Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Paradoxo do Crente
A. W. Pink


A.     W. PInk (1886-1952)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra

"Senhor, eu acredito! Ajuda a minha incredulidade!" (Marcos 9:24).
Esta foi a confissão honesta de alguém cuja fé tinha sido submetida a uma prova muito severa. Ela partiu de um homem que tinha um filho possuído por um demônio, que o atormentava gravemente: "onde quer que o apanha, convulsiona-o, de modo que ele espuma, range os dentes, e vai definhando " (v. 18). Que provação dolorosa foi para um pai terno! Quão grato você deve ser, meu leitor, se na soberania de Deus - você é abençoado com filhos normais e saudáveis; e quão simpático devemos ser com aqueles que são afligidos! Sem dúvida, este homem havia consultado médicos diferentes, e talvez tivesse estado com seu pastor; mas nenhum alívio foi obtido. Que teste de sua submissão à vontade de Deus! Então ele procurou auxílio dos discípulos de Cristo - mas eles não foram capazes de fazer qualquer cura, e "a esperança adiada torna o coração doente". Tal, em resumo, é o pano de fundo do nosso texto.
E agora o grande médico ordenou que o atormentado fosse trazido a Ele - mas lemos "quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o convulsionou; e o endemoninhado, caindo por terra, revolvia-se espumando." ( V. 20). Sim, as questões geralmente parecem piorar conosco quando o Senhor começa a nos tomar pela mão - para demonstrar que nossa condição extremia é a oportunidade de Deus para manifestar Sua suficiência. Foi assim com os hebreus aflitos no Egito. A hora mais escura precede o amanhecer.
Mas que prova tremenda da fé deste homem contemplar seu pobre filho espumando em agonia aos pés do Salvador! "Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele tem estado assim?" "Desde a infância", ele respondeu. “e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos." (v. 21, 22). O Senhor Jesus ficou indignado por ele ter questionado Seu poder e se afastou com desgosto? Não, porque "grande é a Sua misericórdia". Em vez disso, ele respondeu: “Se você pode acreditar, todas as coisas são possíveis para aquele que crê" (v. 23), e nos é dito: “Imediatamente o pai do menino clamou: eu acredito! Ajude minha incredulidade."
Quão paradoxal era essa linguagem, pois era quase, se não bem, uma contradição em termos. Se esse homem fosse um crente genuíno, então por que ele deveria lamentar sua incredulidade? Ou, uma vez que lamentava sua incredulidade, com que propriedade poderia ele reivindicar ser um crente? É como um homem que diz, eu estou com calor – ajuda a minha frieza tremente; eu sou forte - ajuda minha fraqueza cambaleante; pois a fé e a incredulidade são opostas.
Ah, há muitos paradoxos na vida cristã, que são bastante ininteligíveis para os sábios desse mundo. O homem deve se tornar um tolo para ser sábio (1 Cor. 3:18), para que ele se torne um indigente para ser enriquecido (Mateus 5: 3), que ele deve ser fraco para tornar-se forte (2 Coríntios 12:10), são enigmas que os filósofos orgulhosos não podem elucidar. Mas, graças a Deus, o que permanece misterioso para os sábios e prudentes entre os homens - é revelado aos que são bebês em sua família.
A incredulidade faz parte do envolvimento da Queda. Por natureza, todos nós somos "filhos em quem não há fé" (Deuteronômio 32:20). Coisa terrível é isso! Ter um coração que desconfia de Deus; ter um coração que seja sempre propenso a se apoiar em alguém e em qualquer coisa, e não sobre o próprio Senhor; abandonar a Fonte, e cavar a "cisternas que não possuem água". Tal é o homem caído. Muita fé em si mesmo, fé em seus companheiros, até que ele esteja desiludido e desapontado; mas não fé em Deus. Que é o que explica por que Cristo é "desprezado e rejeitado pelos homens", de modo que, nos dias de Sua carne, clamou: "Ó geração infiel e perversa, quanto tempo eu estarei convosco". (Mateus 17:17). Isto é o que explica a atitude universal dos homens em relação à Lei e ao Evangelho - eles não acreditam no Autor e Doador deles, eles são destituídos de fé nele; e assim continuarão todos os dias - a menos que o Espírito Santo opere soberanamente e realize um milagre de graça em seus corações.
A incredulidade permanece nos corações mesmo do regenerado. Embora Deus lhes confira o dom da fé, ele não remove (nesta vida) a raiz da incredulidade. Os Heróis da Fé, cujos retratos se encaixam nos muros da fama em Hebreus 11, experimentaram esse fato solene. Olhe para Abraão, o pai de todos os que creem - quando a fome surgiu em Canaã, ele desceu ao Egito para obter apoio, e tinha tanto medo de confiar em sua esposa nas mãos de Deus, ele disse uma mentira dizendo que ela era sua irmã. Olhe para Moisés; com medo de retornar ao Egito e confrontar o faraó depois que Jeová lhe apareceu no arbusto ardente e prometeu a libertação de Seu povo (Ex. 3); e mais tarde, reclamando a Ele, porque ele havia tratado tão mal a Israel (Êxodo 5:22, 23). Olhe para Davi, o assassino de Golias - ainda dizendo em seu coração: "Hoje, morreremos por mão de Saul" (1 Sam. 27: 1). Olhe para o uma vez intrépido Elias, fugindo de terror de Jezabel. Ah, meu leitor, o Espírito Santo delineou os personagens dos santos nas cores da verdade e da realidade; não como deveriam ter sido - mas como eles realmente eram.
A incredulidade é o grande fardo do santo. Isso aflige sua alma - o homem em nosso texto chorou sobre isso – e você? Com toda a alegria, o cristão seria libertado desta praga - mas o Senhor não vê o dever de removê-lo nesta vida. Frequentemente, ele age como uma nuvem que cobre o sol, pois não há nada tão eficaz como a incredulidade ao nos esconder a luz do semblante de Deus.
A incredulidade busca nossos movimentos espirituais e impede nosso progresso. Há momentos em que o crente teme que sua incredulidade o afundará completamente. Por mais dolorosa que seja essa experiência, é, no entanto, um sinal mais esperançoso e encorajador. Não é até que Deus tenha comunicado fé - que qualquer alma esteja consciente de sua incredulidade! Uma fé viva é necessária para reconhecer nossa incredulidade mortal! Deve haver luz divina para ver sua existência, e luz divina para sentir seu poder. Aqui, então, está um conforto sólido para aqueles que estão gemendo sob esse fardo - em seus dias não regenerados você nunca foi exercitado sobre sua incredulidade! Lamentar genuinamente por nossa malvada incredulidade é uma evidência segura de que a vida Divina está presente na alma. Aqueles que são estranhos a Deus, certamente não têm consciência de tais assuntos; como eles podem, quando são bastante inconscientes da praga de seus corações! Mas o cristão não é apenas consciente da incredulidade, ele vai a Deus e faz uma confissão humilde e contrita da mesma. Sim, é uma sensação desse pesado fardo que o leva ao grande médico, clamando: "Senhor, eu acredito! Ajuda a minha incredulidade!" Um verdadeiro cristão não camufla ou desculpa sua incredulidade - mas, honestamente, a reconhece diante de Deus. Nem ele se senta e se compadece como alguém que é totalmente impotente e sem qualquer responsabilidade no assunto. Não, ele realmente procura "ajuda", o que claramente denota que ele está resistindo a esse inimigo - mas precisa de ajuda Divina. Verdade, sem Cristo, ele nada pode fazer (João 15: 5) - mas ele pode fazer todas as coisas por Cristo, fortalecendo-o (Filipenses 4:13).
Aqui, então, está a solução para a dificuldade e a explicação do paradoxo apresentado pelo idioma em nosso texto. Existem dois princípios diferentes ou totalmente diferentes, ou "naturezas" que residem na fé e na incredulidade, e há uma luta do "espírito" e da "carne", sobre a qual lemos: "Porque a natureza pecaminosa deseja o que é contrário ao Espírito e ao Espírito o que é contrário à natureza pecaminosa. Eles estão em conflito um com o outro, Para que não façais o que quereis."(Gálatas 5:17). É essa guerra incessante entre os dois princípios antagônicos que dão origem a uma dupla experiência - um momento confiando em Deus, o próximo duvidando; um momento em que descansa e atrai o conforto de Suas promessas, o próximo sem confiança no mesmo. E essa experiência dupla e angustiante, o leva a clamar "Senhor, eu acredito! Ajuda a minha incredulidade!" Ah, meu leitor, se você não está atormentado e dominado pela incredulidade, se você não confessar humildemente a mesma a Deus e buscar Sua ajuda sobre isso, então você é de todos os homens o mais miserável.
Por outro lado, como já dissemos, aqui está o que proporciona um verdadeiro conforto para a alma apaixonada pela consciência e angustiada por Satanás. Com que frequência o Diabo dirá a um cristão: "Sua profissão é vazia - você não pertence à Casa da Fé - como pode lhe ocorrer, quando cheio de incredulidade!" Escute, querido amigo - o homem em nosso texto era um verdadeiro crente - mas ele possuía sua incredulidade; e isso é gravado para nossa instrução e conforto.
Esta guerra interna, é uma das provas mais simples possível de que somos crentes. Nenhum incrédulo jamais derramou lágrimas por sua incredulidade; nenhum professante vazio gemeu por causa do questionamento de Deus; nenhum hipócrita está sobrecarregado por suas dúvidas e medos. Não! Tais são preenchidos com confiança e segurança carnal: eles não tiveram dúvidas sobre sua salvação por anos passados; eles podem exercer fé a qualquer momento, tão facilmente quanto você pode girar uma torneira e fazer a água chegar; mas tal não é a fé dos eleitos de Deus.
"Senhor, eu acredito! Ajuda a minha incredulidade!" Há quatro coisas aqui reivindicando nossa atenção.
Primeiro, o Paradoxo apresentado - isto, juntamente com a solução, que consideramos acima.
Em segundo lugar, um fato afirmado: "Senhor, eu acredito".
Em terceiro lugar, um pedido solicitado, "ajuda-me".
Quarto, uma confissão feita, "minha incredulidade".
Como muitas vezes é útil afastar-se do arranjo de um texto, faremos isso aqui, e abordaremos suas várias frases em sua ordem inversa, observando a confissão deste homem, depois sua petição de ajuda, e depois o fundamento no qual ele apoiou seu pedido, "eu acredito".
A Confissão feita, "minha incredulidade". Observaremos, muito brevemente, quatro coisas relacionadas com a mesma.
Primeiro, foi uma confissão honesta. Esta é a primeira coisa que Deus exige de qualquer alma em oração - sinceridade, autenticidade, realidade. Ele não deve ser movido pelo mero pronunciamento de palavras, por mais escriturísticas que sejam, não ganharão a Sua atenção. Então seja franco e sem arte em todas as suas relações com Deus, e nunca pretenda ser o que você não é - até o fim de sua peregrinação terrena. Você sempre será (em você mesmo) um vil pecador, indigno da menor das suas misericórdias. Este homem não afirmou possuir uma fé que nunca vacilou, ou se vangloriou de que ele estava livre de dúvidas e medos. Não, ele reconheceu honestamente que a soma de sua fé foi frequentemente eclipsada pelas nuvens escuras da incredulidade. Ore para ser livrado de toda insinceridade ao se aproximar do Trono da Graça!
Segundo, sua confissão foi humilde. Essa é a próxima coisa que Deus exige da alma em oração - que ela se despoje dos trapos de justiça e venha diante dEle como aquele que é pecador e necessitado. Isto é muito evidente na Epístola aos Laodicenses - eles recusaram-se a se abater e a tomar o lugar apropriado perante o Senhor. Sua carga era: "Você diz:" Eu sou rico, eu adquiri riquezas e não preciso de nada." Mas você não percebe que você é um coitado, um miserável, pobre, cego e nu! " (Apocalipse 3:17). Infelizmente, a quantos cristãos professos as palavras solenes se aplicam hoje! Para todos esses, Cristo diz: "aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas." (v. 18). É exatamente nesse ponto, que o cristão se distingue do hipócrita: o primeiro se humilha e toma seu lugar diante de Deus no pó, reconhecendo sua malvada incredulidade.
Em terceiro lugar, sua confissão foi um sentimento, e esta é a próxima coisa que Deus exige de cada alma em oração, pois Ele deseja "a verdade (a realidade) nas partes internas" (Salmo 51: 6). Não são apenas expressões piedosas - mas um verdadeiro senso de necessidade na alma, que constitui a essência da oração. Eu também poderia me ajoelhar e adorar deuses de pedra - como oferta ao Deus vivo com uma oração que consistisse somente em palavras! Que a confissão de nosso texto era um sentimento, é evidenciado pelo fato de que foi acompanhada por lágrimas. Se o escritor pode ser autorizado a falar por seus leitores, não é neste ponto que muitas vezes falhamos, especialmente na confissão de nossos pecados? Infelizmente, quão pouco os nossos corações estão afetados por eles - o quão mecânicos e impenitentes são os corações quanto às nossas falhas. Senhor, derreta nossos corações endurecidos!
Em quarto lugar, foi uma confissão representativa, pela qual queremos dizer que era adequado para o caso de todos os filhos de Deus. Nunca chegará um momento neste mundo quando essa linguagem não for adaptada, mesmo para aqueles que são membros da Casa da Fé. Não importa o quanto Deus seja graciosamente satisfeito por aumentar a nossa fé, a descrença interior ainda estará presente para lutar contra ela. É apenas este elemento que torna as orações da Escritura tão pertinentes aos santos de todas as épocas - isto se adequa exatamente ao seu caso e expressa seus sentimentos. " Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem." (Provérbios 27:19).
Consideremos a próxima Petição, pois há muitos detalhes sobre este incidente que nos proporciona instruções valiosas sobre o tema da oração, "ajuda, Senhor".
Primeiro, olhe novamente para a ocasião disso. Esta era uma ansiedade esmagadora sobre o seu filho afligido, para encontrar alívio para seu coração no Senhor. E é nisso que consiste toda súplica real. Há petições muito mais genuínas a Deus nas épocas da adversidade - do que em tempos de prosperidade. Essa é a razão pela qual muitos gemidos inarticulados e doloridos atingem o ouvido de Deus - quando muitas "orações", bem formuladas e carnalmente admiradas, nunca alcançam mais do que o teto da sala. Leia o Salmo 107 e observe a repetição "Então"! Quando há um verdadeiro senso de necessidade, uma alma carregada não requer "ajuda" externa sobre o que dizer e como dizê-lo; um grito espontaneamente emana da alma atingida - e as asas se dirigem para o céu!
Mas, havia algo mais do que o estado lamentável de seu filho que provocou essa petição - o pai estava consciente de que sua própria incredulidade estava impedindo a benção desejada (ou por que ele gritava por "ajuda" contra ela), e isso era insuportável. Se você tivesse que carregar uma cesta contendo alguns artigos que pesavam apenas alguns quilos, você nunca pensaria em pedir ajuda a alguém; mas se você fosse chamado para carregar uma carga que pesava mais de trinta quilos, você pediria ajuda - a menos que você fosse orgulhoso e independente para procurá-la. E assim é em assuntos de coração - quanto mais temos a consciência dos pensamentos e intenções do mesmo, mais nos aplicamos sobre o que é desordenado e desonesto para com Deus, e quanto mais crescemos em graça, mais agudamente devemos sentir tais irregularidades.
Em segundo lugar, considere a espiritualidade de sua súplica. Quanto mais espiritual a alma se torna, mais espirituais são suas petições. É uma marca segura da imaturidade espiritual quando o alívio das doenças corporais é mais valorizado por nós - do que a libertação de doenças morais; ou quando as misericórdias materiais são apreciadas acima de um aumento de nossas graças. Este homem não clamou: "Senhor, cure meu filho" - isso foi natural; mas "Senhor, ajude a minha incredulidade!" - isso foi verdadeiramente espiritual. O fato é que muitas das orações mais espirituais são daqueles que se consideram menos espirituais; sim, que duvidam seriamente de ter alguma espiritualidade. As almas não espirituais nunca oram pela ajuda contra a incredulidade. Há muito para agradecer, quando somos dolorosamente conscientes de nossa incredulidade, pois milhares de membros da igreja nunca são assim; e é uma causa ainda maior de louvor, quando somos honestamente sobrecarregados por isso, e nos movemos para orar pela libertação.
Terceiro, seu significado. Este homem reconheceu que o Senhor era o único que poderia efetivamente ajudá-lo. Ah, é uma grande coisa quando somos trazidos ao ponto em que percebemos que ninguém além de Deus mesmo pode subjugar o funcionamento desse mal em nós! Toda autoajuda é vaidosa; todos os companheiros são impotentes para dar qualquer alívio - eles não podem se aliviar, e menos ainda os outros. Então "lança a tua carga sobre o Senhor, e ele te sustentará" (Salmo 55:22). Este homem definitivamente se candidatou a Cristo. É realmente uma coisa abençoada quando somos tão oprimidos pela nossa incredulidade que nos conduzimos ao grande médico! Muitos gemem por baixo disso, mas não mais; outros se abraçam e não ficam mais longe.
"Senhor, eu acredito! Ajude minha incredulidade!" - apresente seu poder gracioso e subjugue esse espírito desonroso de Deus; me permita lutar contra ele; permita-me não me desculpar, ou me compadecer por isso e fatalmente ceder a ele; que eu considere isso como um mal a ser odiado, um inimigo a ser resistido, um pecado a ser confessado.
Em quarto lugar, marque sua abrangência. Sua petição era muito breve, mas cubriu muito terreno. Como a fé é a raiz de onde todas as boas obras fluem, a incredulidade é a fonte de todo o mal. Este é o nosso pecado principal, "o pecado que tão facilmente nos assedia" (Hebreus 12:1). A incredulidade é a causa de todos os nossos problemas e falhas. Este é o ponto estratégico em que Satanás concentra suas forças contra nós e, portanto, é aqui acima de tudo que precisamos da ajuda Divina. "Senhor, eu acredito, ajude a minha incredulidade! - Senhor, espero que provejas para mim – ainda que eu não posso excluir todas as dúvidas; estou persuadido do teu poder e compaixão - mas permita-me confiar em ti mais plena e constantemente.”
Passamos agora ao Sentimento que acompanhou esta oração por ajuda, pois podemos legitimamente considerar essas palavras: "Senhor, eu acredito". O seu clamor pela ajuda divina, acompanhada de uma confissão humilde, foi feito neste fundamento - porque eu acredito, Senhor - tenha piedade de mim e subjugue minha incredulidade. Para obter a concessão de nossa petição – esta deve ser respaldada por algum argumento válido e adequado. A oração é algo mais do que apresentar um pedido a Deus; ou pleitear com ele, apresentando algum motivo para o qual deveria conceder o que pedimos. Existem vários argumentos que podemos usar; tais como, porque estou precisando do mesmo; porque você prometeu fornecê-lo; porque será para a Sua glória fazê-lo; por causa do teu amor. Isto é o que o Senhor quer dizer quando diz: "Apresentai a vossa demanda, diz o Senhor; trazei as vossas firmes razões, diz o Rei de Jacó." (Isaías 41:21).
Primeiro, então, essa súplica era necessária, pois Deus não ouvirá um incrédulo. "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hb 11: 6). "Senhor, eu acredito", não como eu faria, nem como eu deveria fazer; contudo, eu não nego a sua existência, não questiono a verdade da sua Palavra, estou persuadido. Não posso mentir, não duvido do seu poder, da sua bondade, da sua misericórdia. Eu acredito, embora debilmente, de forma hesitante, espasmódica. Apelo a Ti, Oh Buscador de corações - que vês a pequena centelha de fogo sob o pavio fumegante, o cintilar de fé por trás das nuvens da incredulidade.
Ah, é neste momento que muitas vezes falhamos - ao apresentar nossas petições, devemos acompanhá-las com provas adequadas, pois então Deus vê que estamos com seriedade. Estude cuidadosamente a oração de Cristo em João 17 e observe como cada pedido é apoiado por um motivo ou pedido - antes ou depois, nas palavras "isso", "por", etc.
Em segundo lugar, é um apelo instrutivo. Que ensino valioso existe aqui, para aqueles que desejam orar corretamente! Em nossa ignorância e insensatez, provavelmente concluímos que uma oração como essa feita pelo homem, era inadequada e imprópria - uma contradição em termos.
Está gravado para a nossa aprendizagem. Uma grande lição que inculca é que nunca devemos olhar nossas graças sem também ver nossas fraquezas; nem devemos confessar nossos pecados sem possuir também o fruto do Espírito em nós. Por exemplo, se eu sou sensível à minha profunda necessidade de mais humildade, ao pedir a Deus a mesma, devo reconhecer o meu orgulho; e ao contrário, ao confessar meu orgulho, devo agradecer a Deus por ter humilhado meu coração para fazê-lo. Se eu imploro por mais paciência e submissão, devo confessar a minha própria vontade e frustração; no entanto, também graças a Deus por me fazer sentir a minha necessidade dos opostos.
Em terceiro lugar, foi um argumento aceitável. Deus está satisfeito quando o seu povo se apropria de sua relação com Ele, alegando que eles são seus filhos e reconhecendo a obra do Espírito em seu interior. É uma humildade falsa e repreensível que se recusa a fazer isso. Observe o exemplo de Davi: "Ó meu Deus, eu confio em Ti, que os meus inimigos não triunfem sobre mim" (Salmo 25: 2); "Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça!" (Salmo 31: 1); "Preserva a minha vida, pois sou piedoso; o Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia." (Salmo 86: 2). Observe como Asafe implorou a Deus com base no relacionamento que Israel tinha com Ele: "Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antiguidade, que remiste para ser a tribo da tua herança, e do monte Sião, em que tens habitado." (Salmo 74: 2). Este é o próprio fundamento tomado pelo nosso grande Sumo Sacerdote ao interceder por Seu povo: "Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus;" (João 17: 9) . Nós, então, devemos orar de forma aceitável se implorarmos "Senhor, eu sou seu, comprometa-se por mim, sou crente, subjugue minha incredulidade".
Em quarto lugar, era um apelo predominante. Claro que sim – Cristo não havia falado: "Se você pode acreditar, todas as coisas são possíveis para aquele que crê". A petição deste querido ganhou o dia - o Senhor agiu em seu favor, e seu pobre filho ficou curado. Quando realmente acreditamos, a batalha é ganha em nove décimos. Tudo se volta sobre isso - é a oração da fé - que ganha o ouvido e move a mão de Deus. Por isso, quando lemos de Abraão que "contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus," (Romanos 4:20), devemos clamar: "Senhor, eu acredito, ajude a minha incredulidade." Ao lermos: "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1: 5), devemos clamar "Senhor, eu acredito, ajude a minha incredulidade," porque está escrito "Peça-a, porém, com fé, não duvidando."
Podemos aplicar nosso texto para quem procura a salvação. Pode haver um leitor deste artigo que está parando entre duas opiniões. Ele está convencido de que somente Cristo pode satisfazer as suas necessidades e satisfazer a sua alma - mas ele acha tão difícil desistir do mundo e abandonar seus ídolos. Ele sabe muito bem que em Cristo somente a vida eterna é encontrada - ainda assim Satanás ainda tem tal poder sobre ele que ele não pode se render ao Senhor Jesus e abandonar os prazeres do pecado. Então venha a ele e diga: "Senhor, eu acredito, ajude a minha incredulidade". Ou pode ser, que ele se sente como um miserável diante de Deus, que ele teme que seu caso seja desesperado - tendo pecado tão gravemente contra a luz e os privilégios, ele não se atreve crer nas promessas do Evangelho. Venha a Cristo e clame de coração: "Senhor, eu acredito, ajude a minha incredulidade!"
Nosso texto pode ser aplicado às providências de Deus. O cristão pode dizer "o Senhor é o meu pastor – nada me faltará" (Salmo 23: 1) - quando as circunstâncias parecem ser todos contra ele, e é incapaz de apropriar da verdade abençoada de que Deus suprirá todas as suas necessidades (Fil 4:19). Com medo de que ele venha à miséria abjeta, ele é incapaz de confiar plenamente no Senhor. Então venha a Cristo e diga: "Senhor, eu acredito, ajude a minha incredulidade". Muitos podem dizer: tenho certeza de que "todas as coisas trabalham juntamente para o bem daqueles que amam Deus, para aqueles que são chamados de acordo com o propósito de Deus" (Romanos 8:28) significa o que ele diz. No entanto, algumas coisas em suas circunstâncias, em que ele achou extremamente difícil acreditar, vão emitir um bem real para ele. Em vez de se submeter à vontade de se afastar de Deus, muitas vezes ele está cheio de rebelião; em vez de beijar a vara, ele se encontra chutando contra ela. Então venha a Cristo e diga: "Senhor, eu acredito, ajude a minha incredulidade".
Nosso texto pode ser aplicado à garantia pessoal. Quantos crentes perseguidos por Satanás estão exclamando, receio muito que eu não possa estar entre os salvos, pois, se eu estivesse, eu certamente não pecaria como tenho pecado. Em vista da fúria de minhas concupiscências, as quais venceram todos os meus esforços para resistir a elas, seria presunçoso afirmar que o poder reinante do pecado foi destronado dentro de mim. Meu amigo, Davi, gritou: "As iniquidades prevalecem contra mim" (Salmo 65: 3). Mas você diz: Meu coração é um pingo de iniquidade, não me atrevo a reivindicar a regeneração; muitas vezes eu não detesto o pecado, nem mesmo desejo. Ah - mas nem sempre é assim - não são essas ocasiões seguidas de contrição e confissão!? Sim, você diz, mas logo depois eu caio novamente na lama, às vezes mais profundo do que antes; ah, mas você fica lá? Você abandona completamente o Trono da Graça? Não há um choro de angústia subindo de você para Deus? Então continue a clamar "Senhor, eu acredito, ajude minha incredulidade!" Que Deus adicione Sua benção a este sermão pelo amor de Seu nome.



Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52824


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Trabalho do Espírito Santo na Salvação A. W. Pink
Artigos Segurança A. W. Pink
Artigos Santificação - Sua regra A. W. Pink
Artigos Santificação - Sua natureza A. W. Pink
Artigos Santificação - Seu significado e necessidade A. W. Pink
Artigos Coisas Velhas A. W. Pink
Artigos Salvação Experimental A. W. Pink
Artigos Pregação Experimental A. W. Pink
Artigos Um Coração Honesto A. W. Pink
Artigos O Paradoxo do Crente A. W. Pink

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55045 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54956 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54840 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54830 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54737 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última