicológicas no "Seagulador":
A pessoa que pratica o seagulling também pode estar lidando com questões psicológicas, como:

Medo de Compromisso: Deseja manter o outro próximo sem a responsabilidade de um relacionamento.

Necessidade de Validação: Pode buscar reforço para sua autoestima ao sentir que tem "poder" sobre os sentimentos de outra pessoa.
Insegurança Emocional: O comportamento pode ser uma manifestação de dificuldade em lidar com rejeição ou perda.

Teorias Relacionadas na Psicologia

Teoria do Apego:
O efeito seagulling está frequentemente associado a padrões de apego ansioso (no alvo) e de apego evitativo (no "seagulador"). A pessoa ansiosa busca conexão constante, enquanto a evitativa resiste a vínculos mais profundos, mas não permite o afastamento completo.

Reflexo em Relacionamentos Intermitentes:
Estudos mostram que relacionamentos marcados por altos e baixos repetidos tendem a ser emocionalmente exaustivos e podem até levar a sintomas de transtornos depressivos e ansiosos.

Ciclo de Recompensa Intermitente:
De acordo com a psicologia comportamental, recompensas intermitentes (elogios ou demonstrações de interesse esporádicos) aumentam a dependência emocional. Esse efeito é semelhante ao que ocorre em jogos de azar: a imprevisibilidade das "recompensas" torna o comportamento mais viciante.

Como Lidar Psicologicamente com o Seagulling
Autoavaliação e Reflexão:
Identificar como esse comportamento afeta suas emoções e reconhecer que ele não reflete seu valor pessoal.
Fortalecimento da Autoestima: Investir em atividades que promovam autonomia emocional e resiliência.

Busca de Apoio: Terapia pode ajudar a compreender padrões emocionais e a desenvolver estratégias para lidar com manipulações.
Estabelecimento de Limites: Aprender a dizer "não" e afastar-se de relações emocionalmente prejudiciais é essencial para preservar o bem-estar psicológico.

O seagulling pode parecer um comportamento inofensivo à primeira vista, mas suas implicações psicológicas podem ser profundas e duradouras. A conscientização e o estabelecimento de relacionamentos saudáveis são passos cruciais para minimizar seus efeitos.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo, Filósofo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 59422


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Som do Silêncio Giulio Romeo
Artigos Os Signos da Escuridão Giulio Romeo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 81 até 82 de um total de 82.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O VAGA-LUME E NÓS. - FABIANO C. STOPASSOLLI 59420 Visitas
Apesar de... - Cláudio Thomás Bornstein 59420 Visitas
A grande jantarada - Luís Gonçalves 59420 Visitas
NEM VEIO E NEM VIRÁ - orivaldo grandizoli 59420 Visitas

Páginas: Primeira Anterior