Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
1 Coração de pérola e as terras de Adape
Luiz fernando

Resumo:
Fala sobre duas lindas princesas e o filho de um plebeu que se apaixona por ela mas não é tão fácil.

Havia nas terras de Riláviha, dois reinos separados, e no reino do oriente, havia uma princesa que se chamava Elaine, filha da rainha Ana e do rei Pedro, sua irmãzinha Tati era muito esperta e o irmão mais velho, Vinícius, vivia a conquistá as donzelas da província, o rei Pedro e a rainha Ana, contava sempre uma história para eles que dizia:
   A divisão que nos une, nos separa em um pedaço, pois o espaço preenchido, faz dos reinos e mundos um reinado.
   Era uma vês em uma terra fértil e bela, com uma paisagem encantadora, lindos bosques, jardins e águas que caíam do céu, molhando a árvore que brotava da rocha. Terra cujo rei era Vitoriano...
Tati disse: Vitoriano é seu bisavô papai?
Pedro respondeu: Segundo as histórias, minha princesinha ele foi bisavô do bisavô do avô de meu pai, ele tinha um filho muito mal e ganancioso, que cobiçava o trono do pai. A rainha vitória havia falecido a alguns anos e em um banquete dado aos governadores, príncipes e reis para escolher uma princesa para o príncipe Raul, o rei é envenenado, na realidade o banquete foi todo planejado para matarem o rei, obrigaram ele beber o vinho de uma taça envenenada, e antes de falecer disse:
   Dividida está a união real. Como lixo fui jogado e como cão forçado a provar a morte. A divisão está feita haverá guerra e o reino se dividirá, mas entre os reis, nascerá um da linhagem real, cujo nome marcará à história e unirá os reinados dividido e os mundos separados.
   Após a morte do rei Vitoriano ouve guerra e como o rei havia falado, se dividiu o reino e ouve fome, morte, choro e dor. Mas com o passar dos anos os reinos se estabeleceram, foram levantados reis justos que fizeram alianças acabando com a guerra e a fome, mas não foram capaz de unir os reinados. Deixando assim um enigma proferido. Reis e reinados, mundos divididos, terras e províncias, enigma quebrado no pedaço do meio, onde o sol divide as terras e faz união. como levanta o que une, com sabedoria e entendimento, pronto, estudado e capacitado pra reinar, o filho da realeza casará com a princesa real. Um rei bom e justo, terá uma rainha boa e amorosa, fim.
Ana disse: hora de dormir vamos.
      Vinícius seria o sucessor do rei Pedro, mas não queria ser rei, pois gostava de batalhas e desejava se tornar general do exército real, e ninguém fazia ele mudar a decisão seu pai respeitava sua escolha, pois tinha ainda mais duas filhas, e Elaine por ser mais velha que Tati seria herdeira do trono. Então imaginou o rei, a promessa se cumprirá, o rei Thiago tem um filho e assim o filho da realeza se casa com a princesa real.
E o rei disse para Elaine: para você reinar terá que estudar e aprender Tudo sobre realeza, como se comportar sendo uma rainha e líder, amanhã vai vim uma Carruagem do reino do ocidente que vai levar as filhas dos chefes da guarda para estudar, e você irá com elas, ela passará pelo reino de Thiago que vai levar a filha dele e as dos oficiais, juntamente com você, se prepare você vai ficar dois anos lá, Tati pediu pra ir com você, me prometa que vai cuidar dela?
Elaine olha para o pai e diz: pai e se eu não servir para ser rainha?
O rei Pedro fez um carinho em seu rosto e falou: minha pequenina, o tempo passa tão rápido, você já está uma mocinha, e linda como a rainha Ana. Nunca se esqueça, do lado de um grande rei tem sempre uma grande rainha, assim também, do lado de uma grande rainha tem sempre um grande rei, você não vai está só se casará com um bom rapaz que lhe ajudará e reinará do seu lado.
   Os dois se abraçaram e saíram cada um para sua rotina. Elaine era muito linda e formosa, uma princesa elegante e charmosa.
    Minutos depois, Pedro estava conversando com Ana no quarto.
Pedro disse: Ana Elaine está muito insegura e nervosa.
Ana disse: Pedro você não acha que ela é muito nova ainda?
Pedro falou: é pode ser. Seu irmão Vinícius não serve para reinar ele tem o temperamento muito forte.
Ana diz: se o irmão gêmeo de Elaine não tivesse nascido morto.
      Ana começa chorar e Pedro abraça ela e os dois se deitam para ir dormir.
      No reino do ocidente quem reinava era Thiago, ele era como Raul ganancioso, e sua rainha era Fátima uma mulher amorosa e muito linda, eles tinhão um filho e uma filha, Ramón seria o sucessor do rei Thiago, tinha as mesmas qualidades do pai, a princesa Láyane era a moça mais linda dos reinos nem Elaine era como ela, seu rosto era perfeito e seu corpo causava inveja nas rainhas, princesas e entre as demais mulheres e o que deixava ela ainda mais linda é que ela era amorosa, gentio e simpática como a mãe. A princesa que iria com Elaine e a pequenina Tati para a província dos sábios. Ramón tinha uma má fama pelos pais das moças do reino por ser muito galinha, mas tinha uma boa fama pelas moças, porque tiravam uma casquinha do príncipe.
      E entre o reino de Pedro e Thiago avia uma casa com um pequeno pedaço de terra que pertencia a um plebeu por nome Mário, homem cuja a esposa faleceu no parto dos gêmeos Juca e bruna. Vitorino era o filho mais novo. Juca viajou ao reinado de Pedro e conheceu Naiara, moça formosa. Bruna sua irmã se casou com um rapaz do reinado de Thiago, Ordnas, filho de lenrac.   Bruna concebeu e teve Artur. Vitorino se interessou pela sabedoria e com cinco anos de idade foi mandado a província dos sábios. Já fazia doze anos que estava lá e ele foi escolhido para está com as princesa e mostrar toda a beleza do lugar e ensinar o que aprendeu. Esses três irmãos eram muito unidos e ao findar uma estação, se reunião na casa de seu pai, para festejarem e lhe visitar, seu pai também os visitavam.
      Na manhã seguinte o ancião Valdir foi até Vitorino e o enviou na Carruagem para trazer as moças.
Por já ser sábio Vitorino disse ao seu mestre: senhor irei eu e o condutor da Carruagem, sem nenhum guarda? Se acontecer de salteadores nos atacar, o que será das moças?
Seu mestre Valdir disse: a cada dia que se passa você fica mais sábio. Mas fique tranquilo o rei Thiago e o rei Pedro, vai enviar soldados.
      A Carruagem foi buscar as moças, Ramón iria com sua irmã que o rei ordenou. Parou e a princesa Elaine subiu e quando ela entrou Vitorino sentiu algo diferente pois era a primeira vês que ele via a princesa Elaine.
"Não eu não posso sentir isso, ela vai ser rainha e eu sou filho de um mero plebeu". Disse Vitorino em pensamento.
      Mas era tarde Elaine sentiu o mesmo que ele, Vitorino brincalhão, mas muito sábio fazia graça e divertia as garotas, arrancando risos e quando a filha de Thiago subiu, ela viu Vitorino rindo e brincando com a pequenina Tati e foi amor a primeira vista, nenhum moço tinha agradado Láyane, mas Vitorino abalou sua estrutura, Ramón entrou em seguida e quando viu Elaine se apaixonou e Elaine não sentiu nada por ele. Pois era tão mulherengo que nem se podia confiar.
Vitorino se curvou e disse: meu senhor você por aqui?
Ramón quis impressionar E falou: e você achou que era quem, Vitoriano.
Vitorino respondeu: perdão meu senhor.
E ele disse: tá, saia da minha frente. Você está fazendo oque aqui? seu lugar é lá fora com aquele outro porco, sai, sai, sai... Se nós não colocar ordem esses criados imundo ficaram pensando que são alguma coisa.
Láyane disse: Ramón não fale isso com ele. Ele também é como nós e mais sábio.
Ramón respondeu: você agora vai defender os criados, eles são uns porcos inúteis.
       Quando Láyane iria responder,
Vitorino disse: me desculpem? meu lugar não é aqui, lá nós se ver. Eu quero um cavalo irei com os soldados.
    Ramón tinha 18 anos, Elaine 17, Láyane 16 e Vitorino 17. E as outras moças eram de 12, 15 e 18, a mais nova era Tati que tinha 5 anos.
     Envergonhado, sabiamente Vitorino saio com uma cara de tristeza e olhar de raiva, mas havia bondade em seu coração. Pela janela da carruagem, Láyane observava Vitorino e quando eles chegaram Vitorino levou as moças para seus quartos e logo em seguida para conhecer o lugar.
Enquanto andavam pelo corredor do templo Vitorino disse: vocês devem ter ouvido falar desse ancião. Vitoriano, seus pais devem contar a história, "A divisão que nos une, nos separa em um pedaço, pois o espaço preenchido, faz dos reinos e mundos um reinado." ele é bisavô, do bisavô, do avô, do pai da pequenina Tati. E aqui a rainha vitória bisavó, da bisavó, do pai, do bisavô, do avô, do rei Thiago, pai do príncipe Ramón.
Tati disse: Vitorino você mora aqui?
E ele disse: sim esse é meu quarto, faz doze anos que eu estou aqui.
Qual sua idade? Perguntou Elaine.
E ele responde: 17.
E ela disse: eu também tenho 17.
Láyane falou: sua mãe vem lhe visitar, não é?
Ele disse: não eu não sei quem é minha mãe.
Láyane falou: desculpa eu não tive a intenção de tocar no assunto só foi curiosidade.
Vitorino disse: sem problema eu não mim importo em falar.
Ramón querendo humilhar Vitorino, disse: depois de a mãe ter abandonado, o pai mandou pra cá porque não aguentava.
Vitorino ignorou e disse: e esse é Raul filho de Vitoriano, ali está a estátua do grande sábio Mikhail, e aqueles sentados conversando é meu mestre Valdir, o professor que vai ensinar matemática, a professora que encina como se comportar como rainha ou rei.
Tati disse: ser educado?
Isso pequena. Falou Vitorino.
      Quando ele iria mostrar o jardim,
Valdir disse: Vitorino por favor.
Meu mestre o que deseja. Disse o rapaz.
Valdir falou: nós queremos falar com você, pode ser agora?
Vitorino responde: pode, mas e eles?
Dispersá os, e avise o concelho dos sábios que terá uma reunião urgente, disse Valdir.
Tá bem, senhor. Falou Vitorino.
Tati perguntou: eles estão bravos com você.
Não, eles querem uma reunião. Falou Vitorino.
Pra que? Perguntou Tati.
Já vai fazer doze anos que eu estou aqui e próximo ano faço dezoito e terei que escolher uma profissão, ficar aqui ou não. disse Vitorino.
Láyane perguntou: você vai fazer o que? Ou escolher oque?
Talvez eu fique por aqui. Mas vamos eu vou com vocês ou vão ficar aqui? Perguntou Vitorino.
Layane disse: eu vou com você, irei para o quarto.
      As outras meninas ficarão, foram cada uma pra um lugar,
Ramón foi falar com Elaine: oi?
Elaine respondeu: oi.
Ele disse: você é muito linda.
Ela respondeu: já mim falaram isso.
Ramón perguntou: você tem namorado?
Ela respondeu: não. Mas você não será meu namorado.
Ele perguntou: porque?
E ela disse: porque eu não gosto de você.
Ele falou: mas aprende gostar.
Ela disse: meu coração já gosta de outro.
Ele perguntou: é bem daquele criado do Vitorino?
Ela respondeu: e se for qual o problema?
Uma rainha com um camponês dando uma de sábio, kkkk kkkk você será minha rainha. Disse Ramón e saio rindo.
No corredor Láyane disse: Vitorino é legal aqui?
Vitorino respondeu: tem momentos que é chato, só quando não tem ninguém para conversar, mas você vai achar bom, agora tem muita gente e moças lindas como as princesa. Você mesmo é maravilhosa! Muito linda! Mim desculpa eu estou falando de mais já.
Láyane disse: sem problema ninguém nunca teve coragem de falar isso pra mim.
Vitorino falou: "se eu fosse um príncipe seria o mais romântico do mundo e com palavras e poemas te falaria as palavras mais linda sobre o amor".
Láyane disse: você gosta de poesias?
Ele respondeu: sim.
Ela perguntou: esse verso é seu
Ele disse: não, meu mestre recitou um dia ele disse que foi a verso que o rei Vitoriano usou para conquistar a rainha vitória.
Layane perguntou: você é descendente de Vitoriano também
Vitorino disse: não. O nome é parecido mas não, minha mãe era irmã do meu pai ou meu tio, ele mim disse que ela faleceu quando eu nasci e meu pai era soldado do rei e morreu na batalha, eu fiz algumas pesquisas e ele existia mas foi enviado para uma batalha no reino do sul e morreu.
Ela disse: mas você não falou que não conhecia?
Ele disse: eu não queria falar desse assunto naquela hora.
Ela disse você é legal e muito lindo também.
Ele respondeu: obrigado. Eu tenho que ir depois nós se fala.
Ela falou: tá.
Vitorino saio falando: nossa oque é isso que estou sentindo, ela é uma princesa e muito linda, mas a Elaine! É eu só mim apaixono pela pessoa errada nenhuma delas gosta de mim mesmo pra que criar espectativas.
   Vitorino chegou na sala do concelho chamou a todos e foi pra reunião, já estava quase para anoitecer era cerca de cinco horas, a reunião começou cinco e meia.
Matias disse: nós temos as filhas dos reis aqui, e eu tenho certeza que ninguém aqui quer desapontar o rei, Vitorino não vai poder ensinar nada as meninas como antes, me perdoe? Pois se alguma delas não gostar, nós que somos o líder, quem paga. Mas você vai ser o guia delas nos acampamentos e mostrara todo o templo. Prestem atenção? São pessoas muito importantes que estão aqui. Sim sem esquecer, façam seu melhor, são seus futuros reis e rainhas. Obrigado.
     A reunião terminou Vitorino saio e foi ao jardim lá estava as meninas reunidas ao redor de um fogo, Ramón também estava lá, Vitorino sentou em um banquinho e ficou pensando como seria sua mãe e seu pai, a lágrima iria escorrendo no canto do olho.
Elaine chegou pegou em sua mão e disse: vamos estão lhe esperando alí.
Ele respondeu: não eu estou bem aqui, vocês estão entre amigos.
E Elaine disse: então ficarei aqui. E colocou a cabeça no ombro dele e disse: fala o que você faz aqui.
Ele disse: é, só estudo e as vezes saio para os acampamento que tem nunca fiz muitas amizades pois as pessoas sempre são mais ricas que eu e não querem ser meus amigos, um dia estavam todos reunidos assim como vocês e eu fui até eles pensando que iriam mim receberem bem, mas sairão todos. Já estou acostumado sou filho de plebeu mesmo.
Ela disse você é muito bonito e inteligente, não deveria se olhar assim, e quer saber eu estou gostando de você.
Ele disse: mas você vai ser rainha.
Isso mas eu estou gostando de você. Disse Elaine.
     Ela ficou lá com ele mas não aconteceu nada ficaram conversando. Passou um ano e os dois estavam muito amigos Vitorino sabia que Elaine gostava dele, mas ela iria ser rainha, e ele nem príncipe era. Láyane estava gostando muito de Vitorino, ele saio com ela para um passeio pelo jardim, Elaine ficou no templo e sentiu uma sensação estranha, pensou que tinha acontecido algo com Tati mas Tati estava bem. E no jardim Vitorino e Láyane conversava, os dois pararam em um banco que tinha embaixo de uma árvore muito linda que quando está em sua estação ela fica com muitas flores rosas, Láyane olhou nos olhos de Vitorino e disse: eu nunca gostei de nenhum menino pois todos só queriam tirar uma casquinha da princesa. Vitorino já estava apaixonado, os olhos dos dois brilhava.
Ele alisou o rosto de Láyane e disse: eu estou apaixonado por você.
Láyane disse: eu te amo.
    E ela amava ele verdadeiramente.
Vitorino disse: eu te amo. Mas esse é um amor impossível.
Ela perguntou: porque?
E ele respondeu: você é uma princesa filha do rei Thiago, e eu sou Vitorino filho de um plebeu.
Ela disse: esqueça que eu sou uma princesa, pois eu sou uma pessoa como você.
     E quando os dois ia se beijar Elaine, sentiu um aperto no peito, Vitorino vio uma serpente que desceu da árvore e iria picar Láyane mas ele colocou a mão e ela o acertou.
Láyane perguntou: foi oque?
Ele disse: uma serpente mim picou no punho.
      Láyane começou chorar e correu gritando pedindo ajuda, veio os médicos que tinham lá e levaram Vitorino para sua cama onde foi atendido, descobriram que cobra era e fizeram os tratamentos, Vitorino ficou no seu quarto por três dias Láyane e Elaine iria visitar ele sempre.
     Uma semana depois ele estava curado e foi até a biblioteca ele encontrou um livro com um perola que quando ele tocou no livro uma luz bem forte misturada com um vento soprou o lugar de tal maneira que os seus cabelos balançava, o livro se abril.
     Então uma voz bem forte ecoou que dizia: Havia a muitos anos atrás um sábio por nome Henrique, que desejou alcançar sabedoria eterna, mas seu irmão Káio era mau e sentia inveja de Henrique de tal maneira que planejou lhe matar, mas Henrique achou um lugar, onde a água Caia pra cima e não se sabia onde iria chegar, o rio se desaguava no trono dos anciãos mais sábios e poderosos. Eles assistiam tudo de lá de cima e observava os seres humanos, e via a bondade no coração de Henrique e o esforço para alcançar sabedoria eterna, e Henrique mergulhava no rio e ia até ao trono desses poderosos anciãos, ele estava se tornado o homem mais sábio de todos os tempos e Káio sentia muita raiva e vigiou Henrique. Um dia Henrique foi até a caverna e ao chegar no lugar onde iria mergulhar, seu irmão correu e o matou com uma ádaga e as águas do rio o envolveu fazendo assim dos dois uma estátua de água, por essa ação aquelas terras se dividiram em dois mundos. desde então tem uma muralha que separa seres estranhos mais extraordinário de humanos e só um homem será capaz de unir os dois mundos ele se levantará como rei na terra, e habitará com os sábios.
     Vitorino caiu de costa porque teve uma explosão e quando ele olhou a pérola havia rasgado seu manto e entrado no seu peito, se unindo ao seu coração. E le colocou o livro lá e saio.
Vitorino eu estava esperando você? disse o cachorro.
Não, não pode ser, eu estou ficando maluco, aquele cachorro falou comigo. Disse Vitorino correndo, quando olhou para traz, que foi olhar pra frente, Láyane, vinha e ele esbarrou nela e os dois caíram.
E ele disse: era com você que eu queria falar, desculpa por esbarrar em você, vem comigo.
     Pegou em sua mão e levou ela para o jardim, quando ele iria falar, desceu uma águia muito grande do céu, que abaixando a cabeça e se curvando disse: meu rei salve nos da fúria do malvado filho de Káio, ele achou a lança de cristal, arma que é capaz de destruir todo o nosso mundo ele matou os cinco anciãos, do templo, cujo poder foi absorvido para a lança, rei meu salve nos, Vitorino vio uma lágrima cair dos olhos da águia, e a águia falou: ele matou minha filha e minha esposa, em minha frente e eu não pude fazer nada. Láyane movida de compaixão com os olhos cheios de lágrimas abraçou a ave.
Vitorino disse: o que eu vou fazer, eu tenho 17 anos e não tenho nenhum poder, ele tem a lança de cristal que você falou, eu irei morrer, vou ser destruído em um piscar de olho.
A águia foi até ele passou a unha em seu peito rasgando a camisa e disse: seu coração e puro bom, e o mais importante quando você pegou o livro quebrou a barreira que dividia os dois mundos e a pérola se uniu ao seu corpo. Antes de Kleiton matar os anciãos, eles tentaram lutar, mas ele girou a lança e em uma velocidade estrema enfinhou a lança no coração dos anciãos, e teve uma luz bem forte no templo e os cinco se transformaram em uma luz bem forte que se uniu e fez trovejar uma voz que dizia: o digno salvara, pois a pérola o escolherá. E a luz se transformou em uma pérola que caiu no seu mundo e você achou ela. Quando ela entrou em você despertou o poder dos cinco anciãos e fez de você o rei escolhido.
Vitorino disse: mas Kleiton não absorveu o poder deles.
A águia disse: é o que Kleiton pensa. Faz dois anos que ele aterroriza nosso mundo e nos maltrata.
Vitorino disse: não isso é um sonho eu estou sonhando, acorda, acorda, acorda...
Láyane foi até ele segurou seu rosto e disse: não, isso não é um sonho, olha pra mim? você não é um simples plebeu, é um rei e vai proteger seu povo agora, como fazem os grandes reis.
    Ele montou na águia e quando foi saído Elaine vinha chegando com Tati e a águia voou.
Elaine perguntou: o que ouve que ave era aquela?
Láyane disse: venha comigo que eu vou falar o que ouve...
     Vitorino na águia ver o outro mundo tudo destruído a paisagem que era encantadora, tudo que avia de belo, tornou-se caus e destruição. Quando Vitorino tocou o chão daquela terra a pérola que tinha dentro dele fez acontecer algo estranho, suas vestes se transformou em roupas de rei muito linda, com uma coroa de diamante em sua cabeça uma espada de ouro foi forjada em sua cintura com um diamante no cabo da espada, seus olhos ficaram azuis, desceu uma capa de seus ombros, e um sinto dourado atravessou sua cintura, e todos os seres e animais que aviam lá se curvou e gritaram salve o rei Vitorino, salve o rei Vitorino, salve o rei Vitorino. Quando Vitorino tocou no cabo de sua espada um castelo começou a ser construído ao seu redor e o lugar onde ele estava se transformou em um trono onde Vitorino sentou, e com sabedoria disse: vós sabeis da minha história e como um desconhecido dentre muitos reis, fui levantado. Mas agora acabará o domínio de Kleiton, haverá paz na terra de Adape. Eu quero que mensageiros sejam enviados para avisar a Kleiton, assim diz Vitorino rei de Adape: se você ó Kleiton que se achá deus neste mundo, for louco o suficiente, ouse mexer com esse povo, e tocar nessas crianças. Hoje esse povo tem um rei e você será destruído. E essa lança que você tem na mão, qual você não é digno de a usar, lhe será tirada e você aprisionado nas prisões exteriores dessa mundo e vai apodrecer lá se você se arrepender e entregar ela nada lhe acontecerá e você será perdoado. O mensageiro levou a carta para o destruidor mas ele não ouvio e ouve guerra naquele mundo Vitorino desembainhou a espada e Kleiton não resistiu e morreu porque nunca tinha se levantado um rei tão ousado e poderoso como Vitorino e ouve paz naquela terra e não foi preciso rei para governá aquele lugar pois a união lhe faziam feliz e Vitorino ao voltar suas roupas ficaram normais mas ele continua sendo rei de Adape pois a pérola agora fazia parte de seu coração e de todo seu corpo. Quando chegou Elaine o beijou e Láyane viu Vitorino correu atrás dela e a encontrou chorando e ele disse: ei o que foi?
E ela respondeu: você não gosta de mim.
Ele estava confuso e não sabia o que sentia mas disse: eu te amo.
     Elaine ia passando pelo corredor do templo e ouviu o pai de Vitorino falando com Valdir e disse: Valdir tenha muito cuidado Vitorino não pode saber de nenhuma maneira que é irmão de Elaine.
                           FIM.
    Essa história terá continuação, ainda tem muita coisa que vai acontecer, em " CORAÇÃO DE PÉROLA E OS REINOS DIVIDIDOS."
e em " CORAÇÃO DE PÉROLA E A PRINCESA PERDIDA." E outras histórias que você fará questão de ler. Valeu.
          Autor: Luiz Fernando



Biografia:
Tenho 16 anos e oque escrevo são palavras que estão entaladas no peito e na minha garganta Medos e desejos Tudo que está dentro de mim que as vezes ~precisam ficar presos Nanduh Fenty xD
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Poesias De você Luiz fernando
Poesias Vidro embaçado Luiz fernando
Romance Dois olhos uma lágrima e amor no peito Luiz fernando
Poesias Tentando entender Luiz fernando
Cartas Minha carta Luiz fernando
Crônicas Meu choro Luiz fernando
Crônicas Um diálogo com Deus Luiz fernando
Romance Te esquecendo Luiz fernando
Cartas Última carta Luiz fernando
Poesias É só vontade de ser feliz Luiz fernando

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56714 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55038 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54936 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última