Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Paulinho, o menino que escreveu uma nova história
Dilcimar Ribeiro Fonsêca

Resumo:
Livro que traz a biografia de Paulo Freire

ABRAMOWICZ, Meire; CASADEI Silmara Rascalha , Paulinho: O menino que escreveu uma nova história. São Paulo: Cortez 2010.
                                                                                                         
                   * Dilcimar Ribeiro Fonsêca

   Meire Abramowicz é bacharel e licenciada em pedagogia pela universidade de São Paulo, mestre em supervisão e currículo. Pela PUC de São Paulo, doutora em psicologia da Educação e professora- titular do Programa de Pós- Graduação em Educação: currículo pela mesma instituição. É autora de diversas obras e artigos entre os quais se destacam: Currículo e avaliação: Uma avaliação necessária- textos e contextos(Bagaco; 2006); Uma prática docente iluminada pelas reflexões de Paulo Freire. In Paulo Freire um pensamento atual para compreender e pesquisar questões do nosso tempo(Articulação Universidade Escola; 2005).
Silmara Rascalha Casadei foi professora de crianças por muito tempo. Hoje é autora de livros infantojuvenis, diretora de escola, mestre em Educação: Currículo pela PUC- SP e membro da Academia de letras da grande São Paulo. Sua paixão por leitura começou desde pequena, quando sua mãe a presenteava com livros. Ao ser alfabetizada, descobriu que também poderia escrever suas próprias histórias. De lá pra cá não parou mais: Possui vários livros publicados entre eles: A menina e seus pontinhos , O que é a pergunta? (em parceria com Mário Sergio Costella) e Como o rio: o percurso do menino Cortez pela Cortez Editora.
A obra cuidadosamente trabalhada pelas autoras e muito bem ilustrada pelo artista plástico e desenhista: Marcos Antônio Godoy, é um livro direcionado ao público infanto-juvenil, que traz a biografia do renomado educador Paulo Reglus Neves Freire, mais conhecido como Paulo Freire. Neste pequeno livro de apenas trinta e seis paginas, a síntese da vida do educador Paulo freire é feita de maneira clara e encantadora. As trazem fatos de sua vida, desde o seu nascimento até a sua morte, ressaltando a relevância do seu trabalho para a educação brasileira. o conteúdo é reforçado com algumas fases do próprio autor, tornando a história bem mais próximo do leitor.
Em um primeiro momento, as autoras relatam o nascimento de Paulo Freire que se deu no dia 19 de setembro de 1921 na cidade de Recife- PE

   As autoras falam da infância humilde de Freire e demonstram a importância dos seus pais para a sua educação, pois eles o ensinaram a ler e escrever as primeiras palavras, escrevendo-as no chão com gravetos e assim o despertando para o mundo do conhecimento. Quando entrou na escola aos seis anos, já sabia ler e escrever, sempre teve interesse pela educação, não só pela leitura mais também pela história de vida das pessoas, tornando-se um homem humanizado.
   Na pagina 10, é relatado um episodio triste, que foi a morte do seu pai e as consequências que agravaram as condições financeiras de sua família.
   No percurso de sua vida escolar teve um professor que o inspirou a seguir a carreira de educador e mesmo formando-se em direito não pode fugir de sua vocação em construir conhecimentos. Quando escolheu esse caminho, deu o melhor de si, preparando-se muito e assumindo o compromisso de educar jovens e adultos, após casar-se em 1940, enjagou-se na luta pela educação dos excluídos , tornando-se a sua voz, em congressos e movimentos populares. Seu modo de educar foi inovador, educando através do contexto social.
    A pagina 16 traz um fato histórico importante, que foi a oficialização pelo ministério da educação e cultura do seu projeto de alfabetização. Enquanto estava viajando pelo Brasil colocando seu projeto em pratica, veio o golpe militar que barrou seus sonhos e o exilou por 16 anos. Entretanto Freire se destacou mundo afora, tendo seu trabalho reconhecido em vários países como: Chile, Estados Unidos, Suíça, África do sul entre outros. No seu exilo, produziu várias obras, no Chile escreveu uma das mais conhecidas: Pedagogia do oprimido.
   Em 1980, diante de um novo cenário político democrático, Freire finalmente retornou para o Brasil, onde foi recebido com muita honra. Ele recomeçou sua vida no Brasil e passou a dar aulas nas universidades da UNICAMP e PUC- SP, onde lecionava no curso de Pós-graduação em Supervisão e currículo. O Brasil teve a oportunidade por dois anos, 1989 a 1991, de ter no comando do ministério da educação um ministro educador e inovador, foi quando freire assumiu esse cargo.     
   Outra data importante, 27 de setembro de 2009, Paulo Freire foi anistiado, recebendo o pedido de desculpas do governo brasileiro.
   Foi pelo talento e visão humanística, que aquele menino vindo do nordeste , torna-se um dos brasileiros de grande destaque na história da educação, sendo condecorado com vários títulos como:39 títulos de doutor honore causa, Prêmio Príncipe das Astúrias e indicado ao Nobel da Paz. Foram erguidas varias obras em sua homenagem e inúmeros cientistas da educação de 90 países inspiram-se nos seus pensamentos.

    Ao termino da obra as autoras utilizam a palavra inventada “Amoração”, que significa amor e ação, para traduzirem Paulo Freire. O encerramento se faz com a informação sobre a sua morte, que se deu no dia 2 de maio de 1997, em decorrência de um infarto. O desfeche do livro se dá com as próprias palavras do grandioso educador, onde ele fala da contribuição que poderia deixar para o mundo.
   Esta obra é de uma simplicidade e grandiosidade, que só quando as pessoas a lerem, poderão mensurar sua relevância. As autoras conseguiram descrever a história de Paulo Freire em poucas linhas, de um modo fiel e atraente, tudo isso, com uma linguagem simples, haja vista que seu publico alvo são crianças, que provavelmente serão levados a despertar o gosto pela leitura, além de terem a oportunidade de conhecerem um pouco da história desse magnífico educador, o conhecendo, quem sabe poderão até espelhar-se no seu exemplo.
    Apesar da obra não ser direcionada especificamente para adultos, o seu conteúdo é tão envolvente, que pode ser apreciado por diversos leitores, sobretudo os interessados pela educação Freiriana, que poderão apreciar esta obra, bem como aliar sua leitura a outros conhecimentos sobre o autor. Educadores também poderão adota-lo para ser utilizados pelos seus alunos, quer seja na educação básica ou como apoio aos estudos do ensino superior.





















Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 28489


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Educação Ambiental: Causa Urgente. Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Resenhas Paulinho, o menino que escreveu uma nova história Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Frases Mundo amor Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Poesias POETA Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Poesias Magia da infância Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Poesias Sonho de afeto Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Poesias Poesia Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Contos O infinito amor de John e Maria Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Poesias A virgula Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Poesias A prostituta virou mulher prendada Dilcimar Ribeiro Fonsêca

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
haicai - rodrigo ribeiro 29803 Visitas
The crow - The Wiki World - The Crow 29737 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29047 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 28859 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 28842 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 28841 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 28839 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 28835 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 28834 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 28833 Visitas

Páginas: Próxima Última