Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tatuados na sexta extinção
DIRCEU DETROZ

A espécie Homo sapiens surgida há 350 mil anos na região leste do continente africano e que adquiriu o comportamento moderno 50 mil anos atrás, sabe pouquíssimo do que aconteceu nos 4,5 bilhões de anos do planeta Terra.

Os motivos são muitos. Vão de religiões e crenças, até um ensino de péssima qualidade. Infelizmente parece que o conhecimento tem a aparência de um vírus mortal. A maioria tem o temor de ser contaminado. Então preferem as lendas “sagradas”.

Se o conhecimento fosse a principal religião do planeta, creio que não nos deixaríamos tatuar na sexta extinção em massa. Que vem se acelerando justamente pela ação dos humanos. Nunca antes na história deste planeta, o processo da extinção das espécies foi tão rápido.

Antes do Homo sapiens se achar dono de tudo. De se autoproclamar criação divina com uma alma ou espírito embutidos, a vida no planeta Terra teve início, prosperou e foi extinta pelo menos outras cinco vezes. Quando falamos em vida, devemos tomar muito cuidado para não fazer confusão. Sem essas extinções, certamente não estaríamos aqui.

A primeira extinção em massa ocorrida no nosso planeta aconteceu há 550 milhões de anos no Período Cambriano. As espécies afetadas foram os ancestrais dos insetos e os aracnídeos. O motivo foi a redução no nível dos mares e mudanças nas correntes marítimas. No Período Ordoviciano 110 milhões de anos depois, a segunda extinção em massa atingiu os invertebrados marinhos. A culpada. Uma glaciação.

Há 365 milhões de anos no Período Devoniano aconteceu a terceira extinção em massa no planeta. As vítimas foram os peixes. A causas foram aquecimento seguido de um glaciação e redução do oxigênio nos mares. O período Permiano veria a quarta extinção em massa há 145 milhões de anos. Extinguiu os répteis anteriores aos dinossauros vitimados por um derramamento de lava onde hoje é a Sibéria. A maior das extinções.

A mais famosa de todas as extinções em massa no planeta Terra ocorreu há 65 milhões de anos no Período Cretáceo. As consequências do impacto de um asteroide com mais de 10 quilômetros de diâmetro no Golfo do México dizimaram os dinossauros. Aquelas criaturas “fofas” que o cinema recriou depois do livro escrito em 1990 por Michael Crichton.

Atualmente está em curso de modo acelerado a sexta extinção em massa. O período atual é chamado de Holoceno. Plantas e animais são as espécies que estão sendo extintas. A ação dos humanos na destruição dos habitats é a principal causa. As mudanças climáticas vêm na sequência. Nos treze capítulos de “A Sexta Extinção”, a jornalista e escritora americana Elizabeth Kolbert narra de que maneira a sexta extinção em massa se desenrola silenciosamente. Exatamente quando alguém deveria gritar.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52919


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55036 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54928 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54718 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última