Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
INTERNET: SOLUÇÃO OU PESADELO?
Flora Fernweh

Conforme o filósofo Michel Foucault, as luzes que criam a liberdade são as mesmas que trazem as sombras da obediência. De modo semelhante, pode-se relacionar as duas faces opostas que o meio digital proporciona, cuja distinção acentuou-se no decorrer das últimas décadas, com o advento da Terceira Revolução Tecnológica e refletiu nas diversas vertentes sociais, entre elas, destaca-se a educação da geração mais recente, que passou a ser sinônimo de desafio, tendo em vista os perigos que se manifestam pelo comportamento indevido no mundo virtual.
     Estudos realizados pelo Comitê Gestor da Internet evidenciam que o número de crianças e adolescentes que acessam a internet através de dispositivos móveis sem supervisão, avolumou-se entre 2002 e 2018. Dados da investigação apontam também que um percentual de 79% dos jovens possui um perfil em ao menos uma rede social. A facilidade de acesso tornou nítida a importância do papel de instrução e orientação efetivados pelos pais. Observa-se que um dos maiores obstáculos que permeia a educação parental é alcançar um equilíbrio entre o controle da família e a assimilação de uma postura não-invasiva pelas crianças e jovens, caso contrário, um efeito indesejado que pode ser suscitado é a superproteção.
     A infância e a adolescência são marcadas por processos de solidificação de identidade, entretanto, as influências do excesso de informação e contato direto com os meios eletrônicos, como a publicação de informações privadas, a exposição aos assédios virtuais por meio do "grooming" e o exercício do "sexting" cada vez mais comum na contemporaneidade, apresentam-se como nocivas à formação do indivíduo e à sua respectiva saúde psicológica.
     Diante dos riscos oferecidos àqueles que já nasceram cercados pelas possibilidades da Era Digital, é fundamental que as mídias, com o apoio do Governo Federal, disponibilizem aplicativos de controle e reavaliem os que estão em vigor, como o software Total Protection, visando assim um maior suporte aos pais e educadores, além da conscientização em prol da cybersegurança, que deve ser promovida por meio de diálogos e mobilizações nas esferas familiar e escolar, com a parceria do ECA (Estatuto da criança e do adolescente), objetivando deste modo, a preservação da individualidade e o bem-estar social de todos.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 389


Outros títulos do mesmo autor

Poesias CHAMAS DE UM EXISTIR PASSAGEIRO Flora Fernweh
Artigos A VIOLÊNCIA COMO INSTRUMENTO SIMBÓLICO Flora Fernweh
Artigos DIMENSÕES DO FEMINICÍDIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Flora Fernweh
Poesias ENCONTRAR-SE Flora Fernweh
Poesias ESPERANÇANALÍTICA Flora Fernweh
Poesias OUTRO LADO, MESMA VIDA? Flora Fernweh
Poesias TRISTE ESCRITA Flora Fernweh
Artigos O QUE SIGNIFICA SER EMPÁTICO HOJE? Flora Fernweh
Poesias VIDA Flora Fernweh
Poesias QUARENTENA Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 108.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 65665 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 54811 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43488 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43115 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42215 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40578 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 38943 Visitas
Amores! - 37226 Visitas
Desabafo - 36600 Visitas
Faça alguém feliz - 34930 Visitas

Páginas: Próxima Última