Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ÍNDIO QUE VIROU PÁSSARO
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM JOVEM E GUERREIRO VALENTE CHAMADO GURINHÉM ENCONTROU UMA BELA ÍNDIA CAMINHANDO ENTRE AS ÁRVORES DA MATA PERTO DA SUA ALDEIA.
A ÍNDIA ERA IÚNA. ELA ERA UMA DAS ÍNDIAS MAIS BELAS DA TRIBO INIMIGA. ELA TINHA CABELOS NEGROS E A PELE COR DE JAMBO.
QUANDO O JOVEM GURINHÉM A VIU PELA PRIMEIRA VEZ, SENTIU SEU CORAÇÃO DISPARAR COMO UMA FECHA EM CHAMAS NA DIREÇÃO DA BELÍSSIMA IÚNA.
GURINHÉM SE ENCANTOU COM A BELEZA DE IÚNA E PASSOU A VÊ-LA TODOS OS DIAS.
ISSO FEZ COM QUE A ÍNDIA DOS CABELOS NEGROS TAMBÉM SE ENCANTASSE PELO VALENTE GUERREIRO DA ALDEIA RIVAL.
ELES COMEÇARAM A SE CONHECER MELHOR E COM O TEMPO SE TORNARAM NAMORADOS.
O CASAL PASSEAVA TODAS AS TARDES NA BEIRA DO RIO E FAZIA JURAS DE AMOR ETERNO.
MAS, ELES TERIAM QUE ENFRENTAR MUITOS OBSTÁCULOS E ESPINHOS EM SUA CAMINHADA RUMO A FELICIDADE, POIS, IÚNA JÁ ESTAVA PROMETIDA AO CACIQUE DA TRIBO DELA.
O JOVEM GUERREIRO FICOU MUITO ABORRECIDO QUANDO A ÍNDIA CONTOU QUE ELA IRIA SE CASAR COM O CACIQUE, POIS, SEU PAI HAVIA SELADO A ACORDO DE CASAMENTO DELA COM O CACIQUE DA SUA TRIBO QUANDO ELA ERA UMA CURUMIM AINDA.
ENTÃO, IÚNA DECIDIU SE AFASTAR DO AMADO PARA QUE ELE A ESQUECESSE PARA SEMPRE.
O JOVEM GURINHÉM FICOU COM O CORAÇÃO DESPEDAÇADO, POIS, JAMAIS PODERIA DECLARAR O AMOR QUE SENTIU PELA BELA IÚNA.
SE ELE DECLARASSE QUE A AMAVA, CERTAMENTE A SUA TRIBO E A DELA ENTRARIAM EM GUERRA, POIS, AS DUAS TRIBOS ERAM INIMIGAS E NÃO SE FALAVAM HÁ MUITO ANOS.
ENTÃO, O ÍNDIO GUERREIRO E VALENTE FOI FICANDO ENTRISTECIDO E COM SAUDADE DA AMADA.
ELE PASSAVA OS DIAS ENFIADO DENTRO DA SUA OCA E SÓ SAÍA DE LÁ PARA CAÇAR E PESCAR.
ELE NÃO CONSEGUIA MAIS VIVER SEM A PRESENÇA DA BELA ÍNDIA DE CABELOS NEGROS E PELE COR DE JAMBO.
E ISSO FEZ COM QUE ELE RECORRESSE A TUPÃ QUE PARA OS ÍNDIOS SIGNIFICAVA DEUS, O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.
ELE PEDIU PARA QUE TUPÃ O TRANSFORMASSE EM UM PÁSSARO PARA QUE ELE PUDESSE FICAR AO LADO DA SUA BELA IÚNA PARA SEMPRE E PARA QUE AS DUAS TRIBOS PARASSEM DE GUERREAR POR CAUSA DO AMOR QUE ELE SENTIA PELA JOVEM E BELA ÍNDIA.
ENTÃO, TUPÃ COMOVIDO COM AS LÁGRIMAS QUE TEIMAVAM EM ROLAR DO ROSTO DE GURINHÉM O TRANSFORMOU EM UM LINDO PÁSSARO COM PENAS AVERMELHADAS.
ASSIM O JOVEM ÍNDIO GUERREIRO E VALENTE PASSOU A SE CHAMAR UIRAPURU, O PÁSSARO QUE TINHA O CANTO MAIS BONITO DA MATA EM QUE FICAVAM AS DUAS TRIBOS.
SENDO UM PÁSSARO, O ÍNDIO SE SENTIA MAIS CONFORTÁVEL PARA SE APROXIMAR DE SUA AMADA.
ENTÃO, TODOS OS DIAS, GURINHÉM POUSAVA NA MÃO DE SUA AMADA IÚNA E COMEÇAVA A CANTAR O SEU LINDO CANTO PARA ELA.
CERTO DIA, O CACIQUE ESCUTOU O BELO CANTO DO PÁSSARO DE PENAS VERMELHAS E FICOU MARAVILHADO COM A ALEGRE MELODIA QUE SEU CANTO TRANSMITIA.
QUANDO O CACIQUE SE APROXIMOU DO UIRAPURU, ELE VOOU PARA DENTRO DA MATA E O CACIQUE O SEGUIU PARA CAPTURÁ-LO, POIS, QUERIA PRENDÊ-LO NUMA GAIOLA PARA QUE ELE NÃO MAIS FUGISSE DE SUAS VISTAS, POIS, ELE QUERIA ACORDAR COM O BELO E ALEGRE CANTO DO UIRAPURU.
NA VERDADE O CACIQUE QUERIA MESMO ERA SE LIVRAR DE UMA VEZ POR TODAS DO UIRAPURU, POIS, ENTRANHAVA O FATO DO PÁSSARO VERMELHO CANTAR TODAS AS MANHÃS NA MÃO DA SUA ESPOSA.
 GURINHÉM ASSUSTADO VOOU PARA LONGE, ALÉM DOS LIMITES DA MATA E O CACIQUE MUITO BRAVO E ENCIUMADO FOI ATRÁS PARA CAPTURÁ-LO.
SÓ QUE ELE SE PERDEU NA MATA ADENTRO E NUNCA MAIS CONSEGUIU SAIR DELA.
JÁ O JOVEM ÍNDIO QUE AGORA, ESTAVA TRANSFORMADO EM UM UIRAPURU NÃO SÓ VOLTOU COMO CONTINUOU A CANTAR O SEU LINDO E MELODIOSO CANTO PARA A SUA AMADA IÚNA NA ESPERANÇA DE QUE ELA DESCOBRISSE QUE POR ATRÁS DAQUELE CANTO BELÍSSIMO E CHEIO DE SAUDADE QUE ELE CANTAVA INSISTENTEMENTE PARA ELA, HAVIA UMA LINDA E DELICADA DECLARAÇÃO DE AMOR VERDADEIRO QUE ELE SENTIA POR ELA DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE A VIU CAMINHANDO POR ENTRE AQUELAS ÁRVORES NA MATA.
 


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52836


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68855 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57796 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56595 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55660 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54856 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54691 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54631 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54597 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54549 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54453 Visitas

Páginas: Próxima Última