Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Viciado em Mimeógrafo
Rafael da Silva Claro



Short, camiseta, bonezinho, meia, tênis Conga, lancheira e uma sacola azul. Assim, eu era despachado para o pré-primário. Tem mais: garrafinha com suco de laranja e um pão com mortadela ou um pacotinho de Lanche Mirabel. Pronto, agora sim eu pareço uma criança dos anos 80.

Não diria que pão com mortadela seja saudável, mas, perto do que seria o primeiro vício (no meu caso, único) de qualquer pirralho oitentista, o inocente sanduíche escondia o incomum entusiasmo estudantil.

A ameaça tóxica e totalmente incorreta era o inesquecível mimeógrafo. O aparelho, pai da fotocopiadora e avô da impressora, multiplicava os desenhos para colorir. Até aí, beleza. Acontece que a geringonça era abastecida com álcool. O cheiro do líquido impregnava em toda a sala de aula, inclusive no pátio, inclusive na cozinha, inclusive no banheiro, inclusive no escritório, inclusive na rua...

A distribuição da folha era uma inocente permissividade, um experimento antropológico, a própria implementação da engenharia social ou os reflexos dos loucos anos 60. Talvez, esse fosse um ato deliberado de minha professora — quem, todos os alunos, desavisadamente chamavam de “tia”.

Aquele cheiro de álcool, que tomava conta do ambiente escolar, devia viciar também as professoras, a diretora, o pessoal da administração, as tias da cozinha, as moças da limpeza e quem passasse em frente ao prédio escolar. Resultado: primeiro vinha a euforia (como em Woodstock); depois, um sono incontrolável. O saudoso mimeógrafo disseminava um aspecto de envenenamento coletivo (como em alguma seita de algum guru doidão).

Sempre que a traquitana era posta para rodar, o clima na escolinha, magicamente, melhorava muito. Tudo ficava mais colorido (além dos desenhos) e todos, de repente, ficavam mais felizes. Acho até que a professorinha, sabendo dos efeitos alucinógenos dos vapores etílicos no cérebro, num acordo tácito, fazia uma concessão ao prazer proibido. Agora entendo a profusão de folhas para pintar, bem como a nossa “criatividade” psicodélica para colorir alguns objetos em cores absurdas. Também chamava a atenção e agora compreendo a volúpia com que a “tia” rodava mais, mais, mais e mais aquele encharcado mimeógrafo.

Ainda hoje, creio que muitas crianças que choram quando vão para o primeiro ano, não é pelo trauma da separação da mãe, mas de saudades do cheiro do mimeógrafo.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52865


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios 🔴 Entre meias e gravatas Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Machucado: o soco que nunca existiu Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Aos que eram felizes e não sabiam Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Meia-boca [Piada grátis, no final do texto] Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Arquivos X Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Está todo mundo preso Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Show do bilhão Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Prenda-nos se for capaz Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Telespectador na linha Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Só se vive uma vez Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 413.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68976 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56719 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55052 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54972 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54852 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54843 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54746 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54713 Visitas

Páginas: Próxima Última