Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A MOSCA E A LAGARTIXA
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UMA CASINHA ONDE MORAVAM PENÉLOPE, A MOSCA E DIANA, A LAGARTIXA. A MOSCA ERA MUITO PREGUIÇOSA E A LAGARTIXA MUITO TRABALHADORA. ENTÃO, POR ISSO, ELAS NÃO SE DAVAM BEM. A MOSCA GOSTAVA DE PASSEAR NO MEIO DO LIXO E COMER O RESTO DOS ALIMENTOS QUE AS PESSOAS DEIXAVAM NOS PRATOS APÓS AS REFEIÇÕES. A LAGARTIXA SE ACHAVA PODEROSA E SUPERIOR A MOSCA PORQUE QUANDO ELA PERDIA O SEU RABINHO, APÓS ALGUNS DIAS, CRESCIA OUTRO AINDA MAIS FORTE. A MOSCA, SABENDO QUE SUA VIDA ERA CURTA DEMAIS NÃO ESTAVA NEM AI PARA A LIMPEZA DA CASA, SÓ QUERIA MESMO ERA SE DIVERTIR. A LAGARTIXA VIVIA ATRÁS DE UM QUADRO PENDURADO NA PAREDE E SÓ SAÍA DE LÁ A NOITE. ELA ERA MUITA FRIA, COMPRIDA E MAGRICELA. A MOSCA ERA BARRIGUDA, POIS, VIVIA A MAIOR PARTE DO TEMPO PARADA EM CIMA DOS ALIMENTOS E CHEIRAVA MUITO MAL. CERTA VEZ, A MOSCA SAIU PARA PASSEAR E POUSOU EM CIMA DE UM PÃO DOCE, DEPOIS PASSEOU PELAS CARNES E POR FIM NADOU NUM COPO DE REFRIGERANTE. MAS, A LAGARTIXA TAMBÉM RESOLVEU SAIR E VIU A MOSCA BELA E FOFA POUSADA NOS ALIMENTOS E ISSO A IRRITOU PROFUNDAMENTE. DIANA QUE ERA UMA EXCELENTE CAÇADORA NÃO PENSOU DUAS VEZES E COMEÇOU UMA PERSEGUIÇÃO CONTRA A MOSCA, A LAGARTIXA FOI INDO BEM DEVAGARINHO AO ENCONTRO DA MOSCA INIMIGA PARANDO NA SUA, PRATICAMENTE SEM SE MEXER. A MOSCA NÃO ESTAVA NEM AI PARA ELA, MAS, QUANDO LAGARTIXA SOLTOU A LÍNGUA COMPRIDA PARA FORA A MOSCA QUASE MORREU DE SUSTO E MAIS QUE DEPRESSA SAIU VOANDO E EMITINDO UM SOM ESTRANHO VINDO DE SUAS ANTENINHAS COMO SE FOSSE UM PEDIDO DE AJUDA QUE ACABOU CHAMANDO A ATENÇÃO DOS OUTROS INSETOS QUE MORAVAM NAQUELA CASINHA E UM GRANDE EXÉRCITO DE INSETOS SE FORMOU NA FRENTE DA MOSCA. NA FRENTE DE BATALHA, VIERAM OS PERNILONGOS QUE LARGARAM DE MORDER O BUMBUM DO NENÉM DOS DONOS DA CASA, DEPOIS CHEGARAM AS PULGUINHAS QUE INTERROMPERAM A SUA DANÇA DO IÊ, IÊ, IÊ E LÁ NO FINAL DA FILA DOS SOLDADOS ESTAVAM AS TRAÇAS E OS CUPINS QUE PASSARAM O DIA INTEIRO ROENDO AS ROUPAS NOVAS DA DONA DAQUELA CASINHA E AS MADEIRAS DAS PORTAS E JANELAS. A LAGARTIXA COMO SEMPRE ESTAVA TÃO GELADA QUANTO UM CUBO DE GELO ACELEROU O PASSO E FOI ENFRENTAR SOZINHA O BANDO DOS INSETOS. ELA CHICOTEAVA UM POR UM COM SUA LÍNGUA COMPRIDA E COMO UM RAIO IA COLANDO TODOS NAS SUAS PATAS GRUDENTAS E PEGAJOSAS COMO SE FOSSE UMA COLA. ENTÃO, A LAGARTIXA CADA VEZ MAIS FOI FICANDO IRRITADA COM A MOSCA E OS OUTROS INSETOS QUE ESTAVAM ALI PARA DEFENDER ELA DAS GARRAS DA LAGARTIXA PARA QUE NÃO FOSSE ENGOLIDA PELA LÍNGUA DELA. NESSE MOMENTO A LAGARTIXA DISSE PARA A MOSCA:
- EU JÁ MOREI ATÉ EM CASA QUE NÃO TINHA TETO E NEM PAREDES. EM CASA QUE NÃO TINHA NADA. NEM QUADROS NAS PAREDES PARA EU DORMIR SOSSEGADA. NESSAS CASAS ERA TUDO LIMPO, NÃO TINHA SUJEIRA E NEM INSETOS PARA ME FAZER PERDER A MINHA PACIÊNCIA. AI QUE SAUDADE DA CASA NÚMERO ZERO. LÁ EU ERA FELIZ E NÃO SABIA.
ENTÃO, NESSA FESTA, EU PRECISO DAR UM FIM, OS PASSEIOS DE VOCÊS PELOS CANTOS DESSA CASA PRECISAM TER UM FIM.
E A MOSCA REAGIU:
- QUE MAL EU LHE FIZ PARA VOCÊ QUERER ME ENGOLIR COM TANTO APETITE ASSIM?
- ORA, PORQUE VOCÊ VIVE NO MEIO DO LIXO. VOCÊS SÃO SUJAS E NÃO GOSTAM DE SE LAVAR. ESPALHAM OS ALIMENTOS EM QUALQUER LUGAR E AINDA FAZEM AS PESSOAS ENGOLIREM SUAS LARVAS QUE ENTERRAM NOS ALIMENTOS QUE ELAS VÃO COMER.
E A MOSCA CHATEADA COM AS OFENDAS DA LAGARTIXA DISSE:
MAS, VOCÊ TAMBÉM CAUSA PROBLEMAS NA VIDA DAS PESSOAS?
- EU NÃO, DE JEITO NENHUM, POIS ELAS GOSTAM DE MIM PORQUE EU FAXINO A CASA DELAS, TODOS OS DIAS, LIVRANDO-AS DA DESAGRADÁVEL E CHATA COMPANHIA DE VOCÊS.
- MAS, LAGARTIXA, VOCÊ QUANDO TOCA A PELE DAS PESSOAS CAUSA DOR E DESCONFORTO PROVOCANDO COCEIRAS E ÀS VEZES ATÉ QUEIMAÇÕES.
- ENTÃO, NÃO SAIA POR AI JULGANDO E ATIRANDO A PRIMEIRA PEDRA. TODOS NÓS TEMOS QUALIDADES E DEFEITOS. POR ISSO, SE NÃO QUER SER JULGADA NÃO JULGUE OS OUTROS.
- ENTÃO, A LAGARTIXA ABAIXOU A CABEÇA DEPOIS DE OUVIR AS PALAVRAS QUE A MOSCA USARA PARA TOCAR O SEU CORAÇÃOZINHO FRIO E EGOÍSTA E NUM GESTO DE HUMILDADE, PEDIU DESCULPAS A MOSCA E QUE TAMBÉM A PERDOASSE PELAS OFENSAS DIRIGIDAS A ELA.
- ENTÃO, A MOSCA PERDOOU A LAGARTIXA QUE EM SEGUIDA DEU-LHE UM LONGO E CARINHOSO ABRAÇO. E ASSIM A MOSCA E A LAGARTIXA PASSARAM A VIVER UMA NA COMPANHIA DA OUTRA CRIANDO ENTRE ELAS LAÇOS DE AMOR E AMIZADE PARA SEMPRE DENTRO DAQUELA CASINHA.E ASSIM FOI UM ZUM, ZUM, ZUM PARA LÁ, UM ZUM, ZUM, ZUM PARA CÁ E UM ZUM, ZUM, ZUM PARA TODOS OS CANTOS DA CASA ATÉ O SOL RAIAR QUANDO A MOSCA, A LAGARTIXA E OS DEMAIS INSETOS CANSADOS DE CELEBRAR A AMIZADE ENTRE AS DUAS A NOITE TODA FORAM DORMIR O SONO DOS JUSTOS.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 46 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 28507


Outros títulos do mesmo autor

Contos O CAIRARA GORDUCHO Saulo Piva Romero
Contos O SÁBIO DO ORIENTE E O ESCORPIÃO Saulo Piva Romero
Contos A ORQUESTRA DOS ANÕES DA FLORESTA DE CHILLON Saulo Piva Romero
Contos BOM DIA! Saulo Piva Romero
Contos KINU E O BICHO- DA- SEDA Saulo Piva Romero
Poesias A ZEBRA E O MACACO Saulo Piva Romero
Contos O SHOW VAI COMEÇAR Saulo Piva Romero
Contos COF! COF! COF! Saulo Piva Romero
Contos UM SARUÊ NA MINHA ESCOLA Saulo Piva Romero
Contos NA TEIA DA ARANHA Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 140.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 47417 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 38837 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 31995 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 31310 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31188 Visitas
Amores! - 30993 Visitas
Desabafo - 30721 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30616 Visitas
Faça alguém feliz - 29922 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29902 Visitas

Páginas: Próxima Última