Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Perfeição nas palavras
Patrícia

“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5.48

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.” Tiago 3.2

Em seu primeiro sermão, registrado em Mateus 5.48, Jesus falou a respeito de princípios e fundamentos do Reino de Deus que devem nortear a vida dos seus discípulos. Na sequência de suas instruções, uma embasava a outra. Dessa forma, Ele demonstrou que a vida acontece em sua totalidade e que não existem áreas isoladas. Corpo, alma e espírito estão unidos. Na doutrina cristã não há espaço para dualismo. O versículo 48 é o último do registro e encerra o discurso com uma ordem: ser perfeito como o Pai é. Jesus tratou do caráter de seus seguidores. Se tudo o que Ele disse for estudado, meditado, aprendido e praticado, fará o discípulo desenvolver um caráter perfeito. Será aperfeiçoado. Não era mero discurso para informar, era um discurso para dar vida aos ouvintes.
Em Mateus 5.48 e Tiago 3.2 temos a mesma palavra grega para o adjetivo ‘perfeito’: teleios, que significa completo, adulto, maduro. Diante de Deus e no Reino Dele, ser perfeito não carrega o significado terreno. É impossível viver perfeitamente segundo essa concepção humana. O que a Palavra Dele nos diz é sobre crescer, não ser mais uma criança no entendimento. Como lemos em 1 Coríntios 14.20: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.” Para todas as coisas é necessária ordem, seja no culto, seja na vivência cotidiana. Para isso, o entendimento espiritual deve amadurecer, pois já não se vive no domínio da natureza humana, mas do Espírito. Quem vive no domínio da natureza humana é iludido por tudo que não procede do Pai. Romanos 8.20 nos diz: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.”
Em Tiago 3.2 o autor fala do bem e do mal que as palavras podem causar. O Livro de Provérbios é repleto de exemplos e orientações a respeito do cuidado com as palavras e o que delas colhemos. Se falamos com entendimento, colheremos o bem; se falamos sem entendimento, o mal colheremos. O entendimento procede do Espírito de Deus. Se alguém controla sua língua é perfeito e está amadurecido, pois não se deixa vencer por seus institutos humanos. Somente é possível controlar o que se fala quando o coração foi tratado por Deus, pois a boca fala daquilo que enche o coração. Jesus deixa isso claro em Mateus 12.34, falando aos fariseus: “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Uma das maneiras de se manifestar a perfeição segundo a vontade divina é a transformação no falar. As palavras de uma pessoa denunciarão se ela é ou não um verdadeiro cristão. Não adianta tentar mudar a maneira de falar, apenas. É necessário mudar o que se carrega no coração, vigiar os pensamentos e sentimentos. Concluindo, conforme o Sermão da Montanha em Mateus 5, se o caráter de um discípulo de Cristo for transformado, o tal será perfeito e suas palavras manifestarão essa maturidade.


Biografia:
Sou cristã, escritora e curitibana. Formada em Letras, com diversos cursos teológicos. Vamos trocar ideias e aproveitar as palavras para expressar as maravilhas da vida.
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios As Escolhas de Deus Patrícia
Ensaios Deus e um coração voluntário Patrícia
Poesias Sofrimento e Fé Patrícia

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 41 até 43 de um total de 43.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Está todo mundo preso - Rafael da Silva Claro 29 Visitas
🔴 Arquivos X - Rafael da Silva Claro 24 Visitas
Vem aí o novo Ubuntu 24.04 LTS - Vander Roberto 22 Visitas
O caso Jia Tan (Backdoor) - Vander Roberto 1 Visitas

Páginas: Primeira Anterior