Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O que você vêm descobrindo de si?
arletesalante@gmail.com

Resumo:
Série de crônicas da Psicóloga Arlete Salante
Psi Na Prática

Esta talvez não seja uma pergunta que estamos educados a nos fazer. O hábito de olhar mais para os outros do que para si mesmo é um falso controle da situação. Reclamar e buscar culpados para aquelas situações que não estão bem é uma forma de não responsabilização da própria capacidade de enfrentar os problemas. Viver no momento presente requer um olho dentro de si e outro fora para responder ao que a vida nos pede.
Na medida em que não fomos educados a nos olhar, a não ter um tipo de racionalidade que coloca objetividade sobre a subjetividade, há uma desconexão com o mundo interno. Assim, crescemos respondendo aos estereótipos, olhando para fora e para os outros. Quanto maior a frustração, menor foi o contato real com o mundo da vida e menor a responsabilização como pessoa (lat. per se esse = ser por si e ser para si).
Na superficialidade somos neuróticos desconectados, passivos alarmados, encobrindo a força e o propósito da alma, distantes da própria realidade existencial.
Enquanto que responsabilizar-se é dar resposta aos propósitos da existência, permanecer mergulhados no medo é abandonar a vida. Apenas suportar os dias e esperar que as coisas melhorem fora, resulta em acréscimo de negatividade e, inviabiliza ações assertivas.
Talvez, coletivamente, tenhamos acordado para o fato que é importante viver, preservar a própria vida e a vida dos outros. Mas não nos basta apenas viver; é preciso vivermos bem. Para isso que serve a contínua descoberta de si. Descobrir significa: remover, tirar o que cobre.
Mas o que cobre um indivíduo? Geralmente são mecanismos inconscientes, formados no início da infância que distorcem a realidade da vida, ou, ainda, influências de pessoas próximas com poder de dominação com invasão psíquica.
A crise atual abre muitas questões insatisfatórias, não resolvidas ou precariamente arranjadas. No entanto, cada crise tem também o seu valor, porque o comodismo, o conformismo, a passividade enfraquecem o olhar claro sobre como resolver as pequenas e grandes insatisfações que se acumulam.
Diante da crise externa, a desconexão aparece e, como se inteligência não estivesse presente em cada um de nós, aparecem os sintomas de medo, angústia, ansiedade, autodestruição, violência e outros modos contrários à vida.
Se olhar honestamente para si, quais áreas da sua vida não te trazem mais satisfação? O que precisa descobrir em si? O que precisa fazer para viver melhor? Quais os caminhos para alcançar ou colocar em prática que descobriu?
Se compreendeu a mensagem, coloque em prática listando as suas descobertas e agindo de forma coerente e responsável. Vida é ação!

Psicóloga Arlete Salante
CRP 07/22612
www.arletesalantepsicologia.com.br
arletesalante@gmail.com


Biografia:
Vivo o poder transformador da Psicologia na vida das pessoas promovendo o desenvolvimento humano. Fui viver em Brasília (DF), em 2001, e lá fiquei por 14 anos, deixando de ser apenas gaúcha para me tornar brasileira. No contato diário com pessoas de todos os estados, além de muitos estrangeiros, alarguei minha cultura, ampliei e enriqueci minha visão de Brasil, de mundo, de sociedade, de Psicologia, de economia, da política, e do funcionamento dos meios de comunicação de massa. Fui consultora da FGV (RJ) atuando com profissionais de diversos órgãos do Governo Federal e, com o olhar da Psicologia, enxerguei o Brasil por dentro, além das aparências e cargos. Aprendi muito, me capacitei como profissional na experiência prática de longas jornadas de trabalho, sempre embasada por estudo contínuo, especializações e cursos. Abri meu Consultório de Psicologia que se tornou a Espaço Clínico, uma clínica de Psicologia com equipe de psicólogas especializadas em atendimento clínico. Assim, tive minha experiência de gestora, dividindo meu tempo entre psicoterapia, eventos da clínica, liderar a equipe e administrar o meu negócio que, por sucesso, foi vendido. Era hora de mudar e, em 2010, fui trabalhar na Câmara dos Deputados para o desenvolvimento humano por meio de projetos nacionais relevantes aos brasileiros, como o Marco Legal da Primeira Infância e a política sobre drogas. Trabalhei com líderes políticos e aprendi na prática a psicologia da liderança em ação. Em 2014, retornei ao RS, transferi parte das minhas atribuições, intensifiquei novamente minha atuação como Psicoterapeuta e Consultora. Tornei-me docente de graduação e de pós-graduação. Assino uma coluna semanal no jornal local, chamada de Psicologia na Prática, que mantive por dois anos. Hoje, sou coautora em três livros de publicação nacional. Ministro palestras e cursos, atuo em consultoria empresarial, grupos de mulheres e sou doutoranda em Psicologia. Pesquiso a subjetividade feminina a partir da Psicanálise de Gênero, recentemente desenvolvida na Argentina, o que permite novos e libertadores olhares para a condição psicológica das mulheres. Você encontra mais sobre meu trabalho e publicações no site: www.arletesalantepsicologia.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52939


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Fantasias femininas - Casamento: proteção? arletesalante@gmail.com
Artigos Dizem que a mulher é o sexo frágil arletesalante@gmail.com
Artigos Mulheres arletesalante@gmail.com
Artigos Qual o seu MEDO? arletesalante@gmail.com
Artigos Conspirando a favor do seu negócio arletesalante@gmail.com
Artigos Quem são as mulheres que apoiam outras mulheres? arletesalante@gmail.com
Artigos A VIDA É AQUI E AGORA! arletesalante@gmail.com
Crônicas Na sua empresa a Psicologia não passa do hall de entrada? arletesalante@gmail.com
Artigos SensAÇÃO, percepção e autoCONHECIMENTO arletesalante@gmail.com
Artigos O sabor do saber arletesalante@gmail.com

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68961 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55772 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55006 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54766 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54668 Visitas

Páginas: Próxima Última