Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Deus e o avivamento espiritual
Patrícia

“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” Esdras 7.10

A Bíblia relata que o povo de Israel sofreu as consequências de sua desobediência a Deus sendo levado ao cativeiro. Deus enviou alertas, mas esses foram sucessivamente ignorados. Em 2 Crônicas 36.15-16 lê-se: “E o Senhor Deus de seus pais falou-lhes constantemente por intermédio dos mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e escarneceram dos seus profetas; até que o furor do Senhor tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve.” O rei Nabucodonosor derrubou os muros de Jerusalém, queimou o templo do Senhor e provocou grande destruição, além de levar o povo para a Babilônia, deixando no território apenas os mais pobres.
Anos mais tarde, o povo de Israel em cativeiro babilônico recebeu uma promessa pelo ministério de Jeremias, conforme está escrito em Jeremias 29.10: “Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.” No ano 538 a.C. essa promessa começou a se cumprir, quando o primeiro grupo de cativos de Israel deixou a Babilônia e retornou à sua pátria. Em 457 a.C. o segundo grupo voltou para Jerusalém liderado por Esdras.
Esdras foi um grande líder, essencial ao avivamento espiritual. Após tantos anos de cativeiro era necessário que seus compatriotas recebessem o ensino da palavra de Deus, a fim de viverem conformados à vontade Dele e não mais sofressem por desobediência. Assim, a Esdras coube papel fundamental no ensino da lei do Senhor. Foi um homem culto, escriba e sacerdote, conhecedor profundo da palavra de Deus e um encorajador. Inclinou seu coração para estudar a lei do Senhor e, não apenas isso, também vivê-la. Não teria sentido ensinar a lei se ele não tivesse testemunho de fidelidade perante Deus e o povo. Estudando, aprofundando-se e praticando-a, pode ensinar com autoridade. Ele não foi um hipócrita, exigindo dos outros o que não praticava. Sua vida foi grande testemunho diante da nação. Ensinou sobre o culto a Deus e sobre questões pessoais que interferiam na santidade e purificação e, assim, o avivamento foi possível.
No Novo Testamento várias passagens combatem a hipocrisia. Por exemplo, Jesus disse em Mateus 23.2-3: “Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem.” Jesus orienta os Seus seguidores (não somente os líderes espirituais) a viverem em verdade, sem fingimentos, porque Ele reconhece o obediente como sendo Seu discípulo. Existem dois grupos de pessoas na passagem acima: as que sabem, praticam e ensinam o que é certo e as que sabem e ensinam o que é certo, mas não praticam o que é certo. Jesus exige vida em verdade, porque Ele é a Verdade. Portanto, as três atitudes de Esdras são indispensáveis para o avivamento espiritual, pois somente a verdade pode reavivar o que está morto.





Biografia:
Sou cristã, escritora e curitibana. Formada em Letras, com diversos cursos teológicos. Vamos trocar ideias e aproveitar as palavras para expressar as maravilhas da vida.
Número de vezes que este texto foi lido: 228


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios Deus cuida de nossas decisões Patrícia
Ensaios As misericórdias são inesgotáveis Patrícia
Ensaios Jesus Cristo e os desafios Patrícia
Poesias Palavra poderosa Patrícia
Ensaios Deus me conhece Patrícia
Ensaios Plano de Deus Patrícia
Ensaios Deus nos formou com muito amor Patrícia
Ensaios Infidelidade Patrícia
Ensaios Voltando ao assunto Patrícia
Ensaios Deus e a minha oração Patrícia

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 30.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 184905 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 160329 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 160066 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 130131 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 113390 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 75444 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 69356 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 63438 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 59553 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 55176 Visitas

Páginas: Próxima Última