Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NADA DE NOVO NO FRONT
DIRCEU DETROZ

Novamente vou tomar emprestado o título do meu artigo. Desta vez, da obra escrita em 1929 por Erich Maria Remarque. Claro que, o enredo e os personagens do romance não têm nada a ver com o atual momento político brasileiro. O “novo”, entretanto, contém semelhanças.

Quando lemos artigos que os cientistas políticos escrevem nos jornais. Quando assistimos seus debates nos programas de TV, talvez, a maioria olhe para 2018 com a mesma expectativa. O embate dar-se-á entre o discurso do novo contra o velho. Só que 2018 está logo ali. E infelizmente não se enxerga nada de novo no front.

Podemos começar a mostrar isto pelas pesquisas eleitorais. O que mais chama a atenção nem são os primeiros colocados. Ou, a rejeição que acompanha cada um deles. Assustador nessas pesquisas é a falta do novo. Pessoas e ideias que não cheirem a mofo.

Esse cheiro foi claramente percebido no episódio Michel Temer. Quando os partidos cogitaram sua saída, todos correram para ouvir as opiniões de quem? Fernando Henrique Cardoso, Lula e José Sarney.

O sociólogo que esqueceu todo o aprendizado. O alvo número um da Operação Lava Jato. O escritor medíocre da ABL que tem no seu currículo a proeza de falir o Brasil. Estamos pagando o preço dessa falência até hoje. Pasmem, estes três senhores ainda hoje conseguem se sustentar no comando da política brasileira.

Outro exemplo foi esmiuçado numa entrevista dada a BBC Brasil por Marcos Nobre. Ele relata que o mesmo “centrão” responsável pela queda de Dilma Rousseff, e na época comandado por Eduardo Cunha, desta vez salvou Michel Temer. Com Eduardo Cunha preso, Aécio Neves está muito próximo de atingir seu objetivo. Assumir o comando desse “centrão”. E de quebra, bancar uma salvação coletiva dos “fichas sujas”.

É este mesmo “centrão” que encampará a chamada “reforma política”. Que poderia ser facilmente rebaixada para uma “proteção política”. Com medo de serem retaliados pelos eleitores nas urnas, o único objetivo da propalada reforma, é que a reeleição seja tatuada de alguma maneira. Sem espaço ao novo. Para piorar, sangrando os cofres do país em quatro bilhões de reais. Nova forma de financiar suas campanhas.

O velho da nossa política não está apenas mofo e apodrecido. Começa a cheirar mal quando juízes da nossa mais alta corte, dão declarações colocando o crime, a estabilidade e a governabilidade no mesmo patamar.

Outro temor que se percebe entre os analistas, é o surgimento de um aventureiro qualquer. Concordo que num país de despolitizados como o nosso, isto seria novamente uma tragédia. Trágico por trágico, infelizmente no nosso velho só existem aventureiros.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 408


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas QUANDO A REALIDADE ENGOLE A FICÇÃO DIRCEU DETROZ
Poesias ARMADILHAS DIRCEU DETROZ
Crônicas O QUE VOCÊ FARIA DIRCEU DETROZ
Poesias HIPNÓTICA DIRCEU DETROZ
Crônicas O FILÓSOFO DO RÁDIO DIRCEU DETROZ
Poesias GARGANTA PROFUNDA DIRCEU DETROZ
Crônicas O CÉU DAS ESTAÇÕES DIRCEU DETROZ
Poesias PARÁBOLAS DIRCEU DETROZ
Artigos O MURO DA EVOLUÇÃO DIRCEU DETROZ
Poesias FÁBULAS COTIDIANAS DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 771.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2017
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 182791 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 148876 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 148265 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 128315 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 67371 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 64725 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 58797 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 58607 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 57529 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 53530 Visitas

Páginas: Próxima Última