Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DIMENSÕES DO FEMINICÍDIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Flora Fernweh

De acordo com a escritora feminista Simone de Beauvoir, não se nasce mulher, torna-se uma. De modo análogo, é perceptível na sociedade contemporânea o papel cada vez mais ativo de mulheres, cujas atividades ultrapassam o limite dos afazeres domésticos e se estendem ao mercado de trabalho. No entanto, ainda são frequentes as consequências relacionadas à desigualdade de gênero e o trabalho duplamente árduo que as mulheres enfrentam para se firmarem e alcançarem uma posição digna. Entre outros motivos, isso decorre de uma persistência de um modelo social e familiar patriarcal, responsável por intimidar as mulheres, rebaixá-las, o que pode levar a distúrbios físicos, psicológicos e inclusive a compreensão acerca da morte como um refúgio.
     Em 2018, mais de 65% dos casos de feminicídio tiveram a residência como local do crime, sendo que mais de 88% deles, tiveram como agressor o companheiro, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o que denota que a maioria dos crimes ocorre em ambiente familiar, de modo silencioso e permeado por intimidações, o que dificulta a medida judicial baseada na Lei Maria da Penha. As estatísticas realçam ainda a relação entre a realidade das mulheres brasileiras com seu respectivo grau de escolaridade, sendo que mais de 70% das vítimas haviam cursado no máximo, o ensino fundamental completo. Ou seja, o baixo nível de informação e orientação torna as condições propícias para a prática de crimes contra a mulher sendo, uma importante variável envolvida.
     Aprovada somente em 2006, após séculos de luta por seus direitos e pelo reconhecimento da integridade feminina perante a lei, a Lei Maria da Penha estipulou punições adequadas e surgiu como um método de coibir atos de violência doméstica contra a mulher. Contudo, a denúncia dos casos nem sempre ocorre, o próprio desconhecimento sobre órgãos e serviços protetores por parte das mulheres é comum. Percebe-se ainda os desafios encontrados não somente em áreas urbanas, mas também em regiões rurais e afastadas dos grandes centros, tanto em relação aos serviços de denúncia e proteção, quanto à infraestrutura, visto que em geral, as clínicas, hospitais e serviços de emergência nessas localidades são significativamente precários.
     Além de uma grande mazela, o feminicídio é um importante indicador de desenvolvimento social. A violência presente em larga escala na sociedade brasileira contemporânea não é um fenômeno recente. Direitos já foram conquistados, entretanto há tantos outros à espera de reivindicação e consolidação. Feminicídio se trata de crime, violência, subordinação e é acima de tudo, uma questão de saúde pública.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52861


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68966 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55778 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55013 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54880 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54783 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54705 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54687 Visitas

Páginas: Próxima Última