Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Amizades online
Vander Roberto

A tecnologia móvel trouxe a possibilidade de fazermos amizades online. Na palma da mão é possível interagir com diversas pessoas, participar de grupos e estender o vínculo para o mundo real. Isto envolve riscos e benefícios cabendo a cada pessoa analisar e verificar se vale a pena. O dia a dia mais corrido tem levado as pessoas para um contato mais online e eventualmente presencial sem falarmos na pandemia que acelerou bastante este processo.

Todo este complexo modo atual de fazer amizades tem mostrado também efeitos danosos. O fato da pessoa estar em nossos contatos via celular não indica que tenhamos uma boa convivência digital ou até mesmo pessoal. Estar na agenda do celular pode ser mais uma questão profissional ou parentesco para não excluir socialmente. A falta de diálogo, deixando a pessoa nos contatos mas sem retorno, pode comprometer a visão que temos dela na relação pessoal de convivência.

É preciso também salientar que a vida virtual não pode ser misturada com a real tornando um processo alienado e até irreal. Apesar do alto uso da tecnologia de mão, isto não indica que pessoas estejam dispostas a ficarem 24 horas por dia em constante comunicação. Há um momento de esgotamento do cérebro, precisando de oxigenação além da própria vista, fazendo o questionamento se não era melhor estar presente do que online quando há esta chance.

O cardápio de opções está posto. Redes sociais diversas e aplicativos capazes de integrar pessoas, trocar ideias e até mesmo permitir um maior vínculo relacional. Na prática, está em jogo o controle. Nunca houve tanta vigilância, a capacidade de saber onde a outra pessoa está e o processo de comunicação tem evoluído a ponto de existir uma cobrança quando não há participação. No entender mais simples, a pessoa deve ter uma rede de contatos e nela constantemente participar numa forma de mostrar empatia social.

Espera-se que a convivência física não diminua tanto inviabilizando a evolução do diálogo mais real. Pessoas necessitam do diálogo pessoalmente para proporem ideias que no decorrer da conversa online pode não ser manifesta da melhor forma adequada. Um texto digitado pode não ter a mesma intensidade que a expressão facial e a palavra propriamente dita. O importante é saber valorizar a importância da amizade online e extrair dela todo o potencial de aprendizado benéfico que possa ser proposto.

Vander Roberto é Analista de Sistemas e Pós-Graduando em Engª de Software.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 672


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A relação ser humano/robô Vander Roberto
Artigos Amizades online Vander Roberto
Contos Café e bom papo Vander Roberto
Artigos Tirando sonhos do papel Vander Roberto
Artigos O trabalho do Analista de Sistemas Vander Roberto
Artigos Como ler um material técnico? Vander Roberto
Artigos A importância do Engenheiro de Software Vander Roberto
Contos O Cerco de Piratininga Vander Roberto
Contos Campos de Piratininga Vander Roberto
Artigos Pontos da cidade de São Paulo para aproveitar Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 16.


escrita@komedi.com.br © 2022
 
  Textos mais lidos
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 56557 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 56183 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 56000 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54913 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54847 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54795 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54447 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54241 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 53974 Visitas
Amores! - 53261 Visitas

Páginas: Próxima Última