Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NADA DE NOVO NO FRONT
DIRCEU DETROZ

Novamente vou tomar emprestado o título do meu artigo. Desta vez, da obra escrita em 1929 por Erich Maria Remarque. Claro que, o enredo e os personagens do romance não têm nada a ver com o atual momento político brasileiro. O “novo”, entretanto, contém semelhanças.

Quando lemos artigos que os cientistas políticos escrevem nos jornais. Quando assistimos seus debates nos programas de TV, talvez, a maioria olhe para 2018 com a mesma expectativa. O embate dar-se-á entre o discurso do novo contra o velho. Só que 2018 está logo ali. E infelizmente não se enxerga nada de novo no front.

Podemos começar a mostrar isto pelas pesquisas eleitorais. O que mais chama a atenção nem são os primeiros colocados. Ou, a rejeição que acompanha cada um deles. Assustador nessas pesquisas é a falta do novo. Pessoas e ideias que não cheirem a mofo.

Esse cheiro foi claramente percebido no episódio Michel Temer. Quando os partidos cogitaram sua saída, todos correram para ouvir as opiniões de quem? Fernando Henrique Cardoso, Lula e José Sarney.

O sociólogo que esqueceu todo o aprendizado. O alvo número um da Operação Lava Jato. O escritor medíocre da ABL que tem no seu currículo a proeza de falir o Brasil. Estamos pagando o preço dessa falência até hoje. Pasmem, estes três senhores ainda hoje conseguem se sustentar no comando da política brasileira.

Outro exemplo foi esmiuçado numa entrevista dada a BBC Brasil por Marcos Nobre. Ele relata que o mesmo “centrão” responsável pela queda de Dilma Rousseff, e na época comandado por Eduardo Cunha, desta vez salvou Michel Temer. Com Eduardo Cunha preso, Aécio Neves está muito próximo de atingir seu objetivo. Assumir o comando desse “centrão”. E de quebra, bancar uma salvação coletiva dos “fichas sujas”.

É este mesmo “centrão” que encampará a chamada “reforma política”. Que poderia ser facilmente rebaixada para uma “proteção política”. Com medo de serem retaliados pelos eleitores nas urnas, o único objetivo da propalada reforma, é que a reeleição seja tatuada de alguma maneira. Sem espaço ao novo. Para piorar, sangrando os cofres do país em quatro bilhões de reais. Nova forma de financiar suas campanhas.

O velho da nossa política não está apenas mofo e apodrecido. Começa a cheirar mal quando juízes da nossa mais alta corte, dão declarações colocando o crime, a estabilidade e a governabilidade no mesmo patamar.

Outro temor que se percebe entre os analistas, é o surgimento de um aventureiro qualquer. Concordo que num país de despolitizados como o nosso, isto seria novamente uma tragédia. Trágico por trágico, infelizmente no nosso velho só existem aventureiros.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 81


Outros títulos do mesmo autor

Poesias SEMPRE DIRCEU DETROZ
Artigos AS SUPREMACIAS INVISÍVEIS DIRCEU DETROZ
Poesias PRIMITIVOS DIRCEU DETROZ
Artigos NADA DE NOVO NO FRONT DIRCEU DETROZ
Crônicas OS DEFEITOS SÃO FUNDAMENTAIS DIRCEU DETROZ
Artigos COMPARAÇÕES IDIOTAS DIRCEU DETROZ
Poesias DISSONÂNCIA DIRCEU DETROZ
Artigos O APOCALIPSE EM MINUTOS DIRCEU DETROZ
Artigos A DEFLAÇÃO E O ILUSIONISMO DIRCEU DETROZ
Artigos O GOLPE DA ELITE DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 733.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2017
 
  Textos mais lidos
Amei! Que droga! - Fabiano Vaz de Mello 207488 Visitas
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 181971 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 141542 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 141228 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 127627 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 66713 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 57983 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 56519 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 56313 Visitas
Entenda de uma vez por todas o Hino Nacional - Fabbio Cortez 56121 Visitas

Páginas: Próxima Última