Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A MOSCA E A LAGARTIXA
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UMA CASINHA ONDE MORAVAM PENÉLOPE, A MOSCA E DIANA, A LAGARTIXA. A MOSCA ERA MUITO PREGUIÇOSA E A LAGARTIXA MUITO TRABALHADORA. ENTÃO, POR ISSO, ELAS NÃO SE DAVAM BEM. A MOSCA GOSTAVA DE PASSEAR NO MEIO DO LIXO E COMER O RESTO DOS ALIMENTOS QUE AS PESSOAS DEIXAVAM NOS PRATOS APÓS AS REFEIÇÕES. A LAGARTIXA SE ACHAVA PODEROSA E SUPERIOR A MOSCA PORQUE QUANDO ELA PERDIA O SEU RABINHO, APÓS ALGUNS DIAS, CRESCIA OUTRO AINDA MAIS FORTE. A MOSCA, SABENDO QUE SUA VIDA ERA CURTA DEMAIS NÃO ESTAVA NEM AI PARA A LIMPEZA DA CASA, SÓ QUERIA MESMO ERA SE DIVERTIR. A LAGARTIXA VIVIA ATRÁS DE UM QUADRO PENDURADO NA PAREDE E SÓ SAÍA DE LÁ A NOITE. ELA ERA MUITA FRIA, COMPRIDA E MAGRICELA. A MOSCA ERA BARRIGUDA, POIS, VIVIA A MAIOR PARTE DO TEMPO PARADA EM CIMA DOS ALIMENTOS E CHEIRAVA MUITO MAL. CERTA VEZ, A MOSCA SAIU PARA PASSEAR E POUSOU EM CIMA DE UM PÃO DOCE, DEPOIS PASSEOU PELAS CARNES E POR FIM NADOU NUM COPO DE REFRIGERANTE. MAS, A LAGARTIXA TAMBÉM RESOLVEU SAIR E VIU A MOSCA BELA E FOFA POUSADA NOS ALIMENTOS E ISSO A IRRITOU PROFUNDAMENTE. DIANA QUE ERA UMA EXCELENTE CAÇADORA NÃO PENSOU DUAS VEZES E COMEÇOU UMA PERSEGUIÇÃO CONTRA A MOSCA, A LAGARTIXA FOI INDO BEM DEVAGARINHO AO ENCONTRO DA MOSCA INIMIGA PARANDO NA SUA, PRATICAMENTE SEM SE MEXER. A MOSCA NÃO ESTAVA NEM AI PARA ELA, MAS, QUANDO LAGARTIXA SOLTOU A LÍNGUA COMPRIDA PARA FORA A MOSCA QUASE MORREU DE SUSTO E MAIS QUE DEPRESSA SAIU VOANDO E EMITINDO UM SOM ESTRANHO VINDO DE SUAS ANTENINHAS COMO SE FOSSE UM PEDIDO DE AJUDA QUE ACABOU CHAMANDO A ATENÇÃO DOS OUTROS INSETOS QUE MORAVAM NAQUELA CASINHA E UM GRANDE EXÉRCITO DE INSETOS SE FORMOU NA FRENTE DA MOSCA. NA FRENTE DE BATALHA, VIERAM OS PERNILONGOS QUE LARGARAM DE MORDER O BUMBUM DO NENÉM DOS DONOS DA CASA, DEPOIS CHEGARAM AS PULGUINHAS QUE INTERROMPERAM A SUA DANÇA DO IÊ, IÊ, IÊ E LÁ NO FINAL DA FILA DOS SOLDADOS ESTAVAM AS TRAÇAS E OS CUPINS QUE PASSARAM O DIA INTEIRO ROENDO AS ROUPAS NOVAS DA DONA DAQUELA CASINHA E AS MADEIRAS DAS PORTAS E JANELAS. A LAGARTIXA COMO SEMPRE ESTAVA TÃO GELADA QUANTO UM CUBO DE GELO ACELEROU O PASSO E FOI ENFRENTAR SOZINHA O BANDO DOS INSETOS. ELA CHICOTEAVA UM POR UM COM SUA LÍNGUA COMPRIDA E COMO UM RAIO IA COLANDO TODOS NAS SUAS PATAS GRUDENTAS E PEGAJOSAS COMO SE FOSSE UMA COLA. ENTÃO, A LAGARTIXA CADA VEZ MAIS FOI FICANDO IRRITADA COM A MOSCA E OS OUTROS INSETOS QUE ESTAVAM ALI PARA DEFENDER ELA DAS GARRAS DA LAGARTIXA PARA QUE NÃO FOSSE ENGOLIDA PELA LÍNGUA DELA. NESSE MOMENTO A LAGARTIXA DISSE PARA A MOSCA:
- EU JÁ MOREI ATÉ EM CASA QUE NÃO TINHA TETO E NEM PAREDES. EM CASA QUE NÃO TINHA NADA. NEM QUADROS NAS PAREDES PARA EU DORMIR SOSSEGADA. NESSAS CASAS ERA TUDO LIMPO, NÃO TINHA SUJEIRA E NEM INSETOS PARA ME FAZER PERDER A MINHA PACIÊNCIA. AI QUE SAUDADE DA CASA NÚMERO ZERO. LÁ EU ERA FELIZ E NÃO SABIA.
ENTÃO, NESSA FESTA, EU PRECISO DAR UM FIM, OS PASSEIOS DE VOCÊS PELOS CANTOS DESSA CASA PRECISAM TER UM FIM.
E A MOSCA REAGIU:
- QUE MAL EU LHE FIZ PARA VOCÊ QUERER ME ENGOLIR COM TANTO APETITE ASSIM?
- ORA, PORQUE VOCÊ VIVE NO MEIO DO LIXO. VOCÊS SÃO SUJAS E NÃO GOSTAM DE SE LAVAR. ESPALHAM OS ALIMENTOS EM QUALQUER LUGAR E AINDA FAZEM AS PESSOAS ENGOLIREM SUAS LARVAS QUE ENTERRAM NOS ALIMENTOS QUE ELAS VÃO COMER.
E A MOSCA CHATEADA COM AS OFENDAS DA LAGARTIXA DISSE:
MAS, VOCÊ TAMBÉM CAUSA PROBLEMAS NA VIDA DAS PESSOAS?
- EU NÃO, DE JEITO NENHUM, POIS ELAS GOSTAM DE MIM PORQUE EU FAXINO A CASA DELAS, TODOS OS DIAS, LIVRANDO-AS DA DESAGRADÁVEL E CHATA COMPANHIA DE VOCÊS.
- MAS, LAGARTIXA, VOCÊ QUANDO TOCA A PELE DAS PESSOAS CAUSA DOR E DESCONFORTO PROVOCANDO COCEIRAS E ÀS VEZES ATÉ QUEIMAÇÕES.
- ENTÃO, NÃO SAIA POR AI JULGANDO E ATIRANDO A PRIMEIRA PEDRA. TODOS NÓS TEMOS QUALIDADES E DEFEITOS. POR ISSO, SE NÃO QUER SER JULGADA NÃO JULGUE OS OUTROS.
- ENTÃO, A LAGARTIXA ABAIXOU A CABEÇA DEPOIS DE OUVIR AS PALAVRAS QUE A MOSCA USARA PARA TOCAR O SEU CORAÇÃOZINHO FRIO E EGOÍSTA E NUM GESTO DE HUMILDADE, PEDIU DESCULPAS A MOSCA E QUE TAMBÉM A PERDOASSE PELAS OFENSAS DIRIGIDAS A ELA.
- ENTÃO, A MOSCA PERDOOU A LAGARTIXA QUE EM SEGUIDA DEU-LHE UM LONGO E CARINHOSO ABRAÇO. E ASSIM A MOSCA E A LAGARTIXA PASSARAM A VIVER UMA NA COMPANHIA DA OUTRA CRIANDO ENTRE ELAS LAÇOS DE AMOR E AMIZADE PARA SEMPRE DENTRO DAQUELA CASINHA.E ASSIM FOI UM ZUM, ZUM, ZUM PARA LÁ, UM ZUM, ZUM, ZUM PARA CÁ E UM ZUM, ZUM, ZUM PARA TODOS OS CANTOS DA CASA ATÉ O SOL RAIAR QUANDO A MOSCA, A LAGARTIXA E OS DEMAIS INSETOS CANSADOS DE CELEBRAR A AMIZADE ENTRE AS DUAS A NOITE TODA FORAM DORMIR O SONO DOS JUSTOS.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 46 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 27938


Outros títulos do mesmo autor

Contos AS MANGAS DO QUINTAL DA SINHAZINHA Saulo Piva Romero
Contos O MENINO JESUS E O COELHINHO Saulo Piva Romero
Contos O URSO DE ÓCULOS Saulo Piva Romero
Contos A CASA SOBRE A ROCHA Saulo Piva Romero
Contos DEVAGAR SE VAI AO LONGE Saulo Piva Romero
Contos A FAMÍLIA DAS CAVERNAS Saulo Piva Romero
Contos ÁGUIA SOLITÁRIA E OS CURUMINS Saulo Piva Romero
Contos A PONTE QUE NOS LEVA AO CÉU Saulo Piva Romero
Contos O JARDIM DAS BORBOLETAS Saulo Piva Romero
Contos PARABÉNS PRA VOCÊ! Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 105.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 36105 Visitas
Amores! - 29622 Visitas
Desabafo - 29493 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 29143 Visitas
PSICOLOGIA E DIREITO - Francisco carlos de aguiar neto 29115 Visitas
Faça alguém feliz - 28920 Visitas
Vivo com.. - 28779 Visitas
viramundo vai a frança - 28601 Visitas
MENINA - 28573 Visitas
eu sei quem sou - 28558 Visitas

Páginas: Próxima Última