Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
E se Deus não existisse ?
Vinicius ferreira

E se Deus não existisse de fato?
     Essa pergunta é realmente complicada tanto para os que creem tanto para os que não creem, essa indagação já vem de longa data para as mentes filosóficas, principalmente filósofos ateus.
     O problema é que se um dia for comprovada de forma concreta a não existência de Deus o mundo como é conhecido hoje mudaria completamente, pois se Deus não existe; o que é a vida?
Porque de fato à vida não seria mais que uma pequena e insignificante fagulha diante do universo.
     Certamente é algo difícil de aceitar, desse modo as concepções ou princípios religiosos seriam apenas baboseiras, suas leis morais não fariam sentido, não haveria obrigação de ajudar ou amar o próximo TUDO SERIA PERMITIDO, as coisas seriam um caos uma anarquia um pandemônio etc.
      Neste mundo não existiria nenhuma lei social ou da natureza que impedisse atos abomináveis como matar ou qualquer violação que se tem hoje, a imagem de um mundo assim é vista no livro Os irmãos Karamazov.
      Contudo, claramente agir moralmente e eticamente bem não é dependente de uma crença religiosa, pois a vários tipos de crenças boas e ruins,umas que mandam amar o seu próximo outras que mandam matar seus semelhantes, seguindo esse mesmo raciocínio o fato de alguém não crer em uma divindade não a torna mau ou boa.
Agora aprofundando mais o assunto, o que difere o certo do errado? O que diferencia a moralidade da imoralidade?
      Uma das respostas para essas perguntas seria a Razão humana, entretanto existe mais de uma razão, existem razões que salvam e razões que matam, um exemplo seria as razões de Madre Teresa ou Mao Tsé-tung (Mao Tsé-tung foi um ditador chinês que matou mais de 60 milhões de pessoas), agora qual dessas razões seria o mais ideal para humanidade? Lembrando que existe várias culturas, e que a Concepção de certo ou errado pode variar entre elas.
      Foi dito que se fosse comprovada a não existência de Deus o mundo mudaria, de fato a sociedade mudaria completamente, pois provavelmente haveria uma preocupação gigantesca com o Hoje, já que a vida é apenas uma e não a vida após a morte, essa única vida seria aproveitada intensamente, haveria um grande endeusamento da beleza e da juventude.
    Vale ressaltar que a inexistência da religião não significaria o fim das Guerras, já que algumas pessoas dizem que só existe guerra porque existe religião, entretanto os maiores massacres da humanidade ocorreram nas mãos de governos ditatoriais ateístas, ou seja, é muito errôneo dizer que só existem guerras e conflitos por causa da religião.
     Charles Darwin também foi uma das mentes que pensou sobre o assunto, se Deus não existisse, ele falou que o fato de ajudar seus semelhantes algo anti-evolutivo, já que a lei da evolução é a sobrevivência do mais forte, ou seja a genética humana e sua evolução não explica a moralidade conhecida hoje.
    Portanto a explicação para a existência da moralidade e a definição de certo e errado é melhor explicada com a existência de uma divindade superior, já que o homem sozinho ainda não conseguiu chegar a uma conclusão, ao aprofundamento do assunto o homem fica cada vez mais “cego” e incerto do que dizer.









Biografia:
Criticas e observações
Viniciusfso1@hotmail.com

Este texto é administrado por: Vinicius Ferreira S.
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Política problemática brasileira Vinicius Ferreira
Artigos E se Deus não existisse ? Vinicius ferreira
Artigos Maus costumes Vinicius ferreira
Artigos Casal perfeito Vinicius ferreira


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔴 Entre meias e gravatas - Rafael da Silva Claro 1 Visitas

Páginas: Primeira Anterior