Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Excursão Técnica à Santa Barbara de Goiás
Empresa Titanio Goiás
José Carlos Ribeiro

Resumo:
Foram observadas durante a excursão detalhes sobre a exploração e recuperação de areas pela empresa Titanio Goiás no municipio de Santan Barbara.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIENCIAS HUMANAS DE ANICUNS
NÚCLEO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Curso de Especialização em Mineração
Disciplina: Recuperação de áreas degradadas









EXCURSÃO TÉCNICA Á EMPRESA TITÂNIO GOIÁS NO MUNICIPIO DE SANTA BARBÁRA – GOIÁS.






Discentes:

José Carlos Ribeiro
Marlene Lopes de Almeida Borges
Orientadora:
Prof. Dra. Patrícia de Araújo Romão






















Anicuns/ GO - 2008

JOSÉ CARLOS RIBEIRO
MARLENE LOPES DE ALMEIDA BORGES













EXCURSÃO TÉCNICA Á EMPRESA TITÂNIO GOIÁS NO MUNICIPIO DE SANTA BARBÁRA – GOIÁS.
















Relatório Técnico apresentado ao Núcleo de pesquisa e pós-graduação da Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns, como requisito para aprovação na disciplina de Recuperação de áreas degradadas, sob a orientação da Profa. Dra. Patrícia de Araújo Romão.










Anicuns/ GO - 2008



INTRODUÇÃO

Trabalho realizado no dia 31 de maio de 2008, e tratou-se de uma abordagem prática na atividade de mineração realizada na empresa Titânio Goiás localizada no município de Santa Bárbara de Goiás, que se encontra as margens da rodovia GO-326   sentido Goiânia, Estado de Goiás, o município está localizado à 644 mts de Altitude e 16º 34’ 26’’ latitude Sul e 49º 41’ 38’’ Longitude Oeste,   na mesoregião do centro oeste goiano, a 48 Km de Goiânia, Capital do Estado, com uma área de 139.598 km² o município tem uma população de 5.658 e densidade demográfica de 41,1 hab/km² clima tropical pertence a microrregião de Anicuns o minério explorado pela empresa é a Magnetita titanifera que contem um teor de 23% de titânio utilizado para proteção do cadim nos autos fornos das industrias siderúrgicas, o solo da área de pesquisa é o Latossólo Arenoso vermelho amarelo, a vegetação encontrada nas duas primeiras áreas está degradada pela ação antrópica, mas se percebe que toda área de pesquisa está enquadrada em área de cerrado, a última área de pesquisa é onde há dois anos foi feita uma recuperação de área e apesar de estar em andamento se percebe que a área foi alterada e parte da vegetação foi substituída por vegetação alternativa no caso em estudo foi utilizado o eucalipto, a outra parte foi utilizada vegetação Nativa o que se confere ao perceber a área de mata nativa que se encontra nessa mesma região.
O trabalho de campo realizado, teve os seguintes pontos de pesquisa como mostra o mapa Figura 01 a seguir:


LOCAIS DE EXPLORAÇÃO DA MAGNETITA TITANIFERA
1.Santa Bárbara Rod. 326 km 01, à Direita no Sentido Claudinápolis a 644 mts de Altitude e localizada a 0637296 e 8166444 – Área onde a atividade mineira já foi encerrada, como mostra a figura 2, mas ainda não foi feito o processo de recuperação do solo, no entanto a empresa está iniciando a recomposição do solo, ainda sim uma parte mais afastada já está recuperada e foi reposto com Brachiaria , conhecido como brachiarão, a mesma vegetação que existia antes da exploração mineira da área.
2.Santa Bárbara Rod 326 km 01, a Esquerda no sentido Claudinápolis com altitude de 651 mts e localizada a 0638161 e 8166987 – esta área encontra em fase de exploração de minerais como mostra a figura 2, a rocha do mineral é encontrada fragmentada no solo como veios.
FIGURA 02 EXTRAÇÃO DE MINÉRIOS - EM RECUPERAÇÃO

FONTE: RIBEIRO, J. CARLOS – 2008.

3.Rod Santa Bárbara sentido Araçu, Aproximadamente 6 Km, esquerda Estrada vicinal a 2km aproximadamente fazenda Sr. Paulo e família, a 631 mts de altitude e localizada a 0636461 e 8170211 esta área foi explorada e a 02 anos iniciou o processo de recuperação e como pode ser observado na figura 3 pode se considerar que futuramente os objetivos serão alcançados, segundo a empresa e pela a observação in loco a vegetação nativa sofre mais para se desenvolver, enquanto a revegetação ou seja a vegetação adaptada como o eucalipto tem mais facilidade de crescimento e também é muito defendida pela empresa, pois na visão do técnico agrícola Sr. Leonardo que   nos acompanhou durante o trabalho de campo o eucalipto desenvolve mais rápido o que otimiza os custos com a preservação.
4.Local sede da fazenda a 616 mts de altitude e localizada a 0636728 e 8165951 nos foi oferecido um almoço pelo proprietário da área em recuperação e percebemos que existe uma satisfação da família quanto as atividades mineiras no subsolo da fazenda em entrevista um dos sócios da propriedade disse que foi bom os transtornos que causaram foram recompensados financeiramente.
5.Em Santa Bárbara Nas margens da Rod. 326 a 630 mts de altitude e localizada 0638486 e 8165951 na entrada da cidade no sentido Claudinápolis Santa Bárbara nossa última parada foi o Viveiro da empresa, figura 4, várias espécies nativas da região são cultivadas para utilização da empresa, e também para fornecimento de entidades da região, conhecemos também um capim que ajuda a segurar a erosão e segundo a empresa é o único viveiro que tem essa qualidade de capim é a Titânio Goiás que buscou o mesmo em outro estado, as observações quanto a utilidade do capim é que ele além de conter erosão suas raízes serve para a fabricação de perfumes.


FIGURAS 3 E 4 AREA EM RECUPERAÇÃO HÁ 2 ANOS E VIVEIRO DA EMPRESA

FONTE: RIBEIRO, J. Carlos – 2008.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
As observações que realizamos foram de grande utilidade para o nosso estudo, uma forma de aprender na pratica e melhorar nossa confiança do que aprendemos na sala de aula, e principalmente visualizar o espaço com sua característica própria, tanto suas formas de solo, geologia, geomorfologia e seus climas, temos consciência que tanto alunos e professores que estiveram nestas pesquisas sentiram que é possível fazer um curso que os acadêmicos se sintam seguros para enfrentar o mercado de trabalho.
Acreditamos que o aprendizado durante este trabalho veio confirmar que existe a possibilidade de trabalharmos na recuperação de áreas degradadas pela mineração e minimizar os danos que essa atividade causa ao meio ambiente sem que para isso seja preciso de rompimento com desenvolvimento da humanidade e da   sustentabilidade algo que o mundo está em busca e só será possível se profissionais tiverem responsabilidade e compromisso, também é importânte dizer que a preservação dos recursos naturais é também a preservação da vida humana na terra.


REFERENCIAS.
http:// www.ibge.gov.br/home/estatistica/população/contagem2007/popminic2007/layout IBGE.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_ B%C3%A1rbara_de_goi%C3%A1s




























Biografia:
José Carlos Ribeiro, Separado judicialmente, pai de 2 filhos uma adolescente de 13 anos e um adolescente de 11 anos, tenho 38 anos nascido no municipio de Itaberaí estado de Goias, sou formado em geografia, e tenho especialização em mineração, adoro escrever textos diversos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52927


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Os ventos choram o nosso amor José Carlos ribeiro
Poesias Excursão Técnica à Santa Barbara de Goiás José Carlos Ribeiro
Poesias É Lindo ver o Azul do Céu José Carlos Ribeiro
Discursos refletindo 1º de Maio José Carlos Ribeiro
Poesias É Preciso Amar José Carlos Ribeiro
Discursos Os Porquês da Vida... José Carlos Ribeiro
Artigos Diagnostico do Municipio de Anicuns José Carlos Ribeiro
Poesias Quinze Anos José Carlos Ribeiro
Ensaios ORAÇÃO DO NOSSO SENHOR DO BOMFIM José Carlos Ribeiro
Crônicas O Sonho de realização profissional José Carlos Ribeiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55036 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54931 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54720 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última