Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
RESENHA CRÍTICA
UMA VERDADE INCONVENIENTE
EUDIRÊ DE SANTANA SANTOS

Resumo:
Esse é um documentário educativo do jornalista, ecologista e cientista político Albert Arnold Gore Júnior, ele foi vice-presidente nos anos de 1993 a 2001, concorrendo à cadeira de presidente e perdendo em 2000. Em 2006 lançou An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), que o ajudou a ganhar o prêmio Nobel da paz em 2007.

O trabalho mostra de forma clara a decadência na saúde do planeta terra causada pelas ações do homem principalmente após a grande Revolução Industrial. Ele mostra através de estatísticas a ascendência nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera terrestre ajudando no tão conhecido aquecimento global e traz imagens reais da degradação por esse causadas como o derretimento das geleiras e da neve em locais mais distante dos polos em poucos anos. Apesar de se transmitir periodicamente na mídia as informações sobre o aumento nos níveis do oceano, nos níveis de emissão de gases estufa, desflorestamento, e outros acontecimentos preocupantes, Al Gore tenta reunir de forma dinâmica, objetiva e concisa, por meio de dados científicos, históricos e imagens reais, informações suficientes na tentativa de conscientizar a população terrestre sobre a boa Gestão Ambiental dos recursos naturais.
Al Gore cita acontecimentos que o ajudaram a pensar sobre o assunto dentre os quais está a morte de sua irmã com câncer no pulmão e as aulas, que tomavam sua atenção, de um professor que o fizeram a olhar para a natureza de forma diferente. O documentário se enche de informações mais veementes com dados sobre furacões que destroem cidades inteiras, terremotos, secas históricas, imagens impressionantes de geleiras sendo desfeitas e outros recursos no sentido de impressionar e comover o receptor da mensagem proposta. Sua visão volta-se para os cenários político, econômico e moral, quando deixa a entender que são estes os motivos principais que levam a natureza a sofrer tanto e sem piedade a denominada “Crise Global”. Na visão do autor, a classe política e econômica não está interessada na mudança de atitude frente aos desafios ambientais, pois isso implica em caminhos diferentes que não agradam a indústria, e daí vem a consciência moral das pessoas que não são levadas por aqueles a pensar sabiamente sobre o tema. Para essas, Al Gore cita formas inteligentes consumo como a utilização de bens recicláveis, energia renovável, água sem desperdício, etc. apontando e promovendo mudanças nos ouvintes.

O documentário “Uma Verdade Inconveniente” é uma produção digna de um pensador consciente da Gestão Ambiental. Através de sua forma didática e dinâmica e com recursos bem utilizados ele traz uma realidade presente e que deveria ser mais inserida na mídia mundial. Suas críticas aos pensamentos políticos e capitalistas mundiais levam o telespectador a refletir sobre os verdadeiros propósitos egoístas das classes dominantes e isso leva as massas a uma consciência de responsabilidade mesmo que não de forma tão expressiva como se deveria. Ganhador de prêmios por seu trabalho na busca pela proteção ambiental, Al Gore se mostra muito preocupado com o tema consegue, com excelência, comover e conscientizar expondo desde as mudanças climáticas, mostrando suas fazes e causas, até mesmo apontando soluções para sanar o problema que é mundial.


Biografia:
EUDIRÊ DE SANTANA SANTOS - GRADUANDO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Número de vezes que este texto foi lido: 133


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas RESENHA CRÍTICA EUDIRÊ DE SANTANA SANTOS
Resenhas RESENHA CRÍTICA EUDIRÊ DE SANTANA SANTOS


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2017
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 182601 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 146720 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 146483 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 128166 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 67248 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 64169 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 58345 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 57576 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 57312 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 53395 Visitas

Páginas: Próxima Última