Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Vada a bordo, cazzo!
Rafael da Silva Claro



Essa pandemia revelou que o nosso transatlântico está sob o comando de vários capitães Schettino. Francesco Schettino, ex-capitão, abandonou o navio Costa Concordia, depois do naufrágio causado por ele. Por que eu comparo nossos governantes ao pseudocomandante italiano? Porque as atitudes foram tomadas com covardia e de acordo com o padrão de vida deles. Salve-se quem puder!

João Doria, governador de São Paulo e líder do conluio que jogou milhões de pessoas na pobreza, mora nos Jardins, região nobre da capital paulista. O famigerado lockdown, de tão errado, causou apenas efeitos colaterais, aglomerou pobres. Atividades essenciais: empregada doméstica, porteiro, motoboy e quaisquer outras indispensáveis para manter “as elite” assistindo streaming, recebendo comida delivery, trabalhando no home office, gravando lives e estudando à distância.

O grande impacto dessa doença foi democrático, pois atingiu desde a classe Z até a A. O que virá depois é o paraíso dos monopolistas. Após a quebradeira, grandes conglomerados encontrarão, em meio à terra devastada, grandes pechinchas entre terrenos, imóveis prontos e pequenos negócios. Quem tiver algum capital reabrirá.

Muitos sindicatos estão adorando, nunca houve uma greve geral com adesão sequer parecida. Com o beneplácito global do princípio humanitário de “salvar vidas”, os sindicalistas desejam que tudo permaneça como está: fechado.

A Língua Portuguesa nos ensina o verbo imperativo, uma ordem: FIQUE em casa. A propaganda difunde a linguagem conativa: #Fiqueemcasa, parecido com a estratégia do “Beba Coca-cola”.

O coronavírus é invisível, entretanto tornou visível a covardia, a pusilanimidade de homens de geleia. A falta de liderança só traz uma certeza: se o navio afundar, salve-se quem puder. Ano que vem, o desastre da covid-19 será o grande assunto das eleições. Todos os candidatos se apresentarão como o governante ideal, mas a realidade diz: se o navio começar a naufragar, eles serão os primeiros a abandoná-lo.

Estamos assistindo uma corrida macabra, fingindo ser a atitude altruísta para “salvar vidas”. O que realmente está ocorrendo é uma disputa eleitoral antecipada. O vírus é o pau-de-sebo com dinheiro e poder. Cada momento, proporcionado pelo vírus, é explorado como uma peça publicitária.

Metaforicamente, cada político está fazendo de tudo para o Corinthians, ou Flamengo, cair para a Segunda Divisão, para depois se apresentar como o técnico salvador da pátria. É a tática do “quanto pior, melhor”.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52859


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios 🔴 Meia-boca [Piada grátis, no final do texto] Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Arquivos X Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Está todo mundo preso Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Show do bilhão Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Prenda-nos se for capaz Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Telespectador na linha Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Só se vive uma vez Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O capitão e o sindicalista Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Uma noite em Las Vegas Rafael da Silva Claro
Resenhas 🔴 Euforia e exaustão Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 410.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55026 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54908 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54804 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54705 Visitas

Páginas: Próxima Última