Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Nem tudo é pandemia
DIRCEU DETROZ

Com a pandemia do Covid-19 em curso e boa parte dos humanos confinados ao isolamento. Com a mídia mundial jogando seus holofotes diários nos acontecimentos causados por um vírus, podemos ter a falsa impressão de que o planeta Terra também entrou em modo quarentena.

Algumas reportagens pinçadas aqui e ali mostram que o planeta não saiu do seu trilhar de 4,5 bilhões de anos. Outras mostram como os humanos continuam degradando e destruindo o seu único habitat. Para o planeta, os seres humanos são uma das piores espécies de vírus.

Começando pelo que o nosso planeta certamente agradeceria. Não aos humanos, mas ao Covid-19. Hoje ele está respirando melhor. Com os habitantes presos em casa, a poluição nas maiores cidades retrocedeu de modo tão significativo que chamou a atenção de cientistas e especialistas em clima. As fotos do antes e depois de algumas cidades chinesas e de São Paulo dão a real dimensão desse retrocesso.

Das reportagens pinçadas aqui, uma fala sobre a autodestruição da Ilha de Páscoa, juntamente com suas gigantescas e lendárias estátuas. Os grandes Moais deixam duas reflexões aos humanos. A primeira é o que acontece quando as florestas são destruídas. A Ilha de Páscoa traz para um outro patamar as queimadas na Amazônia.

A segunda reflexão é que se continuarmos a destruir o nosso planeta, fatalmente chegará o dia em que não teremos para onde ir. Com um agravante. Eles estavam numa ilha. Nós estamos num planeta. Quando precisaram de ajuda os habitantes da Ilha de Páscoa sem sua floresta não tiveram a quem pedir. Os humanos terão? A extinção da humanidade poderá ocorrer pelo abuso de recursos naturais.

Das reportagens pinçadas ali, outra fala da Grande Barreira de Corais localizada na região Nordeste da Austrália. Grande parte do maior sistema de corais está morto. Jamais será o mesmo. O motivo é o branqueamento que a Grande Barreira vem sofrendo nos últimos cinco anos causado pelo aquecimento Global. Em 2016, o branqueamento matou 30% dos corais.

O aquecimento global torna os mares mais quentes. Isto aumenta as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera causando um estresse aos corais. Hoje, os oceanos estão aquecendo 40% mais rápido do que os cientistas estimavam há seis anos. O que também ajuda na elevação da temperatura dos oceanos é a radiação solar. A causa é a absorção de Dióxido de carbono lançado na atmosfera.

Para mostrar que o planeta não entrou em quarentena, durante a pandemia quinze vulcões entraram em erupção em 24 horas (11 e 12 de abril). É um aviso aos humanos. Além de outros tantos vírus que virão, vivemos num lugar perigoso para a vida.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 275


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A vez do ciclone DIRCEU DETROZ
Crônicas Bonecas de porcelana DIRCEU DETROZ
Crônicas O murmúrio da verdade DIRCEU DETROZ
Crônicas O filão da autoajuda DIRCEU DETROZ
Crônicas A falta de sorte deles DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORÁRIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ
Poesias BOIADAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa superioridade em xeque DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 992.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66205 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55147 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43697 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43315 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42930 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40848 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 39706 Visitas
Amores! - 38229 Visitas
Desabafo - 37473 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 36930 Visitas

Páginas: Próxima Última