Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
BRASIL EM CRISE
BRASIL EM CRISE
Henrique Pompilio de Araujo

Resumo:
Entra governo e sai governo e o Brasil continua em Crise. Onde estão os problemas?

BRASIL EM CRISE
     Entra governo, sai governo, mas a situação do Brasil não está nada perto de ser revolvido. Poderíamos ser a maior potência do mundo em quase todos os setores, mas ficamos sempre pra baixo. Por quê? Existe uma série de fatores para isto e vamos analisar alguns deles.
     O maior problema do governo sempre foi gastar mais do que se ganha. Isto é fatal para qualquer empresa, quanto mais para um país, portanto para melhorar o país, precisa começar a cortar gasto pela casa. Tudo precisa ser feito com muito critério, muito cuidado para não entrar numa bola de neve. Algumas mudanças e reformas precisam ser feitas urgentemente e a principal delas quase ninguém fala que é a reforma política, mas isto nas três esferas e não em uma só: Nos poderes executivo, legislativo e Judiciário. Vamos falar aqui de uma forma geral:
     A reforma mais importante que precisa ser feita é a política. É o setor que mais gasta dinheiro público. Devíamos começar com o senado Federal: por que três senadores para cada Estado? Dois é mais que suficiente. O período pode ser o mesmo, que é de 8 anos. Além disso o salário precisaria ficar pelo meio e chega de auxílio de tudo quanto é lado.
     Na câmara federal a reforma deveria ser bem maior, o corte do salário e o afastamento de assessores que não fazem nada. O mandato seria o mesmo de 4 anos, mas os partidos deveriam ser reduzidos, ficando apenas com 5. Pra que tantos partidos no país se no resto do mundo o máximo que tem são 6 para cada um.
     Nos Estados deveriam ser a mesma coisa e nos municípios não precisam tantos vereadores. O salário de vereadores precisa ser estudado. Há municípios no Estado em que o salário de vereador é R$ 4000,00 mensais e verba indenizatória de 16 mil. Isto é um verdadeiro assalto num município pequeno. Também precisa reduzir o número de município no país. Para se tornar município a comunidade deveria ter no mínimo 5 habitantes. Um município com apenas 800 a 900 cidadãos é prejuízo para a nação, pois vão ter que disponibilizar com uma prefeitura e tudo o que uma cidade grande tem. A reforma política é a que mais precisa ser feita.
     No poder judiciário há uma coisa que deveria ser feito: a nomeação dos seus membros não deveria ser pelo executivo, mas sim por concurso público. Assim não haveria puxa-saquismo. É preciso da oportunidades para todos.
     Os ministérios deveriam ser reduzidos para 10 apenas. Pra que tanto ministérios. Os ministérios que deveriam ficar seriam:
01.     Educação
02.     Trabalho, emprego e previdência;
03.     Indústria e comércio;
04.     Transportes (Rodovias, rodovias, fluvial e Aérea);
05.     Saúde;
06.     Cultura, turismo, lazer e esportes;
07.     Agropecuária: (Agricultura de grande porte, agricultura familiar)
08.     Meio Ambiente (reformas ambientais, mineralogia, pesca;
09.     Interior e cidades;
10.     Exterior
Dentro de um ministério, poderiam ser criados alguns departamentos para atender a todos os setores. Não há necessidade de se criar um ministério para uma coisa pequena. Esta criação onera muito o país, sem necessidade. Por exemplo, o ministério de educação teria uma abrangência maior, pois incluiria aí as escolas fundamentais, o ensino médio e o superior. Há muito o que se fazer na educação do Brasil. Este formato está muito defasado. O ensino médio deveria ser um ensino técnico profissionalizante e algumas faculdades deveriam ser fechadas como é o curso de Direito, Pedagogia, Filosofia, Educação física e outras. O mercado está saturado de profissionais deste tipo e o País continua investindo num curso sem necessidade por enquanto.


Biografia:
Henrique Pompilio de Araújo, nascido em Campo Mourão PR e radicado em Cuiabá MT. Começou a escrever desde cedo. Professor aposentado, bacharel em Direito e Teologia. Trabalhou em diversas escolas em Cuiabá e alguns jornais do Estado. Publicou sua primeira obra em 1977: Secos & Molhados - Poemas. Ultimamente publicou outros livros: "Flores do Além" Poemas, "Contos da Espiritualidade" - Contos, "Nas curvas da vida" Memórias, "Cinquenta contos" Contos. Há muitas obras ainda esperando edição.
Número de vezes que este texto foi lido: 59475


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios COMO PROVAR A EXISTÊNCIA DE DEUS Henrique Pompilio de Araujo
Contos JOÃO TORTO Henrique Pompilio de Araujo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 61 até 62 de um total de 62.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Avaliação mediadora na Educação Infantil - Renata Aparecida Pereira Silva 41 Visitas
Afetividade no processo de ensino aprendizagem - Vania da Luz Melo 39 Visitas
Discurso de formatura - Renata Aparecida Pereira Silva 39 Visitas
A importancia da leitura nas séries iniciais - Vania da Luz Melo 38 Visitas
Visita a Sala São Paulo - Adriana Rodrigues Januario Peixoto 30 Visitas
DESVENDANDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - Luana Pereira Santana Pascoal 30 Visitas
Avaliação na Educação Infantil - Renata Aparecida Pereira Silva 28 Visitas

Páginas: Primeira Anterior