Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
La garantia soy yo
Rafael da Silva Claro



Eu estava sossegado com o tal do voto eletrônico. Bastava digitar os números e a apuração terminava no mesmo dia. Fim do horário eleitoral gratuito, fim daquela massaroca de santinhos e esgoto, e, principalmente, fim dos candidatos fingindo ser “gente como a gente”, sorrindo forçadamente, dando tapinhas nas costas e simulando preocupação com as queixas da população. O teatrinho vai ao paroxismo quando políticos abraçam, erguem no colo e beijam criancinhas remelentas e cheias de vermes, bem como estacionam (com um séquito de puxa-sacos) num boteco sujinho e engolem a exótica baixa gastronomia.

Inicialmente, esse papo de voto impresso e urna auditável não me convenceu. Afinal, todos brincávamos de cidadania na festa da democracia: a gente fingia que escolhia os governantes, eles fingiam que cumpririam suas promessas.

Mas diante da insistência de Luís Roberto Barroso para que tudo permaneça como está, concluí que algo está muito errado no processo. Barrosão não seria alguém em quem eu confiaria. Juro que compraria um iPhone na Cracolândia, mas dele nunca.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) reagiu de forma desproporcional à proposta de mais transparência no processo eleitoral: o STF ignorou a decisão do Congresso; muitos políticos mudaram de ideia — por ser um projeto bolsonarista —; Barroso gastou dinheiro público para lançar propagandas desesperadas, querendo convencer de que as urnas são confiáveis. O ministro está estrebuchando demais, parece que jogaram água benta nele.

Luís Roberto Barroso exagerou no histrionismo de sua reação, o que tornou tudo muito esquisito. Diante da mera suspeita da confiabilidade das maquininhas, ele despertou das trevas, praticamente dizendo: saiam, não há nada para ser olhado aqui. E a insistência de que a traquitana é confiável é tão infantil quanto responder: porque sim ou porque não.

O presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sai do STF. Com essa procedência a coisa não pode ser boa. Em 2014, Aécio Neves estava em primeiro, quando o “sistema” (sempre ele) caiu; de   repente saiu, da “salinha secreta”, José Dias Toffoli, anunciando Dilma vencedora do pleito. Pois eu confio mais em bingo de quermesse e em rifa de escola que em alguém oriundo dessa composição do STF.

O ministro deu azar. A reivindicação ganhou as ruas, ficou popular e agregou a pauta da contagem pública. A luta era quase individual (deputada federal Bia Kicis), mas devido ao incômodo do Barroso e o comportamento estranho de alguns políticos, eu topo retroceder a tecnologia eleitoral e confiar mais no processo. Se é ruim para ele, é bom para o País.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52836


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas 🔵 Telespectador na linha Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Só se vive uma vez Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O capitão e o sindicalista Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Uma noite em Las Vegas Rafael da Silva Claro
Resenhas 🔴 Euforia e exaustão Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Chuchu beleza Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Mascote politicamente incorreto Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Apenas um instante no universo Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 “Um museu de grandes novidades” Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O mundo de Nárnia Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 405.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54919 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última