Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As Verdades Inconvenientes
Rafael da Silva Claro



O filme brasileiro do History Channel “A Verdade da Mentira” é praticamente um pedido de socorro de jornalistas e checadores de noticias fazendo cara de perseguidores da verdade. Se for a qualquer preço, dá até para acreditar.

Tatuagens, cortes de cabelo, gestos, vestuário e um vocabulário muito específico formatam determinado arquétipo. Baseado na linguagem verbal e não verbal, é fácil identificar que cartilha segue cegamente e a qual grupinho o personagem em questão é obrigado a dizer amém. No filme, há um desfile desses tipinhos.

Para essa galera tudo é Fake news (notícias falsas). Palavras e expressões em inglês são usadas sem seu real significado, justamente para carimbar qualquer coisa indesejada. Por isso vemos o que não é notícia ser chamado de “fake news”. A velha fofoca ganhou o status de fake news. Mentira acaba sendo tudo o que não querem ouvir.

Quando a palavra “democracia” é usada, fique atento. E o termo é acionado ad nauseam no filme. Jornalistas são pessoas comuns: ganham pouco, mas precisam pagar boletos e fazer compras no supermercado. Se der tempo, eles dizem a verdade. Os fact checkers (checadores de notícias) selecionam o que pode ser considerado verdade e o que, necessariamente, deve ser rotulado de mentira, assim como as publicações que precisam, urgentemente, ser estigmatizadas como propagadoras de, como sempre, fake news.

Estrelando o filme, Lupa e Aos Fatos são as empresas supostamente vigilantes da verdade. Essas agências de checagem só diferem do Sleeping Giants (perseguem financeiramente, atacam o patrocínio) no método, o objetivo é o mesmo. Também alegam independência, mas não é o que parece, pois não apontam as mentiras da grande imprensa, parecendo até uma reação à concorrência, disfarçada de algo bom, que mantém a democracia.

Jornais e revistas vendem cada vez menos e a televisão tem cada vez menos audiência. A indústria fonográfica tentou parar o trem da história. Vendo que a luta era inglória, deixou o Spotify e o Deezer, por exemplo, reorganizarem o mercado. Com a indústria do cinema foi parecido, hoje o streaming (Netflix, Amazon etc) chegou quase despercebido e as locadoras se tornaram algo vintage. Televisão, revistas e, principalmente, o jornalismo precisam se reinventar.

O jornalismo está estranho, também, porque as faculdades querem formar “agentes de transformação social”. Se dependêssemos do jornalismo tradicional, não veríamos Ciro Gomes bêbado, falando palavrão e agindo como o “Coroné de Sobral” nem Lula confessando suas verdades inconvenientes. A Verdade é: não precisamos de ninguém para selecionar o que podemos ver ou não, muito menos para nos censurar.

Querer publicar e proibir a publicação de acordo com ideologias e participação no mercado,   revela um viés autoritário. Como toda sanha autoritária, essa vem recheada de eufemismos, expressões destituídas do real significado e suposta benevolência, por exemplo: fake news.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52999


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios 🔴 Arquivos X Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Está todo mundo preso Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Show do bilhão Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Prenda-nos se for capaz Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Telespectador na linha Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Só se vive uma vez Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O capitão e o sindicalista Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Uma noite em Las Vegas Rafael da Silva Claro
Resenhas 🔴 Euforia e exaustão Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Chuchu beleza Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 409.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55016 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54892 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última