Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Proposta de emenda à Constituição (PEC)
Isadora Welzel

O art. 60 da Constituição Federal inicialmente dispõe sobre as prerrogativas para a elaboração de emendas à Constituição, sendo que a Lei Maior é clara no sentido de que não se pode aprovar emendas em situações excpecionais, como em estado de sítio, de defesa ou de intervenção federal. A proposta, contudo, é passível de deliberação nas casas legislativas, ficando vedada expressamente apenas a aprovação de emenda enquanto durar o período de exceção.

É uma questão doutrinariamente discutida, e utilizando-se da abordagem do constitucionalista Pedro Lenza em seu Curso de Direito Constitucional Esquematizado, aliado a outros entendimentos, observa-se que ao decretar situação de excepcionalidade, o Presidente da República deve justificar as suas razões em um parecer remetido ao Legislativo, ou no caso de sítio, o Legislativo autoriza que o chefe do Executiva possa decretá-lo. Identifica-se igualmente por entendimento jurisprudencial que a deliberação não é suspensa, e enquanto ela ocorre, realiza-se um controle político e constitucionalidade pela Câmara e pelo Senado, sendo matéria de sua atribuição.

Pensemos na seguinte situação: após decretação de intervenção federal, o presidente da República decide suspendê-la por um curto período a fim de que o plenário do Senado pudesse deliberar sobre determinada PEC. Neste ínterim, pode-se dizer que a proposta de emenda atende aos critérios de constitucionalidade? Entendendo-se por uma interpretação literal da CF/1988, é possível assumir a tese de estaria adequada ao texto da Lei, ainda que devam ser considerados outros aspectos adjacentes ao debate entre a deliberação, a aprovação e as suas respectivas distinções na dinâmica entre os poderes. Por outro lado, seria flagrantemente inconstitucional a sua aprovação em um estado excepcional, o qual, por sua natureza, apresentam singularidades que recaem no debate sobre a constitucionalidade das emendas, sendo em todo o caso, permitida a discussão e as votações, por força das competências políticas e da abertura às divergências quanto à confecção da espécie legislativa.

Disciplina: Direito Constitucional II


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 59568


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A concepção hobbesiana do estado de natureza Isadora Welzel
Artigos Introdução ao direito, o nomos da terra e o contrato social Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 151 até 152 de um total de 152.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A verdade sobre o amor - Flora Fernweh 104 Visitas
Avaliação mediadora na Educação Infantil - Renata Aparecida Pereira Silva 103 Visitas
DESVENDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - Luana Pereira Santana Pascoal 100 Visitas
HOMEM, CHEIRO DE AZARROR - Sérgio Gaiafi 99 Visitas
Visita a Sala São Paulo - Adriana Rodrigues Januario Peixoto 98 Visitas
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA - Fernanda Pedreira Simas 95 Visitas
UM GRITO DE MEDO - Sérgio Gaiafi 88 Visitas
Desde sempre - Flora Fernweh 34 Visitas
O amor vem das estrelas - Flora Fernweh 18 Visitas

Páginas: Primeira Anterior