Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
COMO SÃO E ESTÃO OS IDOSOS ATUALMENTE
teresa armando elios da silva

Resumo:
Ser idoso é mais do que um ano acrescentado no calendário. É olhar para trás e ter ciência que as escolhas que fez foram tomadas com responsabilidade. Se as escolhas foram suas então não se pode sentir culpa, remorso, é seguir em frente.

Como são e estão os idosos de hoje?
O ser humano possui certos hábitos que, depois de adquiridos, ficam difíceis de mudarem, viram uma rotina. Quando idosos costuma-se chorar pelo leite derramado, como diz o ditado popular, se perguntando :
__Devia ter feito e não fiz, por que eu agi daquela maneira, agora o que eu faço?
Deprimidos, ansiosos, se sentindo um peso para a sua família, pois a medida que vão perdendo os seus entes queridos ou para a morte ou por abandonos se sentem tristes, frustrados, mais dependentes ainda de uma segunda pessoa, seja de familiares, instituições, vizinhos,... Mulheres libertas de casamentos opressores arranjados por seus pais e vê, infelizmente na morte do seu cônjuge, uma maneira de ser feliz, mas se sentem perdidas sem preparação em todos os âmbitos para poderem resgatarem o tempo perdido. Quando ainda estão ativas fisicamente, muitas vezes, se sujeitam a serviços que lhes exigem tremendo esforço físico como faxinas, reciclagem, jornadas duplas, serviços domésticos e profissionais sem ter sequer um tempo para cuidar da sua saúde. Muitos tem sob as suas responsabilidades netos, filhos que na maioria das vezes vivem das suas aposentadorias, benefícios previdenciários e as complementações de renda, sem o menor remorso, exigindo cada vez mais.
Idosos, indo visitar filhos, netos, em presídios tendo que se sujeitarem as normas que as unidades prisionais exigem, sofrendo preconceitos nos meios em que frequentam. Quando não se aliam a eles na criminalidade, acobertando as suas falcatruas, também acabando encarcerados. As doenças sexualmente transmissíveis aumentaram de uma forma estrondosa, nesta faixa etária, pois querendo recuperarem o tempo perdido, muitos idosos agem pelo calor do momento se envolvendo de uma forma plena e acabam repassando vírus para os seus parceiros fixos.
Homens que deveriam dar exemplos aos seus netos, filhos, abusam sexualmente deles sem o menor pudor e remorso e ainda posam para a sociedade como pessoas respeitáveis. Senhoras que acolhem jovenzinhas e lhes mostram realidades diferentes, trabalho escravo, prostituição,...
Idosos que ainda conseguem se superarem nas suas deficiências físicas em academias, competições, graduações, exemplos de vida para aqueles que acham que ser idoso é só viver de lembranças e falar de doenças.
Como passar pela vida e alcançar uma idade mais avançada, sem sofrimentos desnecessários, sem culpas, remorsos?
O ser humano nasceu sozinho e vai embora, deste mundo, também sozinho e só levará, desta vida, as consequências de suas escolhas. Suas escolhas, atenção, suas, se foram suas, não se deve sentir remorso, culpa. Cada ser humano age de acordo com as suas idades cronológicas e mentais e naquele momento foi o melhor que conseguiu fazer.
O que leva o ser humano a tomar as atitudes diárias?
Em primeiro lugar de acordo com as suas tendências.
Por interesse, por medo, por acreditar que era a melhor atitude a ser tomada, por não procurar conhecer melhor a situação e agir por impulso. Por vingança, mágoa, orgulho, por sempre querer despertar a piedade das pessoas.
Sempre quando vamos tomar uma decisão, devemos nos colocar no lugar do outro e se perguntar, se agissem assim comigo eu iria gostar? Estou pronto para arcar com as consequências do que eu vou fazer sejam elas quais forem?
A vida nos dá sinais de como agir. Nós ensinamos as pessoas a agirem como elas agem com a gente. Vamos lá? Como somos? Nos fazemos de vítima social, achamos que o nosso filho é perfeito, nunca vai errar, age levado por más companhias, será que ele tb não é má companhia para o outro? Levamos uma vida respeitando o limite do outro, procuramos dar bons exemplos de ética, moral, fazemos aquilo que queremos que o outro faça? Exemplo não beba, não fume,...Valorizamos o trabalho, seja ele qual for, respeitamos os outros idosos, as suas deficiências? Sabemos falar não quando é preciso? Se falamos sim e se der algo errado, estamos prontos para arcarmos com as consequências? Ser idoso é muito mais que um ano no calendário é olhar para trás e saber que fez tudo que pode , pediu perdão, se reconciliou ou pelo menos tentou, deixou bons exemplos, não repassou as suas responsabilidades para ninguém, aceitar que precisa de ajuda para alguns afazeres, ajudar se ainda puder, continuar insistindo com aquele familiar que você acha difícil, uma hora ele aprende, é isso, é sorrir, chorar, agradecer a Deus e a tudo a sua volta, sempre.


Biografia:
Sou assistente social e gestora do terceiro setor, trabalho com autoconhecimento direcionado a crianças, adolescentes e suas famílias.
Número de vezes que este texto foi lido: 33758


Outros títulos do mesmo autor

Artigos QUEM É MEU FILHO? teresa armando elios da silva
Artigos SERÁ QUE TEMOS ROTINA? teresa armando elios da silva
Artigos COMO SÃO E ESTÃO OS IDOSOS ATUALMENTE teresa armando elios da silva
Artigos QUE PESSOA RUIM! teresa armando elios da silva
Artigos A JOVEM E A CRIMINALIDADE teresa armando elios da silva
Artigos ESTOU GRÁVIDA E AGORA? teresa armando elios da silva
Artigos AMIZADE OU NECESSIDADE DE SER ACEITO? teresa armando elios da silva
Artigos ESTOU DEFICIENTE E AGORA? teresa armando elios da silva
Artigos RELACIONAMENTOS, O QUE É ISTO? teresa armando elios da silva
Artigos Por que perdão? teresa armando elios da silva

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
viramundo vai a frança - 34096 Visitas
O Trenzinho - Carlos Vagner de Camargo 34072 Visitas
Como posso desenvolver uma campanha de marketing - Antonio 34028 Visitas
LÍRIO - Alexsandre Soares de Lima 34026 Visitas
A PRAIA DO PROGRESSO - Rosângela Barbosa de Souza 34023 Visitas
A Carta Gelada - José Rony de Andrade Alves 34023 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 34019 Visitas
Um dia - Luca Schneersohn 34018 Visitas
Pensamento 21 - Luca Schneersohn 34015 Visitas
A TRISTEZA E O SIM DA VIDA - Alexsandre Soares de Lima 34014 Visitas

Páginas: Próxima Última