Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PÁSCOA: criar é renovar
Tânia Du Bois

“Páscoa é vida nova / Esperança... luz.../ A presença de Jesus /
Que em todos se renova...” (Walter Pereira Pimentel)

     Mais um ano passou e, agora, é o momento de refletir: é comum associar a criatividade como forma de renovação. Na passagem da Páscoa, um dos alegres momentos religiosos, criamos diferentes formas de comemorar a Ressurreição do Filho de Deus.
     A Páscoa tem sentido de libertação, então, acredito que colocamos em prática a nossa capacidade de agir, realizar e existir como pessoa. Procuramos experimentar novos caminhos no impulso de, conscientemente, mudar: as emoções são estabelecidas pelos comportamentos no momento em que enfrentamos os constantes desafios. Mas, mesmo assim, o renascimento nos inspira a usar a criatividade como luz e alegria de viver, como novo caminho e maneira de comemorar o dia da Páscoa.
     O mais interessante é que temos liberdade para renovar a tradição e celebrar com novo significado e dimensão: repensar as nossas vidas e muitas vezes trazer de volta os sentimentos esquecidos. Além disso, é oportunidade para criarmos sensações que fazem ver o próximo com novo olhar, e de tornar em cada ano o dia da Páscoa como novo dia, com promessa de novidades; um dia colorido porque estaremos prontos para receber, conhecer, aprender e muito a dar. Nas palavras de Celso Gabriel de Toledo e Silva, “... Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim? / Eu trago em meus achados e perdidos / O sorriso da criança, / O gesto caloroso do amigo sincero, / A clareza dos sentimentos entre as pessoas;...”
     Encontramos na Páscoa que o tempo de criar é renovação, posso dizer que está em nós a capacidade de transformar o mundo em nossa volta, começando pelo cotidiano – criar e recriar os dias - pois, a mudança de atitudes, a busca por novidades e a descoberta de novos amigos são fatores que modificam os símbolos da vida.
     O importante é passarmos a Páscoa assumindo nossas verdades, realizando nossos desejos, para termos nos símbolos, como os ovos de chocolates de todos os tamanhos e cores, a nossa alegria e a das crianças. A Páscoa é reflexo do ambiente familiar e, na poesia, encontro dados impressivos que colhem esta passagem, onde a Páscoa tem sentido de libertação, de ressurreição e renovação, segundo Mirella Luchinytzs, “... Desejo que a Páscoa / traga, ainda mais, felicidades para você. // Paz, esperança, doçura e profunda alegria, / como a que você traz e me dá. //Que o nosso amor também “renasça” / mais intenso todos os dias!”



Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61656


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O BELO É SENTIR O HOJE Tânia Du Bois
Artigos Mestre BEZ BATTI: TRADUZINDO A ASPEREZA DA PEDRA Tânia Du Bois
Artigos O SIGNIFICANTE EM CARMEM PRESOTTO Tânia Du Bois
Crônicas “O QUE VALE É A AMIZADE” Tânia Du Bois
Artigos O TEMPO NÃO APAGOU Tânia Du Bois
Artigos A CIDADE DE JOÃO NINGUÉM Tânia Du Bois
Artigos O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? Tânia Du Bois
Artigos COMO O AVULSO DAS LUZES DO SOL Tânia Du Bois
Artigos ERA UMA VEZ... O UNIVERSO DA IMAGINAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos PORTAS ABERTAS Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 331 até 340 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Juntos - Pedro Trajano de Araujo 36 Visitas
Brincadeira do Apito - Jaid Antonio Ribeiro Waishaupt 32 Visitas
O BEBÊ NOMOFÓBICO - benedito morais de carvalho (benê 30 Visitas
O BEBÊ NOMOFÓBICO - benedito morais de carvalho (benê 27 Visitas
Só Minha - Kedson Cabral 8 Visitas

Páginas: Primeira Anterior