Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NATAL: EXERCÍCIO PARA A PAZ
Isabel C.S. Vargas

     

     

     É tempo de paz. Pelo menos, deveria ser. Comemora-se o Natal. Na verdade, deveria ser sempre celebração, tendo como centro Jesus. Na maioria das vezes temos Papai Noel e os presentes. Para cada um de nós,evidentemente. E para o aniversariante? Demos o melhor de nós? De nossos pensamentos e ações? Tivemos consciência que um mundo melhor depende de nós, das nossas atitudes do dia a dia ou achamos que é responsabilidade dos outros, do vizinho, talvez dos governantes, dos políticos?
Assim como a felicidade pessoal é responsabilidade de cada um, do que deseja e como atua, a construção de uma sociedade melhor, mais equilibrada, com inclusão, justiça e paz se constrói a partir da consciência e da conduta cidadã.
     A construção da paz não é responsabilidade, apenas, dos povos que estão em conflito e sim de todo o indivíduo desde que o dia desponta em cada ponto terrestre, no mais longínquo povoado.
     Ser solidário e generoso começa em casa, com os membros da família, com os colaboradores ou com quem está a seu serviço. Ás vezes, pode parecer mais fácil ser generoso com quem está distante, sem maiores envolvimentos, através de doações financeiras, sem se aperceber que o amor ao próximo inclui a todos.
     O espírito de Natal, se cultivado ao longo do ano, por todos, indiscriminadamente, certamente faria com que nos defrontássemos com menos violência, mais tolerância, harmonia e aceitação do outro.
     Família violenta gera filhos violentos, via de regra. A tendência é reproduzir o que é vivenciado, se outra realidade não é mostrada ou se outro caminho não é apontado.
     A fraternidade exercitada com os iguais e os diferentes, a vivência diária destituída de preconceitos e de animosidade, a responsabilidade de vivenciar o que diz e mostrar coerência entre pensamento e atitude identificam confiabilidade, credibilidade, exemplo a ser seguido. Bons exemplos, valores e atitudes éticas, comprometidas com o aprimoramento do indivíduo, o bem comum, e o crescimento da sociedade com distribuição de justiça e real exercício de liberdade contribuem para a promoção da paz.
     Repensemos nossas atitudes para que possamos nos proporcionar um Natal de Paz fortalecendo a esperança de um mundo melhor.
                         


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59505


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas IGUALDADE NAS DIFERENÇAS Isabel C.S. Vargas

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 61 até 61 de um total de 61.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Inclusão nas aulas de Educação Física Escolar - Roseli Teixeira da Cruz 72 Visitas
O Resgate de Brincadeiras Antigas - PAULA SANTANA MOURA 70 Visitas
Alterações na Aprendizagem e Neurociências - Valdenice Patricia da Silva 69 Visitas
A ARTE DE UNIR AS HABILIDADES E SUPERAR OS DESAFIOS. - ALEXANDRA CASTRO ALVES RODRIGUES 69 Visitas
A música na Educação Infantil - LUCIENE FERREIRA DOS SANTOS NASCIMENTO 68 Visitas
Ensinando o trânsito na Educação Física Escolar - PAULA SANTANA MOURA 68 Visitas
O efeito Dunning-Kruger em algumas pessoas - Giulio Romeo 67 Visitas
Plano de aula 1⁰ Ano Fundamental - Amanda Simão Pinto 67 Visitas
DIVERSIDADE NA ESCOLA - LUCILENE COSTA LICA 66 Visitas
Resumo - Psicologia Jurídica - Isadora Welzel 65 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última