Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Nossa bola murcha
DIRCEU DETROZ

Acredito que o Covid-19 fez uma multidão ter a ideia de escrever um diário sobre o isolamento. Em quarentena na cidade de Bolonha, o filósofo italiano Franco Berardi escreveu o dele. Nem todos terão os seus publicados. Com a internet poderiam. O de Berardi foi publicado pelo blog da editora britânica Verso.

Franco Berardi é mais conhecido pelo apelido de “Bifo”. Foi professor em Bolonha e sempre interessado nos movimentos anticapitalistas. Além de agitador cultural italiano, é filósofo e escritor. Aos quatorze anos inscreveu-se num dos partidos comunistas italianos sendo expulso três anos depois. “Depois do Futuro” e “Asfixia” são seus livros publicados no Brasil.

Para o seu diário Berardi deu o título de “Diário da psicodeflação”. Explica o título comparando nosso psicológico com uma bola soltando ar, caindo no chão, murcha. Tudo consequência da quarentena imposta pelo Covid-19. Obrigadas a ficarem em casa as pessoas desaceleraram para manter a saúde.

Nas últimas três décadas, os humanos obrigaram-se a competir e vencer uma guerra diária da precariedade. Em média, dormíamos 10 horas diárias no século passado, oito horas nos anos 1960, seis horas e meia em 2000. Fazíamos amor cinco vezes por semana nos anos 1990, quatro nos anos 2000 e 2,5 em 2010. A tecnologia em conjunto com a economia liberal tem nos levado à infelicidade.

Berardi foi outro a aventurar-se profetizar como será o pós-Covid-19. Começa dizendo que essa pandemia será nossa aliada no sonho de um futuro não previsto pelos algoritmos. Esses que atualmente já sabem dos nossos desejos de consumo. Que no futuro saberão mais de nós na felicidade ou na infelicidade do que nós mesmos.

Categoricamente Berardi é outro a afirmar que o capitalismo tal conhecemos vai desmoronar. Que não existe crescimento infinito. Está cada vez mais claro que os recursos do planeta bem como os recursos do nosso sistema nervoso são limitados. Criamos um sistema de igualdade para os humanos, ou seremos escravizados por um capitalismo tecnototalitário que será ainda mais desigual e violento.

Quando profetiza sobre política, Berardi critica Donald Trump e Jair Bolsonaro. Diz que o jogo baseado na direita-esquerda acabou. Esses líderes não são um retorno da velha direita. Trata-se de uma reação à humilhação e à impotência da maioria da população.

Na visão de Franco Berardi, o jogo geopolítico desse século será a batalha entre humanos e os transumanos desumanos. Esses últimos não são ciborgues nem inteligência artificial. São os que exploram tecnologias com a capacidade de criar um sistema tecnototalitário para controlar nossas vidas. Fato. Esses transumanos desumanos e seu tecnototalitarismo já estão entre nós.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 281


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Bonecas de porcelana DIRCEU DETROZ
Crônicas O murmúrio da verdade DIRCEU DETROZ
Crônicas O filão da autoajuda DIRCEU DETROZ
Crônicas A falta de sorte deles DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORÁRIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ
Poesias BOIADAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa superioridade em xeque DIRCEU DETROZ
Crônicas Ficção, o perigo do realismo DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 991.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66111 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55104 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43684 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43299 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42569 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40828 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 39612 Visitas
Amores! - 38104 Visitas
Desabafo - 37359 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 35896 Visitas

Páginas: Próxima Última