Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ESPELHO DE NARCISO
Saulo Piva Romero

NUMA ILHA DA GRÉCIA VIVIA UM RAPAZ QUE ERA MUITO VAIDOSO POR CAUSA DA SUA BELEZA. ELE ERA NARCISO, UM JOVEM MUITO BELO E CHARMOSO, MAS, QUE AO MESMO TEMPO ERA EGOÍSTA. ELE ERA MUITO CONVENCIDO POR CAUSA DA SUA BELEZA, POIS, SABIA QUE NÃO HAVIA NINGUÉM MAIS BONITO QUE ELE NAQUELA ILHA.
NARCISO FOI FICANDO MUITO MAIS VAIDOSO COM O PASSAR DOS ANOS E DIZIA QUE JAMAIS SERIA FERIDO PELAS FLECHAS DO CUPIDO. POIS, ELE AFIRMAVA PARA TODOS OS SEUS AMIGOS QUE JAMAIS SE APAIXONARIA POR NINGUÉM.
OS ANOS PASSAVAM E NARCISO CONTINUAVA SOLITÁRIO, MAS, PARECIA QUE A SUA BELEZA SE DESTACAVA AINDA MAIS FAZENDO COM QUE TODOS AFIRMASSEM QUE ELE HAVIA BEBIDO DA ÁGUA DA FONTE DA JUVENTUDE.ATÉ QUE UM DIA, TUDO COMEÇOU A MUDAR NA VIDA DELE.
NARCISO ESTAVA CAMINHANDO PELA FLORESTA QUANDO AVISTOU UMA MOÇA MUITO BELA QUE SE CHAMAVA ECO.
A JOVEM LOGO QUE O VIU, IMEDIATAMENTE SE APAIXONOU PELO BELO NARCISO.
ELA ERA LINDA, MAS QUASE NÃO FALAVA, O MÁXIMO QUE CONSEGUIA ERA REPETIR AS ÚLTIMAS PALAVRAS QUE OUVIA.
ENTÃO, NARCISO SE ACHANDO O MAIS BELO DE TODA A GRÉCIA, SE FINGINDO DE DESENTENDIDO PERGUNTOU:
- QUEM É VOCÊ, QUE ESTÁ SE ESCONDENDO DE MIM?
E A JOVEM ECO ASSUSTADA RESPONDEU ECOANDO:
- DE MIM, POIS SÓ SABIA ECOAR O SOM FINAL DAS PALAVRAS QUE OUVIA,
- SÓ ME FALTAVA ESSA AGORA! ENCONTREI UMA LOUCA QUE NÃO FALA COISA COM COISA NO MEIO DESSA FLORESTA E IRRITADO GRITOU:
-  VAMOS, SAIA DE TRÁS DESSA ÁRVORE! ORDENOU NARCISO.
JÁ DISSE APAREÇA, POIS QUERO VÊ-LA!
- QUERO VÊ-LA! ECO REPETIU EM TOM ALEGRE.
ASSIM, ECO SE APROXIMOU DE NARCISO QUE MAIS UMA VEZ SE APODERANDO DO SEU EGOISMO E INGRATIDÃO NEM LIGOU PARA A BELEZA E NEM REPAROU NO MISTERIOSO BRILHO NOS OLHOS DA MOÇA.
NEM ISSO FOI O SUFICIENTE PARA AMOLECER O CORAÇÃO EGOÍSTA DE NARCISO QUE NEM PERCEBEU O AMOR QUE A BELA ECO ESTAVA DEMONSTRANDO PARA ELE.  NARCISO AINDA COM TOM DE DESPREZO CAÇOOU DELA.
- ELA FICOU COM O CORAÇÃO TOTALMENTE DESPEDAÇADO E COM LÁGRIMAS NOS OLHOS SE AFASTOU DELE E FOI EMBORA.
MAS, COMO NA VIDA, TODO O MAL QUE FAZEMOS PARA ALGUÉM ACABA POR ATINGIR A NÓS MESMO E COM NARCISO NÃO FOI DIFERENTE.
UM DIA, QUANDO NARCISO ESTAVA CAMINHANDO PELA FLORESTA, SENTIU SEDE E QUIS TOMAR ÁGUA E AO SE DEBRUÇAR NA BEIRA LAGO VIU SEU PRÓPRIO ROSTO REFLETIDO NA ÁGUA COMO SE ELE ESTIVESSE SE OLHANDO NUM ESPELHO.
ASSIM, FOI NAQUELE MOMENTO QUE O CUPIDO COM PENA DE ECO QUE HAVIA SIDO DESPREZADA POR NARCISO, RESOLVEU ATIRAR UMA FLECHA BEM NO MEIO DO CORAÇÃO DO RAPAZ.
SEM SABER QUE O REFLEXO QUE APARECIA NO ESPELHO D’ ÁGUA ERA DE SEU PRÓPRIO ROSTO, NARCISO SE APAIXONOU PELA SUA PRÓPRIA IMAGEM E QUANDO TENTOU SE ABAIXAR PARA BEIJÁ- LA, SEUS LÁBIOS ENCOSTARAM NA ÁGUA E A SUA IMAGEM SE DESFEZ. E A CADA TENTATIVA DE REENCONTRÁ-LA. NARCISO FICAVA CADA VEZ MAIS DESAPONTADO E NUM DESESPERO AGONIZANTE, ELE SE RECUSAVA A SAIR DE PERTO DO LAGO.
ASSIM, ELE PASSOU DIAS E MAIS DIAS SEM COMER E NEM BEBER, FICANDO CADA VEZ MAIS FRACO E ASSIM ACABOU MORRENDO ALI MESMO COM O ROSTO PÁLIDO VOLTADO PARA AS ÁGUAS TRANQUILAS DO LAGO.
SENDO ESSE O SEU DESTINO POR TER DESPREZADO O AMOR DA BELA ECO, DESTINO ESSE QUE FOI AMAR A SI PRÓPRIO.
PASSADO ALGUM TEMPO, ECO VOLTOU AO LAGO E ENCONTROU O SEU AMADO SEM VIDA NAS MARGENS DO LAGO E FICOU CHORANDO AO LADO DO CORPO DO BELO RAPAZ ATE QUE A NOITE A ADORMECEU.
AO DESPERTAR, ECO AINDA SOB FORTE EMOÇÃO, VIU QUE NARCISO HAVIA DESAPARECIDO, MAS, EM SEU LUGAR HAVIA NASCIDO UMA LINDA FLOR COM UM PERFUME SUAVE E MUITO AGRADÁVEL.
ENTÃO, ECO COLHEU A BELA FLORZINHA E A PLANTOU NO JARDIM DO MONTE OLIMPO, ONDE ELA VIVIA. ESSA FLOR EXISTE ATÉ HOJE E GANHOU O NOME DE “NARCISO”, A FLOR DA NOITE.
 


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52852


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56643 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última