Hoje, dia 22 de Fevereiro de 2021, faz 78 anos da morte da estudante e ativista política Sophie Scholl. Pertencente ao Movimento Rosa Branca, introduzida dentro deste por seu irmão Hans Scholl, a grande Sophie, foi morta pelos nazistas após um julgamento nesta mesma data indo para execução por guilhotina. Ela foi executada no mesmo dia com seu irmão e um amigo, na mesma prisão, poucas horas após o julgamento.
A ideia do Movimento Rosa Branca era chamar a atenção da população para tomar consciência da situação do povo alemão e atuar contra o regime nazista. A vida de Sophie Scholl é um exemplo para carregarmos diversas bandeiras e lutar por inúmeras causas. Estudante de Filosofia e Biologia da Universidade de Munique, ela gostava de leitura, Artes, adorava música, foi professora infantil, atuou fazendo resistência passiva para não ser presa.
Após a divulgação de 5 panfletos de forma escondida, ela e seu irmão, foram presos ao distribuírem o 6º dentro da Universidade de Munique para que os estudantes pegassem e lessem. O zelador local fechou as portas e mandou chamar a polícia. Presos dia 18 de Fevereiro de 1943, foram executados 4 dias depois. Ela e os membros do Rosa Branca são mártires.
Sophie Scholl é um símbolo da liberdade de expressão. Eternizada com busto, o Movimento tem museu próprio próximo a Universidade de Munique, visando não esquecer os acontecimentos daquela época e deixar a sociedade sempre em alerta contra regimes autoritários, Sophie Scholl é um exemplo de vida. Indico o livro de sua irmã, Inge Scholl, chamado "A Rosa Branca", para maiores detalhes. Ditadura nunca mais! Viva Sophie Scholl e o Movimento Rosa Branca!
Por Vander Roberto.
|