Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Projeto pesquisa comunicação interpessoal
Intercomunicação
Ismael Monteiro

Resumo:
É um projeto de pesquisa voltado à comunicação interpessoal.

PROJETO PESQUISA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

1 INTRODUCÃO


A comunicação interage num bom relacionamento interpessoal, desenvolve atitudes conhecimentos e estabelece valores, sendo assim de extrema importância.. A comunicação é um longo caminho onde cabem muitas idéias e conceitos, é uma necessidade do ser humano. Pertencem a natureza do indivíduo atos que intencionalmente encontram, sua razão de ser na comunicação que é: o amor, amizade, valores culturais, crescimento pessoal e do próximo, porque a essência da personalidade não está na sua independência em relação aos demais, e sim na vida em comum. Dessa forma, não se pode pensar no afastamento do ambiente social em que se vive, pois isso significa afastar-se da própria vida.
A comunicação tem um sentido profundo, ela é responsável pela vida do indivíduo, estabelece relações interpessoais e grupais, mediante as quais são enriquecidos as pessoas e os grupos.
As desarmonias e agressões no relacionamento interpessoal são, provavelmente os mais dolorosos dos problemas que; na vida moderna, desafiam o indivíduo, a família, a comunidade, as instituições comerciais, sociais, educacionais, religiosas e políticas.
Apesar de todas as conquistas da inteligência, da ciência e da técnica a vive-se num mundo de incompreensão. Os conflitos humanos ocupam mais espaços e tempo nos veículos de comunicação, de que todos os demais assuntos resumidos. A pessoa tem que se autoconhecer para entender melhor a si mesmo, e os outros.
O estágio é um aperfeiçoamento, com eficiência de aprender como especificar méritos, sugerir mudanças, e o envolvimento e participação com funcionários da empresa assim obtendo, informações com objetivos e conhecimentos.


2 DEFINICÃO DO PROBLEMA OU OPORTUNIDADE

Há falha na comunicação interpessoal entre pais, direção, professores e funcionários, pois trata-se da mesma com valores e soluções possíveis, que determinam capacidades e habilidades nas relações pessoais; pode questionar os problemas e identificar diferentes formas, para a solução desses e da instituição, agindo com determinação e honestidade.


3 CARACTERIZACÃO DA ORGANIZACÃO E SEU AMBIENTE

     O “Fraldinhas”, situado na Rua Constantino Marochi, nº 765, Juvevê, iniciou suas atividades no dia 03 de abril de 1986. No princípio, suas atividades eram voltadas exclusivamente para bebês até dois anos. Com o passar dos anos, e em virtude da necessidade dos pais, a faixa etária dos alunos foi se estendendo. Hoje, trabalha-se com crianças de zero a seis anos de idade, com os alunos já saindo do estabelecimento totalmente alfabetizados e plenamente preparados para ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental.
     O número de crianças atendidas também variou muito ao longo dos anos. No primeiro ano de funcionamento do estabelecimento, concluiu-se o período com apenas quatro crianças. Hoje, dezenove anos depois, conta-se com aproximadamente cento e oitenta crianças, freqüentando diariamente o estabelecimento em regime de meio período ou período integral, além de freqüentadores esporádicos.
     Em virtude da alteração do público, assim como, uma maior qualidade no atendimento, o quadro de funcionários foi muito incrementado. Ao contrário das “atendentes” do início das atividades, hoje, trabalham na instituição, uma variada gama de profissionais, como administradores de empresas, designers, nutricionistas e pedagogos que são a maioria docente.
     Com isso, o atendimento evoluiu de maneira bastante significativa ao longo da história, onde a instituição procurou sempre se adaptar a realidade temporal e social da cidade, com os clientes visando sempre a melhor qualidade possível nos serviços prestados.


4 DADOS E/OU INFORMAÇÕES QUE DIMENSIONEM A PROBLEMÁTICA

     Há necessidade de implantar a melhoria na Pré-Escola quando percebeu-se que pais, professores e funcionários estavam com dificuldades em relação à comunicação interpessoal, com isso gerando conflitos emocionais, distorções de assuntos, insegurança e prejudicando a todos.


5 DIAGNOSE

A causa do problema é a falta de comunicação interpessoal entre a direção, pais, professores e funcionários, fazendo-se necessária a implantação de um projeto no ambiente de estágio a fim de propiciar aos mesmos, um maior conhecimento sobre a comunicação interpessoal.


6 PROGNOSE
     
     A comunicação produz e reproduz novos saberes; como ética e estilo de vida, é importante que todos saibam trabalhar e produzir em equipe, para melhor desenvolvimento, aproveitamento e aprendizado, isto é o que visa responder o plano de projeto no ambiente de estágio.
     Para tanto pretende-se abordar reuniões com temas da comunicação, relacionando a importância que faz na vida das pessoas no trabalho, na sociedade e até para seu próprio desenvolvimento.

7 LIMITES DO PROJETO

Pretende-se apontar soluções para resolver o problema de comunicação da Pré-Escola Fraldinhas Com planos de reuniões, com um objetivo comum a melhoria da comunicação interpessoal, estimulando a participação e compromisso de todos.


8 OBJETIVO GERAL

Proponho aplicar meu aprendizado como acadêmica de “Secretariado Executivo“, visando formular um plano de trabalho no exercício da organização institucional, buscando identificar o problema da relação interpessoal, com soluções que ofereça resultados com princípios da economicidade e da eficiência.


9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Observar o ambiente de forma geral
Detectar o problema com relação a empresa e os funcionários
Desenvolver planos de melhorias
Implantar reuniões com temas da relação interpessoal, trabalhos em grupo para discussão do mesmo.
.

10 JUSTIFICATIVA

A comunicação na era pós-moderna passa a ser de fundamental importância, pois a transição do modernismo que era identificado apenas pela razão, nas funções administrativas individuais de cada um, agora no pós-modernismo, as relações sociais são identificadas não apenas na razão, mas através da comunicação como um instrumento importante para identificação do indivíduo no exercício de suas funções, situada na relação ao coletivo do grupo d trabalho.
No relacionamento humano existem muitas incompreensões como inveja, rixas e críticas, porque está faltando o verdadeiro conhecimento de si mesmo, em relação ao outro, sobretudo, das própias limitações.


11 METODOLOGIA

Segundo Ander Egg (1978:28), a pesquisa é um procedimento reflexivo sistemático controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. A pesquisa portanto é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.
Segundo Selltiz (1965: 233), a observação é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver ou ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que desejam estudar.
É um elemento básico de investigação científica, utilizado na pesquisa de campo e se constituí na técnica fundamental da Antropologia.
A observação ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não tem consciência, mas que orientam seu comportamento. Desempenha papel importante nos processos obsevacionais, no contexto da descoberta, e obriga o investigador a um contato mais direto com a realidade.
O projeto de pesquisa teve como objetivo observar, analisar e adquirir conhecimentos. Após alguns dias de observação nos setores da instituição, foi detectado o problema da Comunicação Interpessoal, entre pais, professores e funcionários foi desenvolvido um projeto com reuniões, avisos diários, mensagens no mural e entrevista.

12 DEFINICÃO DA ÁREA OU POPULACÃO ALVO DO ESTUDO

Setor onde será aplicado o projeto
O projeto será aplicado para todos da instituição, para que tenham maior participação e conhecimento da comunicação interpessoal


13 PLANOS E INSTRUMENTOS DE COLETA

     Os planos são as reuniões que vão falar sobre a comunicação interpessoal, e a pesquisa ,será a observação diante do que foi aplicado



REFERÊNCIAS

CARNEIRO, M. M. Relacionamento Interpessoal. 1 ed. Curitiba: Irati, 1968.

MOREIRA, A. C. Comunicação interpessoal. São Paulo: Ed. Paulinas, 1991

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina Andrade. Metodologia Científica, Ciência e Conhecimento Científico. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1991.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 55718


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 61120 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60672 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60556 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60410 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59273 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59165 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59039 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 59038 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58795 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58790 Visitas

Páginas: Próxima Última