Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ENSINO RELIGIOSO ATRAVÉS DE VALORES
SALETI HARTMANN

Resumo:
Torna-se urgente ensinar novamente às crianças e aos jovens, o roteiro para viverem uma vida mais feliz e sem traumas. Esse roteiro passa pelos Valores Humanos, que podem e devem ser adotados pelos professores de Ensino Religioso e, numa forma interdisciplinar, precisam ser assumidos por todas as outras áreas da Educação, interiorizando na mente e nas ações dos alunos, a necessidade suprema da vivência diária dos Valores inerentes a uma sociedade sadia, equilibrada e feliz.



De acordo com os Dicionários, “Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade”. (...) “Os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.”

Em muitas escolas, professores de Ensino Religioso têm adotado os Valores Humanos como conteúdos de suas aulas, por sentirem a urgência de educar as crianças e os jovens no sentido de resgatar uma vida saudável em sociedade, pois somente através dos Valores e sua vivência, é possível compreender e aceitar as regras que orientam para uma convivência pacífica e harmoniosa, longe da violência e da corrupção, que tomaram conta das nossas mais caras Instituições.

Atualmente, se apresentamos aos jovens valores como honestidade, lealdade e amor, eles reagem com sarcasmo e cinismo, pois dizem que não acreditam nestes parâmetros de vida moral dentro da sociedade. Os jovens, infelizmente, ao serem questionados sobre Valores, dizem desconhecer o que são Valores Humanos, não se interessam por eles. Porém, sabem tudo sobre tecnologia, redes sociais e o seu dia-a-dia é coroado de notícias de corrupção e violência através das grandes mídias.

Quando tomamos conhecimento de como eles usam as redes sociais, percebemos que simplesmente, não usam critérios morais nas suas comunicações. As meninas jovens, expõem seus corpos, muitas vezes nus, para qualquer menino que conhecem recentemente, e eles, por sua vez, não se importam de dividir com seus amigos, o conteúdo recebido.

Enfim, estamos diante de um impasse diante do futuro da civilização.


Torna-se urgente ensinar novamente às crianças e aos jovens, o roteiro para viverem uma vida mais feliz e sem traumas. Esse roteiro passa pelos Valores Humanos, que podem e devem ser adotados pelos professores de Ensino Religioso e, numa forma interdisciplinar, precisam ser assumidos por todas as outras áreas da Educação, interiorizando na mente e nas ações dos alunos, a necessidade suprema da vivência diária dos Valores inerentes a uma sociedade sadia, equilibrada e feliz.


Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 52939


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A AMÉRICA E O SONHO DE LIBERDADE SALETI HARTMANN
Crônicas A CRIANÇA AINDA PULSA EM MIM... SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (2) SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (1) SALETI HARTMANN
Crônicas A LÁGRIMA DO ANJO SALETI HARTMANN
Crônicas NOS TEUS OLHOS, CRIANÇA.. SALETI HARTMANN
Artigos EDUCAR PARA A PAZ! SALETI HARTMANN
Crônicas UMA FLOR DORME NO TEU CORAÇÃO SALETI HARTMANN
Crônicas CALÚNIA SALETI HARTMANN
Poesias A Água e a Criança SALETI HARTMANN

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 84.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68966 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57888 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55778 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55013 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54880 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54783 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54705 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54685 Visitas

Páginas: Próxima Última