Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Especialista de Sofá
Rafael da Silva Claro


A crise planetária que esse novo coronavírus causou, trouxe mais background para mim. Ouvi tanto sobre vacinas, hidroxicloroquina, azitromicina e zinco que me considero apto a ir na Globonews ou CNN expor meus “amplos conhecimentos” farmacológicos.

Eu acredito que é muito positivo o debate público. Que assuntos muito específicos ocorram até em conversa de boteco. Quando infectologistas, toxicologistas, oncologistas e outros “istas” discordam, abre-se espaço para qualquer um lançar seus palpites.

Qualquer avião que cai, eu já pergunto: Ligaram o transponder? Eu nem sei se isso é acionado com botão ou alavanca, também não sei onde é que fica. A caixa-preta é a mesma coisa. Se cai um avião, sabido,   pergunto se já localizaram ela, que é a resposta para tudo. Banco o especialista de aviação civil, mas há pouco tempo descobri que a caixa-preta é, na verdade, cor de laranja!

As tragédias de Bento Rodrigues e Brumadinho tornaram-me expert em mineração. O tipo de barragem ideal é o de alteamento a jusante. Alteamento a montante (mais barato e inseguro) pode dar no que deu: avalanche de rejeitos de extração de minério de ferro. Eu digo isto apontando o dedo indicador na cara do presidente da mineradora Vale, com a autoridade de quem conhece Brumadinho pelo programa do Datena.

Enchente é igual, de tanto assistir Brasil Urgente, sei tudo. Aí entra, também, a experiência na prática. Dependendo da região onde a vítima estiver ilhada, eu sei se helicóptero, bote ou uma simples corda serve para socorrê-la. Também manjo qual é a ferramenta e o tipo de procedimento ideal para cada momento. Sou praticamente um bombeiro civil, graças ao, novamente, José Luiz Datena, o locutor de enchente.

Cansado de ouvir análises equivocadas arriscadas por analistas financeiros, resolvi chutar palpites econômicos. Os meus parcos conhecimentos de “economês” me permitem errar em pé de igualdade com os especialista portadores de certificado para equivocar-se reiteradas vezes. Às vezes até tento explicar porque o dólar e a Bolsa de Valores caíram ou subiram. Eu, inclusive, falo de spread bancário, taxa Selic ou circuit breaker. Se Maílson da Nóbrega e Miriam Leitão tentam adivinhar os rumos da economia, e até ganham para isso, qualquer um pode.

Nomes técnicos, táticas, peças, ferramentas etc. Verdadeiros conhecedores do assunto podem acumular, em anos de estudos, pesquisas e especializações. Eu arrisco meus, porcamente embasados, mas assertivos, comentários.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 33819


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas São Paulo 467 - “Non ducor, duco” * Rafael da Silva Claro
Ensaios O Novo Normal Rafael da Silva Claro
Ensaios Guia Politicamente Incorreto da Pandemia Rafael da Silva Claro
Ensaios Na pressão Rafael da Silva Claro
Ensaios Nadando de braçada Rafael da Silva Claro
Ensaios Dois Papas Rafael da Silva Claro
Ensaios O Clarividente Rafael da Silva Claro
Ensaios Polícia e ladrão Rafael da Silva Claro
Crônicas Retrospectiva 2020 Rafael da Silva Claro
Ensaios Espiral do silêncio Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 85.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2021
 
  Textos mais lidos
viramundo vai a frança - 52733 Visitas
Sem - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 44653 Visitas
IHVH (IAHUAH) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 43857 Visitas
NÃO ERA NADA - Alexsandre Soares de Lima 42134 Visitas
Pensamento 21 - Luca Schneersohn 41540 Visitas
Os Morcegos - Nato Matos 41311 Visitas
O Trenzinho - Carlos Vagner de Camargo 41304 Visitas
Guerra suja - Roberto Queiroz 41141 Visitas
MILA, A MENINA QUE MORAVA DENTRO DE UM COGUMELO - Saulo Piva Romero 40903 Visitas
A PRAIA DO PROGRESSO - Rosângela Barbosa de Souza 40873 Visitas

Páginas: Próxima Última