Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Vozes
Rafael da Silva Claro


Não é qualquer um que tem voz de locutor de rádio FM dos anos 80. Os locutores de supermercado não têm a devida atenção, até sapecarem uma “promoção relâmpago” do sabão em pó que “lava mais branco”. Gênios (incompreendidos) no domínio da voz, subaproveitados, escondidos no corredor de produtos de limpeza, de um mercadinho de periferia. Como vivem, do que se alimentam, como se reproduzem? Enfim, como sobrevivem com um pagamento que não deve ser grande coisa? Acredito que não fiquem só entre iogurtes e sabonetes. Eles anunciam promoções relâmpago em lojas de roupa, ou onde houver uma oferta de última hora.

Falando de lojas de roupa, muito comuns no Brás e na 25 de Março, o velho locutor é, também, segurança. Aquela voz, martelando a cabeça, que fica tagarelando, vindo não sei de onde, na verdade encontra-se, em cima de uma escadinha, em frente ao estabelecimento comercial. O auge é a “promoção relâmpago” (sim, olha ela, novamente). Quando anuncia-se isso, uma funcionária abastece a banquinha, e sai correndo, a fim de preservar sua vida. As clientes (geralmente mulheres) amontoam-se ao redor da banquinha e devoram, como saúvas, o que ali é depositado. Afinal, independentemente do que seja, se é da “promoção relâmpago”, só pode estar barato. E o orgulho de conseguir a mercadoria não tem preço.

Como não lembrar do grunhido, digo, da voz do “Caminhão da Cândida”. O próprio dono da “empresa”, que tinha, eu calculo, uns 130 anos, anunciava e conduzia o veículo (muito velho). O caminhão (incrível como aquilo andava) era carregado com tanto produto químico, que uma faísca explodiria o quarteirão. Quanto à voz: era ininteligível, somente as donas-de-casa pareciam captar aquela frequência de som. Aquela coisa toda era simpática, apesar do “duplo twist carpado” nos impostos.

A pessoa que conduz o trem do Metrô, apesar de não ser um profissional da voz, também tem a atribuição de anunciar as estações, entre outras coisas. Geralmente, sua voz é inaudível ou indecifrável. No fim, você acabava tendo que ver ou perguntar em que estação estava. Certa vez, ouvi uma bela voz feminina anunciando a próxima estação. Tratava-se de uma mulher “empoderada” movimentando aquela máquina. Meu pensamento materializou aquela voz, imaginei até a cor do cabelo. Mas aquele balãozinho de imaginação (típico de gibi) estourou quando surgiu uma horrível voz masculina, dando bronca: “Não impeça o fechamento das portas, isso atrasa a viagem”. A locução feminina era uma gravação.

Eu poderia contemplar, com esta pequena homenagem, o tiozinho da Pamonha de Piracicaba. Mas eu desvendei a farsa: aquele brilhante texto e a vozinha caipira são a gravação do que roda o Brasil inteiro (eu bem notei a onipresença dessa fala) e eu já vi Pamonha de Piracicaba fabricada em Osasco, Diadema etc. A origem é um embuste, o único elemento legítimo é o carro “véio”.

No comércio popular, quando surge uma irritante microfonia, logo em seguida vem uma imperdível promoção.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52922


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios 🔴 Aos que eram felizes e não sabiam Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Meia-boca [Piada grátis, no final do texto] Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Arquivos X Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Está todo mundo preso Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Show do bilhão Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Prenda-nos se for capaz Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Telespectador na linha Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Só se vive uma vez Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O capitão e o sindicalista Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Uma noite em Las Vegas Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 411.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55037 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54934 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54720 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última