Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Conversa sobre leitura e escrita
Roberto de Queiroz

A expressão acima faz alusão ao assunto abordado em meu livro mais recente, cujo título é “Leitura e escrita na escola: ensino e aprendizagem” (edição revista e ampliada – editora Multifoco, 2016). Esse livro teve sua 1ª edição em 2013 e continha a penas dois capítulos. Recentemente, resolvi revisá-lo e ampliá-lo. Assim, nessa nova edição, fiz a revisão de alguns conceitos e referências, bem como o acréscimo de quatro novos capítulos. Agora, são seis no total.

O primeiro e o segundo capítulos reúnem questões teóricas, de fontes variadas, sobre os objetivos e funções da leitura, os níveis de conhecimento utilizados mediante o ato de ler e outras questões referentes à textualidade, necessárias para o desenvolvimento dos próximos tópicos. O terceiro e o quarto capítulos discorrem sobre o papel dos elementos de comunicação e das funções da linguagem no processo de recepção e produção de textos. O quinto capítulo aborda o discurso no texto ficcional escrito. O sexto e último capítulo trata de atividades de leitura e escrita realizadas no ensino fundamental e médio.

Prosseguido com essa conversa, compartilho com quem ainda não leu a obra em apreço a opinião de quem já a leu. No dizer de Iolita Campos (ex-professora de Linguística da FAMASUL-PE), “esta nova edição [...] traz para o leitor uma obra de suma importância para os estudiosos e usuários da língua materna enquanto instrumento de comunicação e interação. Com ênfase na leitura e produção de textos, o autor procura contribuir para a formação de leitores e escritores a partir da sala de aula, na relação professor/aluno, valorizando a bagagem cultural que o estudante possui e o constante estudo e reflexão que o educador pratica”.

Araken Guedes Barbosa (professor do Departamento de Letras da UFPE) afirma que “o leitor encontrará nesse trabalho uma gama variada de tópicos que incluem os objetivos e as funções da leitura, o conhecimento prévio do leitor e algumas sugestões pedagógicas que o autor oferece aos que se interessam pelo desenvolvimento dessas habilidades de recepção e produção tão importantes no processo educativo”.

Na opinião de Admmauro Gommes (professor do Departamento de Letras da FAMASUL-PE), no tangente ao ensino de leitura e escrita, a obra “aponta uma falha que distorce os encaminhamentos oriundos dos tantos encontros pedagógicos que acontecem no âmbito das formações continuadas nas redes públicas de ensino: um evidente afastamento entre a teoria e a prática”.

Para Nelly Carvalho (professora da Pós-Graduação em Letras da UFPE), não existe uma fórmula mágica nem única para ensinar a ler e escrever. “Cada professor deve buscar o caminho, de acordo com as características suas e da turma que leciona. É esse caminho que o professor Roberto de Queiroz [...] procura encontrar e construir com seu livro “Leitura e escrita na escola: ensino e aprendizagem”. [...] A sua leitura vale como uma forma de mostrar caminhos já trilhados para quem ainda não encontrou os seus”.

(Texto publicado na Folha de Pernambuco,12/09/2016, Opinião, p. 7)



Biografia:
Roberto de Queiroz é professor de Língua Portuguesa, graduado em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL), 2003, especialista em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), 2007, formado em Mediação de Leitura pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2012, e especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, 2012. Publicou cinco livros e integra várias antologias. Possui poemas, contos, crônicas e artigos publicados em jornais e revistas. Já foi laureado em certames literários realizados em Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. Livros do autor: “Meus versos livres e soltos”, Recife, PE, Edição do Autor, 1997; “A nudez de escrever”, Curitiba, PR, Editora Protexto, 2011; “O enigma do olhar”, Olinda, PE, Editora Livro Rápido, 2012; “Leitura e escritura na escola: ensino e aprendizagem”, Olinda, PE, Editora Livro Rápido, 2013; “Leitura e escrita na escola: ensino e aprendizagem” (ed. rev. e ampliada), Rio de Janeiro, RJ, Editora Multifoco, 2016.
Número de vezes que este texto foi lido: 410


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Conversa sobre leitura e escrita Roberto de Queiroz
Resenhas Meus versos livres e soltos Roberto de Queiroz


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2017
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 182806 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 148883 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 148472 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 128329 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 67386 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 64808 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 58844 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 58673 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 57547 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 53555 Visitas

Páginas: Próxima Última