Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Vozes
Rafael da Silva Claro


Não é qualquer um que tem voz de locutor de rádio FM dos anos 80. Os locutores de supermercado não têm a devida atenção, até sapecarem uma “promoção relâmpago” do sabão em pó que “lava mais branco”. Gênios (incompreendidos) no domínio da voz, subaproveitados, escondidos no corredor de produtos de limpeza, de um mercadinho de periferia. Como vivem, do que se alimentam, como se reproduzem? Enfim, como sobrevivem com um pagamento que não deve ser grande coisa? Acredito que não fiquem só entre iogurtes e sabonetes. Eles anunciam promoções relâmpago em lojas de roupa, ou onde houver uma oferta de última hora.

Falando de lojas de roupa, muito comuns no Brás e na 25 de Março, o velho locutor é, também, segurança. Aquela voz, martelando a cabeça, que fica tagarelando, vindo não sei de onde, na verdade encontra-se, em cima de uma escadinha, em frente ao estabelecimento comercial. O auge é a “promoção relâmpago” (sim, olha ela, novamente). Quando anuncia-se isso, uma funcionária abastece a banquinha, e sai correndo, a fim de preservar sua vida. As clientes (geralmente mulheres) amontoam-se ao redor da banquinha e devoram, como saúvas, o que ali é depositado. Afinal, independentemente do que seja, se é da “promoção relâmpago”, só pode estar barato. E o orgulho de conseguir a mercadoria não tem preço.

Como não lembrar do grunhido, digo, da voz do “Caminhão da Cândida”. O próprio dono da “empresa”, que tinha, eu calculo, uns 130 anos, anunciava e conduzia o veículo (muito velho). O caminhão (incrível como aquilo andava) era carregado com tanto produto químico, que uma faísca explodiria o quarteirão. Quanto à voz: era ininteligível, somente as donas-de-casa pareciam captar aquela frequência de som. Aquela coisa toda era simpática, apesar do “duplo twist carpado” nos impostos.

A pessoa que conduz o trem do Metrô, apesar de não ser um profissional da voz, também tem a atribuição de anunciar as estações, entre outras coisas. Geralmente, sua voz é inaudível ou indecifrável. No fim, você acabava tendo que ver ou perguntar em que estação estava. Certa vez, ouvi uma bela voz feminina anunciando a próxima estação. Tratava-se de uma mulher “empoderada” movimentando aquela máquina. Meu pensamento materializou aquela voz, imaginei até a cor do cabelo. Mas aquele balãozinho de imaginação (típico de gibi) estourou quando surgiu uma horrível voz masculina, dando bronca: “Não impeça o fechamento das portas, isso atrasa a viagem”. A locução feminina era uma gravação.

Eu poderia contemplar, com esta pequena homenagem, o tiozinho da Pamonha de Piracicaba. Mas eu desvendei a farsa: aquele brilhante texto e a vozinha caipira são a gravação do que roda o Brasil inteiro (eu bem notei a onipresença dessa fala) e eu já vi Pamonha de Piracicaba fabricada em Osasco, Diadema etc. A origem é um embuste, o único elemento legítimo é o carro “véio”.

No comércio popular, quando surge uma irritante microfonia, logo em seguida vem uma imperdível promoção.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 127


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios O Mito de Prometeu Rafael da Silva Claro
Ensaios Pantanal Rafael da Silva Claro
Ensaios Tiro no pé Rafael da Silva Claro
Ensaios Idioma/ Oscar Rafael da Silva Claro
Ensaios Sinecuras 2020 Rafael da Silva Claro
Crônicas Aquecimento Global Rafael da Silva Claro
Ensaios Fake News de qualidade Rafael da Silva Claro
Crônicas Náufragos em SP Rafael da Silva Claro
Ensaios Sleeping Giants Rafael da Silva Claro
Ensaios Precisamos falar de Hélio Schwartsman Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 55.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 68620 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55735 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 44444 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 44155 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43779 Visitas
IHV (IAHU) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 43504 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 42224 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 41391 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 41361 Visitas
Amores! - 39910 Visitas

Páginas: Próxima Última