Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Especialista de Sofá
Rafael da Silva Claro


A crise planetária que esse novo coronavírus causou, trouxe mais background para mim. Ouvi tanto sobre vacinas, hidroxicloroquina, azitromicina e zinco que me considero apto a ir na Globonews ou CNN expor meus “amplos conhecimentos” farmacológicos.

Eu acredito que é muito positivo o debate público. Que assuntos muito específicos ocorram até em conversa de boteco. Quando infectologistas, toxicologistas, oncologistas e outros “istas” discordam, abre-se espaço para qualquer um lançar seus palpites.

Qualquer avião que cai, eu já pergunto: Ligaram o transponder? Eu nem sei se isso é acionado com botão ou alavanca, também não sei onde é que fica. A caixa-preta é a mesma coisa. Se cai um avião, sabido,   pergunto se já localizaram ela, que é a resposta para tudo. Banco o especialista de aviação civil, mas há pouco tempo descobri que a caixa-preta é, na verdade, cor de laranja!

As tragédias de Bento Rodrigues e Brumadinho tornaram-me expert em mineração. O tipo de barragem ideal é o de alteamento a jusante. Alteamento a montante (mais barato e inseguro) pode dar no que deu: avalanche de rejeitos de extração de minério de ferro. Eu digo isto apontando o dedo indicador na cara do presidente da mineradora Vale, com a autoridade de quem conhece Brumadinho pelo programa do Datena.

Enchente é igual, de tanto assistir Brasil Urgente, sei tudo. Aí entra, também, a experiência na prática. Dependendo da região onde a vítima estiver ilhada, eu sei se helicóptero, bote ou uma simples corda serve para socorrê-la. Também manjo qual é a ferramenta e o tipo de procedimento ideal para cada momento. Sou praticamente um bombeiro civil, graças ao, novamente, José Luiz Datena, o locutor de enchente.

Cansado de ouvir análises equivocadas arriscadas por analistas financeiros, resolvi chutar palpites econômicos. Os meus parcos conhecimentos de “economês” me permitem errar em pé de igualdade com os especialista portadores de certificado para equivocar-se reiteradas vezes. Às vezes até tento explicar porque o dólar e a Bolsa de Valores caíram ou subiram. Eu, inclusive, falo de spread bancário, taxa Selic ou circuit breaker. Se Maílson da Nóbrega e Miriam Leitão tentam adivinhar os rumos da economia, e até ganham para isso, qualquer um pode.

Nomes técnicos, táticas, peças, ferramentas etc. Verdadeiros conhecedores do assunto podem acumular, em anos de estudos, pesquisas e especializações. Eu arrisco meus, porcamente embasados, mas assertivos, comentários.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52879


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios 🔴 Aos que eram felizes e não sabiam Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Meia-boca [Piada grátis, no final do texto] Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Arquivos X Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Está todo mundo preso Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Show do bilhão Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Prenda-nos se for capaz Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Telespectador na linha Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Só se vive uma vez Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O capitão e o sindicalista Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Uma noite em Las Vegas Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 411.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54941 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54816 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54725 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última