Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
BULLYING NÃO É BRINCADEIRA
Flora Fernweh

Conforme o filósofo iluminista Voltaire, o preconceito é uma opinião sem conhecimento. De modo análogo, prejulgamentos advindos de vertentes étnicas, regionais, sexuais e raciais persistem no meio social e configuram a linha tênue que distingue o bullying, caracterizado pela intimidação sistemática, do humor saudável, cujo limite consiste em uma premissa para atitudes controversas, contudo, é designado pela consciência em relação à forma como atinge o outro indivíduo.
     Segundo dados do UNICEF, o Brasil é o quarto país com o maior índice de práticas relacionadas ao bullying, o que ressalta o impacto das agressões de naturezas diversas, como perseguições, humilhação, comentários pejorativos, danos físicos, materiais e morais. Além disso, a popularização dos meios digitais e preponderantemente das redes sociais, viabilizou o sarcasmo negro, que inúmeras vezes é explorado como recurso verbal, suscitando o cyberbullying. No âmbito jurídico, a legislação atua de modo eficaz, entretanto, a maioria dos casos é silenciosa.
     Tanto a vítima quanto o perpetuador das agressões são diretamente afetados pelos malefícios das práticas. Estimativas apontam que cada criança atingida pelo bullying na infância, eleva em quatro vezes as chances de desenvolver distúrbios de ordem psíquica na adolescência, fato que engloba o bullying de modo não-hierarquizado e recorrente em todas as camadas sociais. Envolve inclusive as taxas de desenvolvimento humano de um país, pois o bullying gera desinteresse pelos estudos, influencia a construção de carreira, prejudica as decisões futuras e traumatiza vidas, criando sequelas irreparáveis.
     Diante da problemática que o constrangimento representa, dos obstáculos existentes e dos múltiplos setores ligados à complexidade do bullying, é primordial rever pontos da plataforma de apoio "Proteja Brasil" já em trâmite pelo Governo Federal, promover a conscientização dos jovens tendo em vista o papel das escolas, difundir projetos de reinserção daqueles que foram afetados pela exclusão e enfatizar a importância da estrutura familiar na construção coletiva de políticas mais adequadas. Desta forma, através da união e do envolvimento de diversas esferas, torna-se possível o surgimento de melhorias em prol de um meio mais acolhedor, transparente e humano.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52852


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55698 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54736 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54728 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54551 Visitas

Páginas: Próxima Última