Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Só falarei sobre coisas boas.
O brasileiro precisa valorizar-se
Jânio Resende Olieira

Resumo:
Analise de matérias sobre o desenvolvimento científico no Brasil

Só falarei sobre coisas boas.

     Tenho escrito somente criticas ao Brasil e a sua sociedade, sou professor de humanas, e por formação e índole tenho, me esforçado muito para criticar vários aspectos da ida do brasileiro de modo geral. Mesmo que eu vivesse em um país um pouco mais solidário0 e de melhor distribuição ainda assim seria o meu dever criticar pois um país sem uma voz discordante é um bando de zumbis, ou seja está morto e acabado, mas hoje não escolhi para elogiar, garanto que hoje não colocarei nenhum empecilho no texto que não seja, floreios e bendicências, ou seja só escreverei coisas boas sobre o Brasil.
     Lendo alguns periódicos antigos me deparei com duas reportagens seguidas sobre o avanço tecnológico promovidos pela educação, uma da escola particular, Colégio St. Paul`s , renomado colégio situado na cidade de São Paulo, criado aqui por descendentes europeus ingleses, e outro avanço formatado nas dependências públicas da UFMG, um financiado pela CAOA, indústria de automóveis, e outra pelo dinheiro público. Mas ambas em seus campos de atuação, evidenciam o que nós temos de melhor no Brasil que é o brasileiro.
     O primeiro texto falava sobre a atuação de jovens promissores, que que por diversos motivos, dentre eles o de serem e estarem sobre a tutela de educadores vinculados a colégio Europeu, acabaram por participar da Green Power, uma espécie de corrida de carros elétricos, onde tanto o motor e as baterias são fornecidas pelo organizadores, ficando a cargo da genialidade e inventividade dos alunos a construção do bólido, ou seja imaginação e competência, são fatores primordiais nesta tarefa. O que resultou em uma classificação de 22º lugar pra o grupo de alunos, perdoe-me esqueci de mencionar , o grupo testou aqui em minha cidade o carro elétrico , no campo de prova da CAOA , inclusive esta matéria era para pela indústria. Coisa que não tira o brilho da façanha, pois tiveram menos de 5 meses para construir, testar e correr, mas o que mais surpreendeu, foi o grupo de alunos ficaram a frente de antigos concorrentes, ou seja o desempeno destas mentes pensantes foi excepcional, maravilhoso.
     A segunda matéria refere-se a produção científica de uma bioquímica conhecida como Fernanda Tornelli, que propôs e realizou a produção de hormônios humanos através de engenharia genética, o que configurou uma sacada e trabalho genial, o peixe é modificado geneticamente para produzir hGH hormônio de crescimento, ou outro qualquer e excreta através do xixi, o que preserva o animal enquanto que o transforma numa fábrica de remédios, o que de certa forma é benéfico tanto para o animal quanto para o ser humano.
     O que me espantou não foi a genialidade dos feitos foi estarem no mesmo compêndio, e de falarem sobre a mesma coisa, do progresso humano, e de não importarem com o financiamento, ou seja a economia, ou a classe social ou a origem, apesar de darem oportunidades diferentes, produziram o mesmo efeito, o que realmente foi primordial na construção dos dois feitos, não foram as estatísticas econômicas em primeira importância, e sim a vontade humana como fator de desenvolvimento, a necessidade de criar e mudar as coisas, e as pessoas, estas sim foram as ferramentas usadas para construir o futuro, a posição social e o dinheiro tiveram influencia mas somente como apoios, muletas supervalorizadas, o que foi preponderante mesmo foi o fator homem, o ser humano, em sua luta incansável de superar a si mesmo.   


Biografia:
Jânio, Professor de Geografia e Edafologia
Número de vezes que este texto foi lido: 211


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios Só falarei sobre coisas boas. Jânio Resende Olieira
Artigos Só a Natureza nos iguala Jânio Resende Olieira


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 184328 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 157752 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 157710 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 129638 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 91588 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 71479 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 68915 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 62227 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 58986 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 54693 Visitas

Páginas: Próxima Última