Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CENÁRIOS ASSUSTADORES
DIRCEU DETROZ

Quando instigados a opinar sobre possíveis cenários políticos para 2018, os cientistas políticos ousam falar apenas de dois. Sobre um terceiro que as pesquisas eleitorais indicam, há uma espécie de silêncio. Não sei o que esse silêncio significa, mas podemos fazer algumas conjecturas.

O primeiro cenário trata de uma candidatura econômica. Um sonho que os mercados financeiros começam alimentar para o Brasil. Com um crescimento ainda cambaleante, procuram um novo FHC como alternativa. Que pode ser Henrique Meirelles. Observem juros e inflação, de repente “forçados”, descendo a ladeira.

Claro, existe um problema. Este Ministro da Fazenda não tem na manga o coringa do Plano Real. Desde que assumiu, Meirelles vem se notabilizando como um especialista em promover o terrorismo econômico. Para que as reformas que agradam os mercados financeiros sejam aprovadas, nosso ministro usa ameaças de cortes aqui e acolá.

Não creio que trocar um governo corrupto por um terrorista econômico que caiu nas graças dos mercados seja o melhor dos cenários. Só que existem sempre os detalhes. Havendo possibilidade de vitória e sem plano B, PSDB e PMDB darão apoio e se agarrarão a ela. Afinal, só interessa manter-se no poder. E nem precisa ser Meirelles.

O segundo cenário parece assustar todos os cientistas políticos. O cenário do aventureiro. Quando falam de Jair Bolsonaro, fazem questão de lembrar Collor de Mello.

Os brasileiros parecem propensos a procurar “salvadores”. Com um grande empurrão da mídia, quem depois intitulou-se “caçador de marajás” foi eleito. Em seguida, foi a vez de procurar o “salvador” num trabalhador. Agora parece que o hipnotismo do novo “salvador” foi ter usado farda. De salvador em salvador estamos ficando sem salvação.

Justamente por lembrar Collor de Mello, Bolsonaro é o cenário menos assustador. Sem apoio político ninguém consegue governar. A não ser que se “venda”, poderá ser mandado embora rapidamente. E vender-se parece estar no DNA dos políticos.

O cenário das pesquisas é o mais assustador e sombrio. Nossa grande tragédia seria a recondução de Lula e do PT ao poder. Um cenário perfeitamente possível, diante de juízes e decisões que perderam toda a credibilidade. É difícil compreender essa vontade de reconduzir Lula à presidência, ao mesmo tempo que a corrupção encabeça a lista dos maiores problemas do país. Talvez, e explicação esteja num país de despolitizados.

E Lula terá apoio político? Nunca duvidem disso. Se precisar, o PMDB usará sua camuflagem de “aproveitador de ocasião”. Por poder, deixará o PSDB com a canoa furada e subirá novamente no agora “iate” do PT. Ao som de “Amigos para Sempre”.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 529


Outros títulos do mesmo autor

Poesias OUTDOORS DIRCEU DETROZ
Crônicas O MUNDO CONECTADO DIRCEU DETROZ
Poesias FUGA DIRCEU DETROZ
Artigos ESPELHO QUEBRADO DIRCEU DETROZ
Poesias PASSO PARA O PARAÍSO DIRCEU DETROZ
Crônicas SOMOS UM PÉSSIMO PADRÃO DIRCEU DETROZ
Poesias PRECE DIRCEU DETROZ
Crônicas MINHAS VIAGENS DIRCEU DETROZ
Poesias EPITÁFIO DIRCEU DETROZ
Poesias BRILHANTES DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 816.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 184377 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 158053 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 157923 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 129680 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 91736 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 71816 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 68949 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 62354 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 59037 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 54743 Visitas

Páginas: Próxima Última